Pular para o conteúdo
Teste de gravidez

Teste de gravidez de farmácia: é confiável?

Teste de gravidez de farmácia: é confiável?

Está com a menstruação atrasada e cheia de dúvidas se está grávida ou não um teste de gravidez de farmácia? Continue a leitura e entenda tudo sobre os testes de gravidez!

 

Quando devo fazer um teste de gravidez

Se você está lendo esse artigo, provavelmente está experenciando alguns dos sintomas da gravidez, aqui listamos todos eles para que você possa entender se os está experenciando ou não:

  • Dor ou inchaço nas mamas;
  • Cólicas abdominais;
  • Fadiga ou cansaço;
  • Aumento do apetite;
  • Aumento das idas ao banheiro para urinar;
  • Alterações na secreção vaginal;
  • Enjoos, vômitos e náuseas;

Agora que você conseguiu identificar a presença ou não dos sintomas, é preciso entender que os testes podem ser feitos com ou sem atrasos menstruais.

Assim, existem testes que podem ser utilizados já no primeiro dia de atraso da menstruação, e outros que não necessitam de um atraso para serem realizados.

Se você tem suspeitas sobre uma gravidez, mas não lembra quando deveria vir a sua menstruação, conte 21 dias a partir do dia em que teve relações sexuais sem proteção e realize o teste. Dessa maneira você poderá obter resultados mais fidedignos do seu exame.

 

Como funcionam os testes de gravidez?

Todos os testes de gravidez funcionam a partir da detecção de um hormônio produzido exclusivamente no período gestacional, o hormônio HCG (gonadotrofínica coriônica humana). Em resumo essa proteína é produzida a partir da fecundação, e a cada 24 ou 48hrs a produção desse hormônio pode duplicar ou triplicar, sendo possível estimar o tempo de gestação, por exemplo.

LEIA TAMBÉM:  Candidíase de repetição
LEIA TAMBÉM:  Você Precisa de Gordura Corporal Para Engravidar

Sendo assim, tanto os testes farmacêuticos quanto os testes laboratoriais procuram por esta proteína no sangue ou na urina da paciente com suspeitas de uma gravidez. Então você pode se perguntar: quando devo fazer um teste farmacêutico ou um teste de sangue?

No geral, os testes farmacêuticos apresentam uma sensibilidade à detecção do hormônio de 99%, sendo que isso varia de acordo com a época que você faz o exame. Alguns testes são mais indicados para quando há presença de atraso menstrual, outros são indicados mesmo sem a presença de um atraso.

Quais testes de gravidez estão disponíveis hoje no mercado

Com o avanço da tecnologia, diversos modelos de testes de gravidez estão sendo criados e testados, separamos os mais importantes para que você os conheça.

Testes sanguíneos

Os testes de sangue são realizados em laboratórios a partir da requisição médica, mas não são tão utilizados quanto os testes de urina. Isso porque, diferente dos testes de farmácia, o teste sanguíneo demora mais para dar um resultado da amostra. No entanto, uma vantagem é que estes testes podem detectar a gravidez antes mesmo do que um teste de farmácia.

Dentre os testes sanguíneos existem o qualitativo e o quantitativo.

  • Qualitativo: tem por finalidade checar pela presença ou ausência de HCG no sangue da paciente. O resultado então é “grávida” ou “não grávida”
  • Quantitativo: como dito anteriormente, a quantidade de HCG aumenta com o tempo da gestação, por isso, este teste tem a capacidade de afirmar qual o tempo da gestação, e não somente se há gravidez ou não.

Testes de urina

São realizados geralmente em casa, a partir de testes facilmente obtidos em farmácias. Diferente dos testes sanguíneos, os testes de urina podem ser feitos de maneira mais privativa, rápida e de fácil manuseio. E do contrário que muitos acreditam, os testes de urina tem bastante sensibilidade e acurácia.

LEIA TAMBÉM:  Candidíase, tudo o que você precisa saber sobre a doença
LEIA TAMBÉM:  Opções de tratamento para pacientes com síndrome dos ovários policísticos

Além disso, como comentamos, os testes de urina e de sangue funcionam com base no mesmo princípio de detecção da proteína produzida pela placenta.

Os testes de urina têm 99% de acurácia, e essa acurácia vai depender dos seguintes critérios:

  • O quão corretamente você seguiu as instruções do fabricante;
  • Do tempo de fixação do embrião;
  • Do seu tempo de atraso menstrual;
  • Da sensibilidade do próprio teste.

Em resumo, o protocolo mais comum é o de ser realizado o teste de farmácia mediante suspeita, uma vez que é mais cômodo e mais barato de ser realizado. Se o teste der negativo, mas os sintomas de gravidez persistirem, é recomendado repetir o teste após 4 dias do primeiro negativo.

Caso o seu teste dê positivo, é recomendado procurar por um profissional da medicina para que ele possa realizar outros exames que corroborem com o resultado do teste.

 

YouTube video

 

Um teste positivo pode estar errado?

Apesar de ser uma situação rara, é possível sim ter um falso positivo. Isso pode ocorrer se você teve um aborto espontâneo logo após a fecundação do óvulo, ou realizou o teste ao tomar algum medicamento fertilizante contendo HCG.

Fora os falsos positivos, existem diversos outros motivos que podem alterar o seu teste de gravidez.

Dicas para comprar o seu teste de farmácia

Tendo em mente que os testes são 99% sensíveis, porém que ainda pode ocorrer algumas falhas, separamos aqui algumas dicas importantes para se ter em mente ao comprar o seu teste de farmácia da forma mais segura possível.

Cheque se o teste tem autorização da Anvisa

A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, tem por finalidade estabelecer normas, e acompanhar e executar diretrizes e ações de vigilância sanitária. Por isso, sempre procure saber se o teste de seu interesse é regulamentado pela ANVISA, em busca de entender a qualidade do produto.

LEIA TAMBÉM:  Você Precisa de Gordura Corporal Para Engravidar
LEIA TAMBÉM:  Aborto espontâneo: veja alguns sinais que podem indicar um aborto?

Se atente a integridade da embalagem

Pelos testes de farmácia ficarem expostos, é importante analisar a embalagem. Procurar por rasgos, amassados e outras violações que possam significar o comprometimento do teste.

Leia atentamente às instruções do fabricante

Todos os testes têm o mesmo princípio de afirmar a gravidez a partir da detecção do HCG, porém existem instruções específicas sobre como o teste deve ser realizado para garantir a fidedignidade do resultado.

Identifique o melhor teste para o seu momento

Como mencionamos antes, existem testes que requerem um atraso menstrual para serem realizados, outros podem fazer a detecção do HCG mesmo sem atrasos na menstruação.

Por isso, é importante ler a caixa do teste, e entender qual deles seria mais útil para você. Ou se preferir, leia qual o melhor teste de gravidez.

 

Dra. Juliana Amato

 

nv-author-image

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>
error: Alert: Content selection is disabled!!
× Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 20:30 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday