Tratamentos

Anterior
Próximo

Os principais tratamentos da infertilidade

Tratamentos

       Existem diferentes opções de tratamento para o casal infértil. Um casal é considerado infértil quando, após um ano de tentativas frequentes para engravidar, elas não são bem-sucedidas. Neste momento, deve-se procurar ajuda médica para investigar as causas desta infertilidade e conhecer as opções de tratamento disponíveis. Como a infertilidade pode ter diferentes causas, é natural que cada uma delas seja conduzida de uma determinada forma e que sejam oferecidos diferentes tipos de tratamento.

é introduzido o espermatozóide dentro do óvulo com uma agulha mais fina que o diâmetro de um fio de cabelo humano
icsitécnicatratamento

Fertilização in Vitro por ICSI

ICSI significa Intra Citoplasmatic Sperm Inject – Micro Manipulação de Gametas. A técnica faz uso de microscópio e micromanipuladores, introduzindo o espermatozóide dentro do óvulo com …

Leia mais
fertilização in vitrofivinseminação vitro

Fertilização in vitro (FIV/IVF)

A Fertilização in vitro (FIV) é um processo em que as células ovarianas são fertilizadas pelo espermatozoide fora do corpo, in vitro. In vitro vem do Latim e significa em vidro, o que, no caso, se refere a um tubo de teste ou prato de Petri, daqueles usados em ciências.
FIV é um tratamento para a infertilidade que envolve controle hormonal do processo ovulatório, removendo o óvulo dos ovários femininos e permitindo que os espermatozoides fertilizem-o em um meio fluido (in vitro). O óvulo fertilizado é então transferido ao útero da paciente com a intenção de estabelecer uma gravidez de sucesso.
Usualmente, o tratamento da fertilização in vitro é preconizado uma vez que os outros tratamentos tenham falhado, seguidos meses de tentativas de engravidar sem sucesso.

 
Leia mais
Sexo programado é o primeiro procedimento indicado para tratar a infertilidade
coito programadoorientaçãotratamento

Coito Programado

Após os exames para diagnóstico da infertilidade, em alguns casos o coito (sexo) programado é o primeiro procedimento indicado para tratar a infertilidadeA infertilidade é …

Leia mais
Embolização de miomas
embolizaçãoendovascularfeminino

Embolização de miomas

https://vimeo.com/119366392O tratamento de miomas uterinos por via endovascular, com a técnica chamada de embolização uterina visa a obstrução das artérias nutridoras. É um procedimento seguro, …

Leia mais
Mulher grávida
femininafemininoinseminação

Inseminação artificial

Vamos direto ao assunto? A inseminação artificial (IA) é uma técnica de reprodução assistida em que a fertilização acontece dentro do corpo da mulher, assim …

Leia mais
Procedimento cirúrgico para reconexão das trompas
femininotratamento

Reanastomose tubária

Laqueadura ou ligadura tubária é um método anticoncepcional (método para prevenir a gestação) no qual as tubas (ou trompas) são cirurgicamente amarradas, cortadas ou cauterizadas …

Leia mais
criopreservação seminal
congelamentopreservaçãotratamento

Congelamento de semen

Um dos procedimentos mais antigos na área de Biomedicina é a criopreservaçãoMuitos centros de ART têm condições de preservar embriõe… veja mais seminal, que nada …

Leia mais
Monitorização da ovulação
examemonitorizaçãotratamento

Monitorização da indução da ovulação

Inicialmente será realizado ultrassomExame utilizado no lugar dos raios X para visualizar os órg… veja mais basal no 2˚ ou 3˚ dia do ciclo menstrual …

Leia mais
Consulta para tratamento de infertilidade
avaliaçãoconsultaexame

Avaliação Clínica na Infertilidade

A dúvida principal ao surgir a dificuldade para ter um filho é como fazer tratamento para engravidar. Será necessário ajuda para engravidar? Na primeira consulta o …

Leia mais
Diagnóstico pré implantacional
diagnósticopgdprevenção

Diagnóstico pré implantacional

O DGPI (Diagnóstico Genético Pré-Implantação) ou PGD é um método de diagnóstico pré-natal utilizado em técnicas de reprodução assistida e que visa prevenir a transferência de embriões …

Leia mais
O congelamento de óvulos pode ser a solução para mulheres que querem engravidar mais tarde.
congelamentoóvulosprevenção

Congelamento de óvulos: contra o relógio

A idade é fator importantíssimo na saúde reprodutiva. Com o passar dos anos, a chance de engravidar diminui e o risco de infertilidadeA infertilidade é …

Leia mais

Uma das opções de tratamento disponíveis atualmente é a inseminação artificial, que permite a colocação dos espermatozoides (contidos no líquido seminal ou sêmen do homem) diretamente no útero da mulher, aumentando as chances de encontro entre essas células masculinas e o óvulo feminino. O sêmen pode ser depositado no fundo da vagina ou diretamente intraútero. Para tornar-se mais receptiva aos espermatozoides, a mulher passa por um tratamento medicamentoso que induz a sua ovulação. Fica fácil supor que a injeção do esperma diretamente no útero tem maiores chances de sucesso do que a injeção no fundo da vagina, uma vez que o primeiro caso diminui parte do caminho a ser percorrido pelos espermatozoides à procura do óvulo.

         Outra opção de tratamento para esses casais é a fertilização in vitro. Diferentemente da inseminação artificial, o encontro entre o óvulo e o espermatozoide neste caso acontece fora do corpo da mulher, no laboratório, e o embrião resultante é colocado no útero para que possa se desenvolver de forma saudável. Também neste caso é importante preparar a mulher para receber o embrião e promover o seu desenvolvimento.

         Algumas vezes, basta a indução da ovulação com medicação para que o casal consiga efetivamente engravidar, em outros casos faz-se necessário um procedimento cirúrgico. Mas tudo isso vai depender  de qual é o obstáculo que impede a gestação, bem como a identificação de qual é o momento no processo da concepção em que há erro.

         É imprescindível que o casal infértil procure auxílio médico para que possam juntos buscar a solução que melhor se adapte aos seus interesses e às suas necessidades. A medicina hoje possibilita que casais com dificuldade para engravidar por diferentes motivos, assim o façam, mas somente após diversos cuidados realizados pelo médico especialista, pois ele pode não somente orientar sobre a qualidade de vida necessária para permitir a gestação, como também oferecer o que está ao seu alcance para realizar o sonho do casal que deseja ter filhos.