Pular para o conteúdo

Os principais tratamentos para infertilidade

Tratamentos

Previous slide
Next slide

Os principais tratamentos da infertilidade

Tratamentos

       Existem diferentes opções de tratamento para o casal infértil. Um casal é considerado infértil quando, após um ano de tentativas frequentes para engravidar, elas não são bem-sucedidas. Neste momento, deve-se procurar ajuda médica para investigar as causas desta infertilidade e conhecer as opções de tratamento disponíveis. Como a infertilidade pode ter diferentes causas, é natural que cada uma delas seja conduzida de uma determinada forma e que sejam oferecidos diferentes tipos de tratamento.

Sumário

Uma das opções de tratamento disponíveis atualmente é a inseminação artificial, que permite a colocação dos espermatozoides (contidos no líquido seminal ou sêmen do homem) diretamente no útero da mulher, aumentando as chances de encontro entre essas células masculinas e o óvulo feminino. O sêmen pode ser depositado no fundo da vagina ou diretamente intraútero. Para tornar-se mais receptiva aos espermatozoides, a mulher passa por um tratamento medicamentoso que induz a sua ovulação. Fica fácil supor que a injeção do esperma diretamente no útero tem maiores chances de sucesso do que a injeção no fundo da vagina, uma vez que o primeiro caso diminui parte do caminho a ser percorrido pelos espermatozoides à procura do óvulo.

Outra opção de tratamento para esses casais é a fertilização in vitro. Diferentemente da inseminação artificial, o encontro entre o óvulo e o espermatozoide neste caso acontece fora do corpo da mulher, no laboratório, e o embrião resultante é colocado no útero para que possa se desenvolver de forma saudável. Também neste caso é importante preparar a mulher para receber o embrião e promover o seu desenvolvimento.

Algumas vezes, basta a indução da ovulação com medicação para que o casal consiga efetivamente engravidar, em outros casos faz-se necessário um procedimento cirúrgico. Mas tudo isso vai depender  de qual é o obstáculo que impede a gestação, bem como a identificação de qual é o momento no processo da concepção em que há erro.

É imprescindível que o casal infértil procure auxílio médico para que possam juntos buscar a solução que melhor se adapte aos seus interesses e às suas necessidades. A medicina hoje possibilita que casais com dificuldade para engravidar por diferentes motivos, assim o façam, mas somente após diversos cuidados realizados pelo médico especialista, pois ele pode não somente orientar sobre a qualidade de vida necessária para permitir a gestação, como também oferecer o que está ao seu alcance para realizar o sonho do casal que deseja ter filhos.

Oi, meu nome é Juliana Amato e sou ginecologista e obstetra especializada em reprodução assistida. Hoje, vou falar um pouco sobre o tratamento de reprodução assistida, especificamente sobre a indução da ovulação com coito programado. A indução da ovulação envolve o uso de hormônios para estimular a produção de mais de um óvulo por ciclo, aumentando assim as chances de gravidez. É feito um controle ultrassonográfico a cada dois ou três dias e, no momento da ovulação, orientamos a paciente sobre o dia e hora em que ela deve ter relação sexual em casa. Os tratamentos de coito programado são indicados para pacientes com menos de 35 anos que não apresentam problemas de fertilidade diagnosticados, ou seja, as trompas e a ovulação estão funcionando normalmente e não há problemas hormonais para o casal. Se você tiver dúvidas sobre este assunto, basta acessar nosso site ou redes sociais. Estarei sempre disponível para orientá-lo e tirar suas dúvidas. Obrigada.

Olá, meu nome é Juliana Amato, sou ginecologista e obstetra, especializada em reprodução  assistida.  E hoje nós vamos falar um pouco sobre tratamento de reprodução assistida.  Primeiramente eu queria falar sobre a indução da ovulação com coito programado.  A indução da ovulação ela consiste na indução da ovulação por meio hormonal,  que vai fazer com que essas mulheres produzam mais de um óvulo nesse ciclo e assim tem  uma chance aumentada de ter essa gravidez nesse mês.  Essa indução é feita com hormônios, é feito um controle ultrassonográfico a dois  ou três dias e no momento da ovulação é orientado o dia e a hora em que essa paciente  vai ter relação em casa.  Os tratamentos de coito programado eles são indicados para pacientes abaixo de 35 anos  e que não tenham nenhum problema de fertilidade diagnosticado, ou sejam, as trompas não têm  nenhuma alteração de trompa, de ovulação, nenhuma hormonal, está tudo bem com casal,  tanto com um homem quanto para mulher.  Qualquer dúvida sobre esse assunto é só acessar nosso site, as nossas redes sociais.  Eu sempre estarei aqui para orientar e tirar suas dúvidas.  Obrigada. 

Os principais tratamentos da infertilidade

Fertilização in vitro

A fertilização in vitro (FIV) é um procedimento médico que permite que um óvulo e um espermatozoide se encontrem e formem um embrião fora do corpo da mulher. Esse procedimento é realizado em um laboratório de fertilização assistida e é indicado para casais que têm dificuldades para conceber de forma natural, devido a problemas de fertilidade ou outras condições médicas. Durante o processo de FIV, os óvulos são retirados do ovário da mulher e fertilizados com os espermatozoides do parceiro ou de um doador, de forma artificial, no laboratório. Após a fertilização, os embriões formados são colocados de volta no útero da mulher, onde podem se desenvolver normalmente, resultando em uma gravidez. É importante ressaltar que o sucesso da FIV depende de diversos fatores, como a idade da mulher, o diagnóstico do casal e a qualidade dos óvulos e espermatozoides utilizados.

Fertilização in vitro por ICSI

A fertilização in vitro com ICSI (Intra Citoplasmatic Sperm Injection) é uma técnica de fertilização assistida que consiste em injetar um espermatozoide diretamente no óvulo com a ajuda de uma microagulha, sob o auxílio de um microscópio e micromanipuladores. A ICSI é realizada em um laboratório de fertilização assistida e é indicada para casais que têm dificuldades para conceber de forma natural devido a problemas de fertilidade relacionados aos espermatozoides, como baixa contagem de espermatozoides, baixa motilidade ou deformidades nos espermatozoides. A técnica de ICSI pode ser utilizada também em casos de azoospermia (ausência de espermatozoides no sêmen), quando os espermatozoides são coletados por meio de técnicas alternativas, como biópsia testicular ou recuperação de espermatozoides a partir do líquido seminal. A ICSI é uma opção de tratamento de reprodução assistida que pode aumentar as chances de sucesso da fertilização in vitro em casos específicos de problemas de fertilidade relacionados aos espermatozoides.

Inseminação intra uterina

A inseminação intra-uterina (IIU) é um procedimento médico que consiste em colocar sêmen na cavidade uterina da mulher, com o objetivo de facilitar a gravidez. A IIU é realizada em uma clínica de fertilidade e é indicada para casais que têm dificuldades para conceber de forma natural devido a problemas de fertilidade relacionados ao sêmen ou ao útero, ou em casos de infertilidade inexplicável. Durante o procedimento de IIU, o sêmen é coletado e preparado em um laboratório de fertilidade, e depois é inserido na cavidade uterina da mulher através de um cateter fino e flexível, que é inserido através da vagina e do colo do útero. A IIU pode ser realizada com sêmen do parceiro ou de um doador e pode ser utilizada em conjunto com outros tratamentos de fertilidade, como a fertilização in vitro. É importante ressaltar que o sucesso da IIU depende de diversos fatores, como a idade da mulher, o diagnóstico do casal e a qualidade do sêmen utilizado.

Congelamento de óvulos

O congelamento de óvulos é um procedimento médico que permite a conservação de óvulos femininos por um período prolongado de tempo, com o objetivo de preservar a fertilidade da mulher. O congelamento de óvulos é realizado em um laboratório de fertilidade e pode ser indicado para mulheres que desejam preservar sua fertilidade por razões médicas, como o tratamento de doenças que podem afetar a fertilidade, ou por razões pessoais, como adiar a gravidez para uma idade mais avançada. Durante o processo de congelamento de óvulos, os óvulos são retirados do ovário da mulher e são congelados por meio de um processo chamado criopreservação, que consiste em resfriar os óvulos a temperaturas muito baixas para preservar suas características e sua capacidade de serem fertilizados. Depois de congelados, os óvulos podem ser armazenados por um período prolongado de tempo e, quando a mulher estiver pronta para engravidar, os óvulos podem ser descongelados e utilizados em um procedimento de fertilização assistida, como a fertilização in vitro.

Diagnóstico pré implantacional

O diagnóstico pré-implatacional em reprodução humana é um procedimento médico que consiste em avaliar os embriões gerados a partir de um procedimento de reprodução assistida, como a fertilização in vitro, antes de serem transferidos para o útero da mulher. O objetivo do diagnóstico pré-implatacional é identificar possíveis problemas genéticos ou cromossômicos nos embriões, de forma a aumentar as chances de sucesso da gravidez e diminuir o risco de aborto ou de doenças genéticas no feto. O diagnóstico pré-implatacional é realizado em um laboratório de fertilidade e pode ser indicado para casais que têm risco aumentado de ter um bebê com doenças genéticas, como casais que são portadores de mutações genéticas hereditárias ou que têm idade avançada, ou para casais que já tiveram abortos ou bebês com doenças genéticas em gravidezes anteriores. Durante o procedimento de diagnóstico pré-implatacional, os embriões são avaliados por meio de testes genéticos que permitem identificar possíveis problemas cromossômicos ou genéticos, de forma a selecionar os embriões mais saudáveis para serem transferidos para o útero da mulher.

FIV com Ciclo Natural

A fertilização in vitro com ciclo natural (FIV-CN) é um procedimento de reprodução assistida que consiste em realizar a fertilização in vitro sem a utilização de medicações para estimular a ovulação. A FIV-CN é realizada em mulheres que ovulam de forma espontânea e é indicada para casais que têm dificuldades para conceber de forma natural devido a problemas de fertilidade relacionados ao sêmen, ao útero ou às trompas de Falópio, ou em casos de infertilidade inexplicável. Durante a FIV-CN, os óvulos são retirados do ovário da mulher de forma natural, sem a necessidade de medicação para estimular a ovulação, e são fertilizados com o sêmen do parceiro ou de um doador em um laboratório de fertilidade. Depois de fertilizados, os embriões gerados são transferidos para o útero da mulher, de forma a tentar estabelecer uma gravidez.

Inseminação Artificial

A inseminação artificial é um procedimento de reprodução assistida que consiste em introduzir o sêmen do parceiro ou de um doador diretamente no útero da mulher, de forma a tentar estabelecer uma gravidez. A inseminação artificial é indicada para casais que têm dificuldades para conceber de forma natural devido a problemas de fertilidade relacionados ao sêmen, como baixa contagem de espermatozoides ou alterações na motilidade espermática, ou para mulheres que têm problemas para engravidar devido a alterações do útero ou das trompas de Falópio, como obstrução tubária ou endometriose. Durante a inseminação artificial, o sêmen é preparado e tratado em um laboratório de fertilidade, de forma a selecionar os espermatozoides mais aptos a fertilizar os óvulos. Em seguida, o sêmen é introduzido no útero da mulher por meio de um catéter especial.

Namoro/Coito programado

O coito programado é um tipo de tratamento de reprodução assistida que consiste em orientar a mulher e o parceiro sobre o melhor momento para terem relações sexuais durante o ciclo menstrual, de forma a aumentar as chances de conceber. O coito programado é indicado para casais que têm dificuldades para conceber de forma natural devido a problemas de fertilidade relacionados ao ciclo menstrual, como alterações na ovulação ou no muco cervical, ou para casais que têm dificuldades para determinar o momento da ovulação. Durante o coito programado, a mulher é monitorada por meio de exames hormonais e ultrassonográficos, de forma a identificar o momento da ovulação e orientar o casal sobre o melhor momento para terem relações sexuais. O coito programado é uma opção simples e não invasiva para mulheres que desejam aumentar as chances de conceber de forma natural, e pode ser uma opção para casais que não têm problemas de fertilidade mais graves ou que não desejam recorrer a outros tipos de tratamentos de reprodução assistida.

Doação de óvulos

A doação de óvulos é um procedimento de reprodução assistida no qual uma mulher, chamada doadora, fornece óvulos para outra mulher, chamada receptor, de forma a possibilitar que a receptor tente estabelecer uma gravidez. A doação de óvulos é indicada para mulheres que não têm óvulos próprios ou que têm óvulos de baixa qualidade, como mulheres que têm síndrome dos ovários policísticos ou que têm mais de 35 anos. Também pode ser uma opção para mulheres que têm dificuldades para conceber devido a problemas nas trompas de Falópio ou no útero, ou para casais que desejam evitar que os problemas de fertilidade sejam transmitidos aos filhos. Durante a doação de óvulos, a doadora recebe medicações para estimular a produção de óvulos e os óvulos são retirados do ovário da doadora por meio de uma punção folicular. Em seguida, os óvulos são fertilizados com o sêmen do parceiro da receptor ou de um doador em um laboratório de fertilidade, e os embriões gerados são transferidos para o útero da receptor, de forma a tentar estabelecer uma gravidez.  

Conclusão

Em resumo, existem diversas opções de tratamento disponíveis para casais inférteis, como a inseminação artificial e a fertilização in vitro. É importante que esses casais procurem auxílio médico especializado para identificar o obstáculo que está impedindo a gestação e encontrar a solução mais adequada para as suas necessidades. A medicina moderna oferece muitas possibilidades para que os casais consigam realizar o sonho de ter filhos, mas é necessário seguir as orientações médicas e cuidar da qualidade de vida para promover uma gestação saudável.

Dra. Juliana Amato

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>
error: Alert: Content selection is disabled!!