Pular para o conteúdo
Principal » Dá pra confiar no teste de gravidez de farmácia?

Dá pra confiar no teste de gravidez de farmácia?

Se você anda suspeitando que está grávida, fazer um teste de gravidez de farmácia pode ser um excelente caminho para confirmar ou descartar uma gestação. Práticos de realizar e acessíveis sob o aspecto financeiro, os testes comprados em farmácia oferecem resultados em apenas alguns minutos.

Mas será que dá para confiar no teste de gravidez de farmácia? Quais são as chances de o resultado dar errado? Continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas sobre esses dispositivos.

Sumário

 

Como funciona o teste de gravidez de farmácia?

Apesar de simples, o teste de gravidez de farmácia desperta muitas dúvidas, principalmente em quem nunca teve uma experiência anterior com ele. Em suma, trata-se de um dispositivo em forma de tira ou caneta que, em contato com a urina da mulher com suspeita de gravidez, detecta (ou não) a presença do hormônio HCG no organismo.

O HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana) também é conhecido como hormônio da gravidez. Isso porque ele é produzido pela placenta e contribui para o desenvolvimento do feto. Em outras palavras, isso significa que a substância só se faz presente em mulheres grávidas, o que torna o teste de farmácia muito confiável.

Disponível em várias marcas, formatos e tecnologias, o teste de gravidez comprado na farmácia possui uma precisão de 95% a 99%. Mas é claro que para obter um resultado confiável, é preciso seguir algumas recomendações:

  • Esperar um atraso menstrual de pelo menos 10 dias, pois após esse período os níveis do hormônio HCG no organismo são maiores e mais fáceis de serem detectados;
  • Lavar bem a região íntima antes de realizar o teste, já que alguns produtos de higiene podem interferir no resultado;
  • Usar a primeira urina da manhã, pois é a que possui maior concentração do hormônio da gravidez;
  • Evitar ingerir líquidos 4h antes de fazer o procedimento;
  • Esperar o tempo indicado pelo fabricante para fazer a leitura do teste. Em alguns casos, o tempo de espera pode chegar a 30 minutos.

A interpretação do resultado

O teste de gravidez de farmácia apresenta dois resultados, positivo ou negativo. E a interpretação do diagnóstico é muito simples:

  • Positivo: representado geralmente por duas riscas ou pela palavra “grávida” no dispositivo.
  • Negativo: representado por uma risca ou pela palavra “não grávida”.

Ao entrar em contato com a urina, apenas uma risca é ativada. Ela demonstra que o teste está funcionando perfeitamente. Ao final do tempo estipulado pelo fabricante (geralmente cerca de 5 minutos), você terá como resultado uma risca (resultado negativo) ou duas riscas (resultado positivo).

Teste de gravidez de farmácia pode dar errado?

Mas se os testes de farmácia são tão confiáveis, por que existem casos de resultados equivocados? Se você já viveu essa experiência ou conhece alguém que já passou por ela, saiba que embora não muito comum, isso pode acontecer. E vários são os fatores que podem interferir no resultado do teste; abaixo você confere os mais frequentes:

Falso positivo

O que é um resultado falso positivo? O diagnóstico equivocado acontece quando a mulher não está grávida, mas o teste de gravidez de farmácia diz que sim. Essa é uma condição rara e acontece por diversos motivos:

  • Gestação ou aborto recente: em ambos os casos, ainda há resíduos do hormônio HCG no organismo;
  • Uso de medicamentos para infertilidade feminina: remédios que têm a Gonadotrofina Coriônica Humana em suas composições também podem alterar o resultado do teste, dando um falso positivo;
  • Problemas de saúde: alguns cistos e tumores ovarianos são produtores do hormônio HCG. Câncer de mama e distúrbios hormonais também podem contribuir para um resultado equivocado;
  • Gravidez ectópica: caso em que o óvulo é fecundado pelo espermatozóide, mas o embrião começa a se desenvolver fora do útero, como nas trompas, nos ovários, na cavidade abdominal entre outros lugares;
  • Teste de gravidez de farmácia fora da validade.

Falso negativo

Já o resultado falso negativo geralmente está associado à realização do teste de farmácia de forma errada. Entre os erros mais comuns podemos destacar:

  • Possuir ciclo menstrual irregular;
  • Não esperar a menstruação atrasar para fazer o teste;
  • Não usar a primeira urina da manhã;
  • Não higienizar as partes íntimas antes de realizar o teste;
  • Não esperar o tempo indicado pelo fabricante para fazer a leitura do resultado.

Se você obteve um resultado negativo, mas continua acreditando estar grávida, procure ajuda de um especialista, como um ginecologista ou um obstetra. Certamente ele irá solicitar exames complementares para confirmar ou descartar a possibilidade de uma gestação, como exame de sangue e ultrassonografias.

O que fazer em casos de sucessivos resultados negativos? 

Se você está tentando realizar o sonho da maternidade, mas tem se deparado com sucessivos resultados negativos, buscar compreender o que pode estar impedindo a concepção é uma excelente ideia. A boa notícia é que a Fertilidade, clínica de reprodução humana do Instituto Amato, oferece os melhores tratamentos de infertilidade da atualidade.

Lá, você será atendida por uma equipe multidisciplinar, que há quase 40 anos cuida da saúde da mulher. Nosso diagnóstico é feito por meio de exames complementares modernos e confiáveis, sendo os principais o Controle ultrassonográfico da ovulação e a Histerossalpingografia.

Após descobrir por quais motivos você não consegue engravidar, você será direcionada ao melhor tratamento de infertilidade para a sua condição. Atuamos com vários procedimentos diferentes para atender necessidades específicas: FIV (Fertilização In Vitro), IIU (Inseminação Intrauterina), Congelamento de Óvulos, Doação de Óvulos, Inseminação Artificial e muitos outros.

E para possibilitar que você tenha uma melhor experiência em seu tratamento de infertilidade, a Fertilidade também oferece consultas e acompanhamentos para a gestante (Pré-Natal). Além da clínica de reprodução humana, possuímos também laboratório externo, hospital próprio e ainda atuamos nas melhores instituições de saúde, como no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Querendo adiar o sonho da maternidade ou não consegue engravidar mesmo após inúmeras tentativas? Seu teste de gravidez de farmácia sempre apresenta resultado negativo, mas o seu relógio biológico está no limite? Não perca as esperanças! Entre em contato com a clínica Fertilidade e marque já a sua consulta com nossos especialistas.

 

O que você achou?

0 / 5 Resultado 0 Votos 0

Your page rank:

Marcações:
Dra. Juliana Amato

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>