Pular para o conteúdo

Coito Programado

Após os exames para diagnóstico da infertilidade, em alguns casos o coito (sexo) programado é o primeiro procedimento indicado para tratar a infertilidade. O coito programado é um tratamento de baixa complexidade em reprodução assistida. Geralmente é recomendado para casais onde a mulher possui trompas normais e o parceiro apresenta o sêmen também normal. Consiste em realizar uma indução de ovulação com acompanhamento ultrassonográfico.

Sumário

A Dr. Juliana Amato é ginecologista e obstetra especializada em reprodução assistida. Ela está falando sobre tratamentos de reprodução assistida, especificamente a indução da ovulação com coito programado. A indução da ovulação envolve o uso de hormônios para aumentar a chance de gravidez em um determinado ciclo menstrual, e é acompanhada por controle ultrassonográfico. Os tratamentos de coito programado são indicados para mulheres com menos de 35 anos que não têm problemas de fertilidade diagnosticados. Se você tiver dúvidas sobre este assunto, pode entrar em contato com o Dr. Amato ou acessar o site ou as redes sociais dela para mais informações.

Olá, meu nome é Juliana Amato, sou ginecologista e obstetra, especializada em reprodução  assistida.  E hoje nós vamos falar um pouco sobre tratamento de reprodução assistida.  Primeiramente eu queria falar sobre a indução da ovulação com coito programado.  A indução da ovulação ela consiste na indução da ovulação por meio hormonal,  que vai fazer com que essas mulheres produzam mais de um óvulo nesse ciclo e assim tem  uma chance aumentada de ter essa gravidez nesse mês.  Essa indução é feita com hormônios, é feito um controle ultrassonográfico a dois  ou três dias e no momento da ovulação é orientado o dia e a hora em que essa paciente  vai ter relação em casa.  Os tratamentos de coito programado eles são indicados para pacientes abaixo de 35 anos  e que não tenham nenhum problema de fertilidade diagnosticado, ou sejam, as trompas não têm  nenhuma alteração de trompa, de ovulação, nenhuma hormonal, está tudo bem com casal,  tanto com um homem quanto para mulher.  Qualquer dúvida sobre esse assunto é só acessar nosso site, as nossas redes sociais.  Eu sempre estarei aqui para orientar e tirar suas dúvidas.  Obrigada. 

Durante o período ovulatório o casal é orientado a ter relações sexuais com maior freqüência. O tratamento consiste em acompanhar de perto o ciclo menstrual da mulher, monitorando a ovulação por meio de exames de ultrassom seriados e dosagens dos níveis de hormônios no sangue e na urina. Em alguns casos, estimulam-se os ovários com medicamentos com o objetivo de aumentar a precisão do dia fértil.

O Dr. Juliana Amato está falando sobre como determinar o período fértil. Ela explica que, se o ciclo menstrual é regular, o período fértil geralmente ocorre entre o 10º e o 14º dia do ciclo. No entanto, se o ciclo for mais curto ou mais longo, o período fértil pode ser antecipado ou adiado, respectivamente. Ela também menciona alguns sinais que podem indicar o início do período fértil, como dor pélvica, aumento do muco vaginal e aumento da temperatura corporal. No entanto, ela observa que esses sinais nem sempre são confiáveis e que os testes de LH, que podem ser comprados em farmácias, são uma maneira mais precisa de determinar o período fértil. Ela também alerta que é importante manter relações sexuais regulares durante todo o ciclo, pois a fertilidade diminui com a idade e a gravidez pode ser planejada a qualquer momento.

Olá meu nome Juliana Amato.  Hoje nós vamos conversar um  pouquinho sobre a determinação do  período fértil.  Muitas pacientes escrevem  perguntando como que determina o  seu período fértil.  Não é uma coisa muito simples de se  fazer.  Se você tem um ciclo  menstrual com dias pré  determinados, por exemplo, regulares  de 28 dias.  Assim é fácil, mas você sabe  porque o seu período fértil vai  estar no meio do seu ciclo entre  o 10 e o 14  dia do ciclo.  Então o ideal no seu  período fértil você tem relação  entre o 10-14 um  dia sim um dia.  Se você tem um ciclo  mais curto de 20-25  dias aí começa a mudar  um pouquinho porque o seu período  fértil não vai ser mais  naquele período do  10-14.  Então o que é necessário fazer  puxar essa contagem de dias um pouco  mais para trás.  Então pra quem tem um ciclo mais  curto vai sem ferir  o 8 e o 10 dia.  Então vai manter relações sexuais  nesse período.  E para quem tem ciclos de 30  a 35 dias  a gente tem que puxar esses  dias mais para frente.  Ou seja se seria normalmente  no 10-14  em relação ao  15-18 um Dia sim e um dia nao  . Algumas mulheres  mas não a regra, apresentam  alguns sinais em seu ponto que  prediz em ovulação  quais sinais são esses?  Por exemplo uma dor no  meio do ciclo para dor pélvica  mais baixa parecendo  uma pontada que as  vezes dura  um dia um dia e meio.  A gente chama de dor é a  dor da ovulação.  Muitas mulheres sentem,  mas muitas não sentem.  Para aquelas que sentem  essa dor é um indício de ovulação.  No período ovulatório existe  um aumento do muco vaginal.  Então a gente tem a percepção  de que a vagina fica  mais úmida  e com uma secreção mais grudenta  mais ___ parece  uma gelatina.  Isso é indício também do  período fértil.  Quando tiver essa sensação  também manter relação.  Que muito é dito na internet é  que o aumento da temperatura  também prediz a ovulação.  Porém esse aumento da temperatura  ele é difícil de ser mensurado.  Para fazer essa medida  a mulher tem que antes de levantar  da cama de colocar o pé no chão  colocar o termômetro e é  uma alteração muito pequena de  meio centígrado.  Então se ela tiver alguma infecção  se ela tiver gripada na época  se tiver dormido com muito cobertor  vai ser muito difícil a gente  mensurar essa diferença de  0,5 centigrado então indico  uma outra maneira de  saber se está no período fértil  e fazer os testes de LH  que existem na farmácia.  Eles são testes fidedignos  e eles diminuem a  ansiedade de saber em que período  está ovulando.  Esses sinais ajudam a  gente.  Esses sinais ajudam.  A direcionar  para saber qual a melhor época para  ter relação e devemos  usá los a nosso favor.  Se você gostou do nosso vídeo se  inscreva na nossa página.  Dê o seu like.  Deixe seu comentário aqui abaixo  e ative o sininho notificação para  receber mais vídeos. 

Como funciona o namoro programado?

O método de coito programado pode ser realizado tanto em um ciclo menstrual natural da paciente quanto em um ciclo estimulado pelo uso de medicamentos que ajudam a sincronizar a ovulação. Essa estimulação hormonal promove o crescimento de um maior número de folículos no ovário durante um mesmo ciclo menstrual, aumentando a quantidade de óvulos disponíveis para a fertilização (geralmente entre 2 e 3).

O uso de medicamentos começa no início do ciclo menstrual e é monitorado através de ultrassonografias transvaginais que ajudam a acompanhar o crescimento dos folículos e o desenvolvimento do endométrio. Depois de cerca de 10 a 14 dias, os folículos ovarianos devem ter atingido o tamanho suficiente para a ovulação, que pode ocorrer de forma natural ou ser estimulada por medicamentos.

A partir deste ponto, o casal deve planejar suas relações sexuais para que ocorram no período fértil da mulher. Não é necessário que essas relações sejam forçadas ou obrigatórias, pois o óvulo pode ficar ativo no organismo feminino por 12 a 36 horas, enquanto os espermatozoides são capazes de sobreviver por 48 a 72 horas. Esse período de segurança permite que o casal tenha relações sexuais de maneira natural.

Para quem serve o namoro programado?

O método de coito programado é uma técnica de reprodução assistida que visa a estimular a fertilização de maneira natural, utilizando os óvulos da mulher. Ele é especialmente recomendado para casais com infertilidade associada à anovulação, ou seja, a ausência de ovulação. A anovulação pode ser causada por diversas patologias, sendo a Síndrome dos Ovários Policísticos uma das mais comuns.

Para que o tratamento tenha sucesso, é preciso que o homem tenha um espermograma e níveis hormonais normais, enquanto a mulher precisa apresentar tubas uterinas e produção de óvulos normais, além de níveis hormonais saudáveis. O sucesso também depende de um mínimo de espermatozoides com boa motilidade e de pelo menos uma trompa feminina funcionando adequadamente. Por isso, um médico especializado em Reprodução Humana pode solicitar exames de espermograma e histerossalpingografia antes de iniciar o tratamento.

O método de coito programado é indicado para casais que têm dificuldade em engravidar devido a problemas de ovulação, mas que apresentam exames normais de sêmen e tubas uterinas. Também pode ser recomendado para mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos, casais com baixa frequência sexual e casais com rotinas de trabalho que dificultam o planejamento de relações sexuais no período fértil.

Qual o tempo de duração do tratamento?

O tratamento de reprodução assistida por coito programado dura cerca de 15 dias a partir do início do uso da medicação, que geralmente começa no segundo ou terceiro dia do ciclo menstrual. Após a ovulação, o casal deve esperar mais 15 dias para fazer o teste de gravidez, o que significa que o tempo entre o início do tratamento e a confirmação da gestação é aproximadamente de um mês.

Durante o tratamento, são seguidos os seguintes passos: uso de medicamentos hormonais para estimular o crescimento dos folículos ovarianos (com doses personalizadas); acompanhamento do crescimento folicular por meio de ultrassons a cada 3 dias em média; indução da ovulação com a administração do hormônio hCG quando o maior folículo ovariano tem cerca de 18-20 milímetros; orientação para que o casal tenha relações sexuais no período de ovulação; e realização do teste de gravidez.

Coito programado: quais são as chances de sucesso?

A taxa de sucesso do método de reprodução assistida por coito programado é de 10% a 20%. No entanto, essa porcentagem tende a diminuir conforme a mulher envelhece, pois os óvulos naturais da mulher também envelhecem, diminuindo as chances de uma gestação. Em geral, são recomendadas até 3 tentativas de gestação por meio da técnica de coito programado, que podem ser realizadas consecutivamente sem prejudicar a saúde da mulher. Se o casal não conseguir engravidar com essas tentativas, é recomendado passar para tratamentos de reprodução assistida mais complexos e com maior taxa de sucesso, como inseminação intrauterina ou fertilização in vitro.

Riscos e contraindicações do namoro programado

O tratamento de reprodução assistida conhecido como coito programado pode aumentar as chances de concepção, pois estimula a produção de mais de um óvulo em um mesmo ciclo menstrual. No entanto, essa técnica também aumenta o risco de uma gestação gemelar, que pode resultar em complicações para a saúde da mãe e dos fetos. Algumas condições médicas, como problemas cardíacos graves e infecciosas que podem ser transmitidas aos bebês, são consideradas contraindicações para o tratamento. É importante que o casal esteja sob o cuidado de um especialista em Reprodução Humana para garantir uma gestação saudável.
Dra. Juliana Amato

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>