Ovulação: momento mais importante do ciclo

Ovulação

Vamos direto ao assunto?

A cada mês, quando a mulher inicia seu ciclo menstrual, vários óvulos começam a se desenvolver em ambos os ovários. Cada óvulo se desenvolve dentro de uma estrutura chamada de “folículo”. O corpo inicia a ovulação liberando um hormônio chamado hormônio luteinizante ou LH. Este hormônio é prontamente medido na urina por volta de 12 a 24 horas antes da liberação do óvulo.  Kits de detecção de ovulação podem ser usados para detectar o pico de concentração do LH – o momento no ciclo feminino onde esta está mais propensa a engravidar. Durante a ovulação, o folículo se rompe, liberando o fluido de seu interior e logo liberando o óvulo. Este óvulo abandona o folículo ovariano e é capturado no final do Tubo de Falópio. Ali, ele começa a movimentar-se vagarosamente para baixo do tubo em direção ao útero. No entanto, para uma gravidez se desenvolver, é necessário primeiro que o óvulo encontre o espermatozoide enquanto ainda está na trajetória dentro do tubo de falópio. A sua fertilização deve ocorrer dentro das primeiras 24 horas ou ele morre.

O que é a ovulação?

Ovulação é o nome do processo que normalmente ocorre uma vez em cada ciclo menstrual, quando as alterações hormonais estimulam um ovário a liberar um óvulo. Explicamos aqui a ovulação e como usar esse conhecimento para ajudá-la a engravidar.

Ovulação:

Ovulação é o nome do processo que ocorre normalmente uma vez em cada ciclo menstrual, quando as alterações hormonais estimulam um ovário a liberar um óvulo. Você pode engravidar apenas se um espermatozoide fertilizar um óvulo. A ovulação geralmente ocorre de 12 a 16 dias antes do início da próxima menstruação.
LEIA TAMBÉM:  Os ovários
Com a aproximação da ovulação, o corpo da mulher aumenta a produção de um hormônio chamado estrogênio, que causa o espessamento do revestimento do útero e ajuda a criar um ambiente acolhedor e apropriado para o espermatozoide. Os altos níveis de estrogênio acionam um súbito aumento em outro hormônio, chamado de hormônio luteinizante (LH). Esse aumento de “LH” causa a liberação do óvulo maduro do ovário – isso é a ovulação. A ovulação vai ocorrer normalmente de 24 a 36 horas após o aumento de LH e, portanto, o aumento de LH é bom para prever o pico de fertilidadeou seja, o melhor momento para engravidar. O óvulo pode ser fertilizado apenas até 24 horas após a ovulação. Se não for fertilizado, o revestimento, todo aquele ambiente acolhedor, do útero será descartado (e o óvulo irá com ele) e a menstruação iniciará. Ela marca o início do próximo ciclo menstrual.
LEIA TAMBÉM:  Termos explicados

Qual é a diferença entre ovulação e dias férteis?

Embora um óvulo sobreviva somente por 24 horas, o espermatozoide pode permanecer ativo por até 5 dias. Portanto, pode ser surpreendente saber que um casal pode engravidar tendo relações sexuais 4 a 5 dias antes da liberação do óvulo. A “janela de fertilidade” total, levando em consideração a vida útil do espermatozoide e do óvulo, é de cerca de 6 dias. Os “dias férteis” são todos aqueles durante o ciclo menstrual quando você tem a capacidade de engravidar se mantiver relações sexuais sem proteção. A identificação de dias férteis adicionais proporciona aos casais mais flexibilidade para planejar as relações sexuais em seu estilo de vida e também mais oportunidades para conceber, o que pode reduzir a pressão que eles sofrem ao tentar engravidar.
LEIA TAMBÉM:  Investigando a Linguagem do Tratamento de Fertilidade: IIU Explicada

Quando uma mulher é mais fértil?

Em cada ciclo, os dias nos quais você está mais fértil, portanto com maior probabilidade de engravidar por relação sexual sem proteção, são o dia da ovulação e o dia anterior – esses são os dois dias de pico de fertilidade. Alguns dias antes, você também terá fertilidade alta, com oportunidade de engravidar. Fora dessa “janela de fertilidade” de cerca de 6 dias, as chances de engravidar são baixas.

Quando ocorre a ovulação?

A duração do ciclo menstrual varia de mulher para mulher e de ciclo para ciclo, mas geralmente é de 23 a 35 dias. A ovulação geralmente ocorre de 12 a 16 dias antes da próxima menstruação. Muitas mulheres pensam que ovulam no dia 14, mas isso é apenas uma média. Na verdade, a maioria das mulheres ovulará em um dia diferente do ciclo menstrual e isso também variará de ciclo para ciclo. Na verdade, 46% dos ciclos menstruais variam em sete dias ou mais.
LEIA TAMBÉM:  Fundamentos sobre a Fertilidade - Reprodução Humana
Algumas mulheres afirmam sentir uma pontada de dor quando ovulam, mas muitas não sentem nada e não há outros sinais de ovulação físicos. Para engravidar, é importante ter relações sexuais nos dias férteis; se você desejar descobrir quando são seus dias mais férteis, é importante conhecer seu corpo e seu ciclo menstrual.

Quanto tempo dura a ovulação?

Como a ovulação ocorre com a liberação de um óvulo de um ovário, ela pode ser considerada  quase instantânea – o folículo eclode e o óvulo é expelido muito rapidamente para a tuba uterina.

Descubra seus dias mais férteis

Utilize a nossa calculadora de fertilidade para identificar seus próximos dias mais férteis.
Diferença entre fertilização in vitro e inseminação intra uterina. FIV vs IIU.
Bibliografia Fonte: Amato, JLS. Em Busca Da Fertilidade. 2014
nv-author-image

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).