Pular para o conteúdo

Fertilização

Quando um espermatozoide consegue entrar no óvulo, uma verdadeira festa começa! São 16 horas de uma sequência incrível de eventos, culminando com a formação do pró-núcleo masculino e do pró-núcleo feminino, que se juntam no centro do óvulo durante a fertilização in vitro (ou FIV para os íntimos). Esse momento emocionante pode até ser visto no microscópio! E assim, o óvulo se transforma em um embrião fertilizado, geralmente um dia depois da ovulação.

No dia seguinte, o material genético do embrião dobra e se divide em duas células idênticas, ainda dentro da membrana. Nos dois dias seguintes, a duplicação e a divisão continuam até o embrião ter cerca de oito células. Nesse estágio, as células ficam cada vez mais unidas e começam a se comunicar entre si.

Lá pelo 4º ao 6º dia depois da fertilização in vitro, começa o estágio de blastocisto do embrião, que agora tem entre 50 e 100 células. Fluidos começam a preencher o interior do embrião, formando uma pequena cavidade, enquanto as células externas formam uma parede e as células internas, uma bola que se tornará o futuro bebê. É um momento emocionante e incrível na vida de quem está passando por uma FIV!

Fonte: Amato, JLS. Em Busca Da Fertilidade. 2014

O que você achou?

0 / 5 Resultado 0 Votos 0

Your page rank:

nv-author-image

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>
error: Alert: Content selection is disabled!!