Pular para o conteúdo

Diagnóstico pré implantacional

O DGPI (Diagnóstico Genético Pré-Implantação) ou PGD é um método de diagnóstico pré-natal utilizado em técnicas de reprodução assistida e que visa prevenir a transferência de embriões portadores de graves doenças genéticas, por exemplo a PAF (doença dos pezinhos), ou cromossômicas, como a trissomia do 21 (síndrome de Down). 

O PGD consiste em abertura da zona pelúcida do embrião em seu 3º dia de desenvolvimento (estágio de 6 a 10 células) ou então no 5º dia (BLASTOCISTO) e retirada de uma ou mais células para análise genética. Utiliza-se um aparelho de LASER para realizar o procedimento e assim diminuir muito os possí­veis danos causados ao embrião durante o procedimento da biópsia.

O diagnóstico genético pré-implantacional é um procedimento que visa avaliar a saúde dos embriões gerados por fertilização in vitro antes de serem transferidos para o útero materno. Para isso, o embrião é submetido a uma biópsia, onde são retiradas algumas células para serem enviadas a um laboratório de genética. Lá, as células são analisadas para verificar a presença de possíveis alterações genéticas, como doenças cromossômicas, como a síndrome de Down. O objetivo é garantir que somente os embriões saudáveis sejam transferidos para o útero materno. O diagnóstico genético pré-implantacional é uma opção importante para casais que desejam ter certeza da saúde dos seus futuros filhos.

diagnóstico genético pré- implantacional  no diagnóstico genético pré  implantacional o embrião gerado por  fertilização in vitro é submetido a uma  biópsia e as células retiradas são  enviadas para o laboratório de genética  para verificar a presença de alguma  alteração o diagnóstico genético pré  implantacional permite identificar  doenças como síndrome de Down e outras  doenças cromossômicas dos embriões para  que somente os embriões saudáveis sejam  transferidos para o útero materno 

LEIA TAMBÉM:  Criopreservação de óvulos e embriões
Aonde fazer a avaliação inicial? Marque consulta com Dra Juliana Amato. Tel (11) 5053-2222 Autor: Dra. Juliana Amato Fonte: Amato, JLS. Em Busca Da Fertilidade. 2014
Dra. Juliana Amato

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>
error: Alert: Content selection is disabled!!