Ovulação: momento mais importante do ciclo

Ovulação

Vamos direto ao assunto?

A ovulação é uma importante fase do corpo da mulher. Geralmente, acontece todos os meses, dentro do ciclo menstrual, e é fundamental para o início de uma gestação. Se você ainda tem dúvidas a respeito desse processo que o seu corpo realiza mensalmente, saiba a seguir como tudo funciona e como essas informações podem ser úteis para aumentar as suas chances de engravidar.

O que é a ovulação

A ovulação acontece quando as alterações hormonais estimulam um ovário a liberar um óvulo. Esse óvulo segue em direção ao tubo de falópio. 

O passo seguinte é o encontro desse óvulo com o espermatozoide e, caso isso ocorra, temos uma fecundação. Lembrando que você pode engravidar apenas se um espermatozoide fertilizar um óvulo. 

A ovulação, geralmente, ocorre de 12 a 16 dias antes do início da próxima menstruação. É quando a mulher está dentro dos seus dias férteis.

Conhecendo o processo de ovulação

A cada mês, quando a mulher inicia seu ciclo menstrual, vários óvulos começam a se desenvolver em ambos os ovários. Cada óvulo cresce dentro de uma estrutura chamada de “folículo”.

O corpo inicia a ovulação liberando um hormônio chamado hormônio luteinizante ou LH. Durante a ovulação, o folículo se rompe, liberando o fluido de seu interior e, em seguida, o óvulo.

Este óvulo abandona o folículo ovariano e é capturado no final do Tubo de Falópio. Ali, ele começa a movimentar-se vagarosamente para baixo do tubo em direção ao útero. 

No entanto, para uma gravidez  se desenvolver é necessário, primeiro, que o óvulo encontre o espermatozoide enquanto este ainda está na trajetória dentro do tubo de falópio. A sua fertilização deve ocorrer dentro das primeiras 24 horas após a ovulação.

Se não for fertilizado, o revestimento, todo aquele ambiente acolhedor do útero, será descartado, levando o óvulo junto, e a menstruação iniciará. Ela marca o início do próximo ciclo menstrual.

Então, resumindo, no meio do ciclo menstrual, o ovário libera o óvulo (ovulação) para que este seja fecundado pelo espermatozoide e a gestação aconteça. Quando isso não ocorre, o óvulo e todo o revestimento uterino são liberados pelo canal vaginal. É o que chamamos de menstruação.

Como saber se está ovulando

É possível saber quando a mulher está dentro do seu período ovulatório, pois o seu organismo emite alguns sinais que podem ser melhor percebidos se forem estudados ao longo dos meses. 

Um desses sinais é a presença do hormônio luteinizante, o LH. Apesar de ser um fator interno, é possível verificá-lo com um teste encontrado facilmente em farmácias.

Com a aproximação da ovulação, o corpo da mulher aumenta a produção de um hormônio chamado estrogênio, que causa o espessamento do revestimento do útero e ajuda a criar um ambiente acolhedor e apropriado para o espermatozoide.

Os altos níveis de estrogênio acionam um súbito aumento em outro hormônio, chamado de hormônio luteinizante (LH). Esse aumento de “LH” causa a liberação do óvulo maduro do ovário – isso é a ovulação.

A ovulação vai ocorrer normalmente de 24 a 36 horas após o aumento de LH e, portanto, o aumento de LH é bom para prever o pico de fertilidade, ou seja, o melhor momento para engravidar.

Este hormônio é prontamente medido na urina por volta de 12 a 24 horas antes da liberação do óvulo. 

Kits de detecção de ovulação podem ser usados para detectar o pico de concentração do LH – o momento no ciclo feminino onde esta está mais propensa a engravidar. Esses produtos são encontrados em farmácias a um custo acessível e podem ajudar a mulher a ter uma noção mais exata de quando o seu corpo está apto para engravidar.

Outros sinais da ovulação são:

  • Leve aumento da temperatura corporal;
  • Produção de um muco vaginal mais espesso e gelatinoso;
  • Aumento da libido e do prazer sexual;
  • Aumento do desejo por doces e alimentos calóricos;
  • Dor pélvica leve;

Qual é a diferença entre ovulação e dias férteis?

Você deve estar se perguntando como é que um óvulo tem uma sobrevida de apenas um dia, é liberado apenas um por ciclo e a mulher tem mais de um dia fértil

Chamamos de “dias férteis” todos aqueles, durante o ciclo menstrual, quando você tem a capacidade de engravidar se mantiver relações sexuais sem proteção.

O período fértil da mulher também é chamado de “janela de fertilidade”. Isso porque, embora um óvulo sobreviva somente por 24 horas, o espermatozoide pode permanecer ativo por até 5 dias dentro do útero. 

Assim, o período fértil pode durar até 6 dias, no total, levando em conta o tempo de sobrevida do espermatozoide e do óvulo.

Por isso, pode ser surpreendente saber que um casal pode engravidar tendo relações sexuais 4 a 5 dias antes da liberação do óvulo. São situações comuns e que deixam muitas mulheres e homens perplexos.

Além disso, não é possível saber com cem por cento de certeza em qual dia o óvulo será liberado pelo ovário. Por isso, o chamado período fértil engloba alguns dias do ciclo menstrual.

Por fim, a identificação de dias férteis adicionais proporciona aos casais mais flexibilidade para planejar as relações sexuais de acordo com o seu estilo de vida e também oferece mais oportunidades para conceber, o que pode reduzir a pressão que eles sofrem ao tentar engravidar.

Quando uma mulher é mais fértil?

Os dias nos quais você está mais fértil, portanto com maior probabilidade de engravidar por relação sexual sem proteção, são o dia da ovulação e o dia anterior. Esses são os dois dias de pico de fertilidade. 

Alguns dias antes, você também terá fertilidade alta, com oportunidade de engravidar. Fora dessa “janela de fertilidade” de cerca de 6 dias, as chances de engravidar são baixas.

Quando ocorre a ovulação?

A duração do ciclo menstrual varia de mulher para mulher e de ciclo para ciclo, mas costuma ser de 23 a 35 dias. A ovulação geralmente ocorre de 12 a 16 dias antes da próxima menstruação. 

Muitas mulheres pensam que ovulam no dia 14, mas isso é apenas uma média. Na verdade, a maioria das mulheres ovulam em um dia diferente do ciclo menstrual e isso também varia de ciclo para ciclo. Na verdade, 46% dos ciclos menstruais variam em sete dias ou mais.

Algumas mulheres afirmam sentir uma pontada de dor quando ovulam, mas muitas não sentem nem esse e nem outros sinais de ovulação físicos. 

Para engravidar, é importante ter relações sexuais nos dias férteis e se você deseja descobrir quando são seus dias mais férteis, é importante conhecer seu corpo e seu ciclo menstrual.

Quanto tempo dura a ovulação?

Como a ovulação ocorre com a liberação de um óvulo de um ovário, ela pode ser considerada  quase instantânea – o folículo eclode e o óvulo é expelido muito rapidamente para a tuba uterina.

Descubra seus dias mais férteis

Saber os dias férteis é importante para programar melhor o momento de manter relações sexuais e alcançar a tão sonhada gravidez. Para isso, utilize a nossa calculadora de fertilidade e identifique os dias em que a sua fertilidade está em alta.

Como pudemos perceber, a ovulação é um momento rápido, mas imprescindível para que uma gravidez possa acontecer. É a hora em que o ovário libera um óvulo para que este seja fecundado pelo espermatozoide. Para que haja esse encontro, o casal deve manter relações sexuais sem preservativo durante os dias férteis da mulher, que é quando a ovulação ocorre. Tanto a ovulação quanto o período fértil variam bastante, pois dependem do ciclo menstrual de cada mulher. Quer saber quando está pronta para engravidar? Use a nossa calculadora de dias férteis.

 

 

Fonte: Amato, JLS. Em Busca Da Fertilidade. 2014

nv-author-image

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).