Pular para o conteúdo
Principal » O que pode causar falso positivo no teste de farmácia?

O que pode causar falso positivo no teste de farmácia?

A menstruação atrasou, você se encheu de expectativas, fez um teste de farmácia e deu positivo. Porém, quando foi confirmar a gravidez por meio do exame de sangue (BHCG) e de ultrassonografia, descobriu que o resultado foi equivocado. Parece até cena de novela, não é mesmo? Mas infelizmente o resultado falso positivo acontece na vida real, embora não seja tão frequente. Mas por que isso acontece? Apesar de ser confiável, vários fatores podem interferir no resultado do teste de gravidez de farmácia. A seguir você vai conhecer os principais motivos. Continue acompanhando e descubra!

Como funcionam os testes de gravidez de farmácia?

O teste de gravidez de farmácia detecta o hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG) na urina da mulher. Vale destacar que a substância só se faz presente em mulheres grávidas, visto que é produzida pela placenta. Então, ao ser detectada pelo teste de farmácia, existe uma grande chance de que você esteja realmente grávida.

Os fabricantes de testes de farmácias atribuem uma eficácia de 95% a 99% aos seus dispositivos, desde que sejam realizados conforme instruções que acompanham os produtos. Entre as mais comuns, estão as recomendações para que a mulher espere um atraso menstrual de pelo menos 10 dias, utilize a primeira urina da manhã e lave bem a região íntima antes de realizar o teste.

 

O que pode causar um falso positivo no teste de farmácia?

Apesar de raro, o resultado falso positivo pode acontecer por diferentes motivos, entenda adiante.

Uso de medicamentos para tratamento de infertilidade

Alguns medicamentos como o Pregnyl, Ovidrel e o Choriomon-m ajudam no desenvolvimento e maturação dos óvulos, sendo muito utilizados em técnicas de reprodução assistida. Eles possuem o hormônio HCG, cujos níveis podem demorar 3 ou 4 ciclos menstruais para normalizar no organismo. 

Sendo assim, caso você faça um teste de gravidez de durante esse período, corre o risco de ter um diagnóstico falso positivo. Ou seja, um resultado positivo, mesmo que não esteja grávida. Para tirar essa dúvida, uma ultrassonografia transvaginal pode ser prescrita pelo ginecologista ou obstetra.

Aborto espontâneo recente

Outro fator que pode causar um resultado falso positivo no teste de farmácia é ter acontecido um aborto espontâneo recente. Às vezes, o óvulo é fecundado, mas não consegue se fixar no útero, acaba se deteriorando e é eliminado em forma de menstruação, em um processo mais conhecido como gravidez química.

Nesse caso, provavelmente há resíduos do hormônio gonadotrofina coriônica humana no organismo, que pode inclusive ser detectado pelo teste de farmácia.

Problemas de saúde

Alguns cistos e tumores ovarianos também são produtores de hormônio HCG e podem interferir no resultado do teste de farmácia, indicando um falso positivo. Câncer de mama também pode causar um diagnóstico errado, bem como distúrbios hormonais.

Gravidez ectópica também pode dar falso positivo

Mas o que é uma gravidez ectópica? Em suma, a condição é rara e acontece quando o óvulo é fecundado pelo espermatozóide, mas o embrião começa a se desenvolver fora do útero, como nas trompas, nos ovários, na cavidade abdominal entre outros lugares.

Por oferecer sérios riscos à mulher, a gravidez geralmente é interrompida. Mas, após o processo, ficam ainda resíduos do hormônio HCG.

Teste de farmácia fora do prazo de validade

Além dos motivos listados anteriormente, um resultado falso positivo também pode ser decorrente de um teste de farmácia fora do prazo de validade ou armazenado de forma inadequada (umidade, luz do sol etc.). Por isso, na hora de comprar o teste verifique as informações sobre a validade do produto. Além disso, não se esqueça de verificar as condições físicas da embalagem: ela deve estar lacrada, intacta e seca.

Falso positivo no teste de farmácia e gravidez recente

Conforme já pontuamos, o hormônio HCG demora de 3 a 4 ciclos menstruais para desaparecer do organismo feminino. Dessa forma, caso você tenha dado à luz recentemente, existe uma grande possibilidade de obter um resultado falso positivo no teste de farmácia.

Testes de farmácia mais caros diminuem os riscos de um resultado falso positivo?

A bem da verdade, não existe um teste de gravidez de farmácia melhor do que outro, já que todos detectam o hormônio HCG da mesma forma, através do contato com a urina. O que existe, no entanto, são marcas diferentes e tecnologias menos ou mais modernas.

Alguns testes, por exemplo, são em tiras, enquanto outros possuem um formato de uma caneta. Existem também aqueles que no lugar das duas riscas (ou tiras), apresentam o resultado “grávida”, caso o HCG seja detectado. Todavia, ambos são considerados confiáveis e seguros, pois possuem precisão de 95% a 99%.

Exame de sangue (BHCG) dá falso positivo?

Bom, essa é uma situação ainda mais rara, pois o exame de sangue de gravidez é mais sensível do que o de farmácia e, portanto, mais preciso. Contudo, essa é uma possibilidade, caso a mulher esteja fazendo uso de medicamentos para infertilidade, tenha passado por uma gestação ou gravidez química recente ou ainda, tenha tenha cistos ou alguns tipos de tumores.

Tentando engravidar, mas sem sucesso? A reprodução assistida pode ser a solução

Um dos grandes desafios enfrentados por todas as mulheres que desejam engravidar é lidar com testes de gravidez com resultados negativos ou equivocados. Se esse também tem sido o seu dilema, saiba que você não precisa perder as esperanças. Graças às técnicas de reprodução assistida, você pode realizar o sonho da maternidade!

Na Clínica Fertilidade, a clínica de reprodução humana do Instituto Amato, você encontra os melhores tratamentos de fertilidade possíveis. Nossa avaliação clínica é feita por equipe de profissionais especializados e nossos tratamentos incluem Fertilização In Vitro, Monitorização da Indução da Ovulação, Inseminação Intrauterina, Congelamento de óvulos e muitos outros.

E para tornar o seu tratamento mais completo e humanizado, oferecemos também consultas e acompanhamento para a gestante (pré-natal). Para garantir a sua saúde e o seu bem-estar, além da clínica de fertilidade possuímos também laboratório externo e centro cirúrgico próprio. Gostou? Então entre em contato conosco e marque já a sua consulta.

 

O que você achou?

0 / 5 Resultado 3 Votos 1

Your page rank:

Dra. Juliana Amato

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>