Pular para o conteúdo
Gravidez

Preparando-se para a gravidez: 8 cuidados que o casal deve ter

Preparando-se para a gravidez: 8 cuidados que o casal deve ter

Vocês decidiram que esta é a hora de engravidar: que se iniciem as tentativas! Mas antes de tudo veja estas 7 dicas para a gestação. Entenda como começar essa fase com o pé direito.

Marquem uma consulta médica.

Recomendamos a realização de uma avaliação médica, ou seja, um check-up antes de engravidar, e isso vale para o homem também! O casal deve procurar o seu médico de confiança para realizar exames e receber orientações para uma gestação sadia. É crucial verificar as vacinas, o coração, a pressão arterial, o colesterol, a diabetes mellitus e outras possíveis doenças. Antes de ir à consulta, ambos devem observar se sentem dor ou incômodo, mudanças bruscas de humor e até mesmo do peso corporal. Estes sintomas podem indicar disfunção ou doença, que poderiam estar ligadas à infertilidade conjugal.

É preciso dar atenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), pois, muitas vezes, elas passam desapercebidas e podem acabar dificultando a gestação.

As mulheres devem realizar uma consulta com um ginecologista, embora já estejam acostumadas com a rotina.

YouTube video

 

Exames pré-concepcionais e vacinas.

Três meses antes de começarem as tentativas, é necessário executar exames pré-concepcionais do casal.

Para a mulher, o médico solicita análises sanguíneas, urina, fezes e sorológicos para citomegalovírus, rubéola, toxoplasmose, sífilis, hepatite B e AlDS. As vacinas contra rubéola, catapora, hepatite B e tétano devem estar em dia ou efetivadas com os meses necessários de antecedência. Lembrando que algumas são realizadas em até 3 doses. Ainda, a mulher deve realizar um exame de papanicolau e um ultrassom para verificar seus órgãos reprodutores. Avaliar a tireoide também é crucial.

LEIA TAMBÉM:  HIV e gestação
LEIA TAMBÉM:  Gravidez ectópica

Para os homens, entre os exames que poderão ser solicitados estão os testes sanguíneos para sífilis, hepatite B e AIDS.

Histórico familiar e antecedentes genéticos.

Vale a pena investigar o histórico familiar do casal para avaliar se seus parentes tiveram complicações na gravidez. Afinal, algumas condições médicas de saúde são genéticas e podem se repetir.

Ambos devem realizar investigação do histórico familiar materno e paterno. Baseado neste histórico, o especialista poderá solicitar uma investigação pormenorizada genética para verificar possíveis distúrbios genéticos na família que poderiam ser herdados.

Histórico médico pessoal do casal.

Depois de verificar antecedentes na anamnese, é necessária a avaliação do histórico do casal para determinar condições médicas que precisem de cuidados especiais durante a gravidez.

Conte ao seu médico sobre qualquer problema crônico de saúde, como diabetes, pressão alta, anemia, alergias, disfunções na tireoide, além de cirurgias e gestações anteriores que tiveram complicações. Estas doenças devem ser acompanhadas por médicos especialistas antes que a gravidez ocorra.

Remédios de uso regular.

É crucial que o casal reveja os medicamentos que estão utilizando, pois muitos medicamentos podem dificultar a gestação. Diga ao médico os remédios que vocês fazem uso ou que tomaram há pouco tempo (algumas substâncias permanecem no organismo após sua interrupção temporariamente).

Alguns remédios de uso contínuo, como para diabetes ou hipertensão, devem ter suas doses ajustadas ou substituídas. Na dúvida, conversem com o especialista que os receitou ou com o especialista em reprodução humana.

Interrompam o método anticoncepcional.

Dependendo da forma, a interrupção pode ser imediata, como no caso da camisinha. A partir do momento que ela deixada de usar, as tentativas já estão valendo! Outros métodos, como no caso da pílula, adesivo e injeção anticoncepcionais, pode levar alguns meses para que o ciclo menstrual se regularize. Para interromper a pílula, converse com sua ginecologista. Idealmente devemos terminar a cartela que se está tomando para não bagunçar seu ciclo. Dispositivos intra uterinos (DIUs) e implantes hormonais necessitam ser retirados pelo médico. Para isso você terá que marcar uma consulta médica.

LEIA TAMBÉM:  Por que meu tratamento de gravidez não está dando certo?
LEIA TAMBÉM:  Diagnóstico e tratamento da trombose venosa na gravidez e após o nascimento

Aproveite as idas ao médico para realizar todos os exames, verificar os históricos e tirar todas suas dúvidas.

Uma sugestão: assim que interromper seu método anticoncepcional, comece a marcar numa agenda ou calendário a data de início e término da sua menstruação. Aprenda a identificar o momento mais fértil com a tabelinha que ensinamos aqui.

Descubra o período fértil.

Apenas neste período (alguns dias antes e um dia depois da ovulação) é que a concepção se torna possível. Preste atenção nas datas da menstruação. Isso ajuda a estimar o seu período fértil, mas, para saber o momento exato da sua ovulação pode ser realizado um teste. Ele irá identificar a dosagem do hormônio luteinizante na urina, indicando com antecedência quando o organismo irá liberar o óvulo.

Utilize nossa calculadora da fertilidade para identificar o melhor momento para ocorrer a fecundação.

YouTube video

 

Melhore sua dieta.

Fiquem atentos à influência da alimentação na fertilidade. Já falamos bastante sobre a dieta anti-inflamatória, a respeito da alimentação cetogênica e sobre a dieta da fertilidade.

YouTube video

 

O que você achou?

/ 5 Resultado Votos

Your page rank:

nv-author-image

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>
error: Alert: Content selection is disabled!!