Para engravidar ou evitar uma gravidez indesejada, a mulher deve ficar atenta ao seu período fértil após a menstruação. Portanto, é durante essa fase que acontece a fecundação, com o encontro entre o gameta masculino (espermatozoide) e o gameta feminino (óvulo). O período fértil está diretamente ligado à menstruação e, assim como o fluxo menstrual, acontece todos os meses. Veremos agora quanto tempo depois da menstruação o corpo permanece apto para gerar um bebê.
Sumário
Período fértil, ciclo menstrual e menstruação: o que tem a ver?
O ciclo menstrual é o intervalo entre uma menstruação e outra e começa a ser contado a partir do primeiro dia da menstruação daquele mês até o primeiro dia da menstruação seguinte.
Algumas mulheres têm ciclos regulares, com dias certos entre as menstruações. Outras não apresentam esse intervalo de forma rigorosa. Possuem ciclos irregulares, com intervalos que variam bastante sem seguir uma média.
Até aqui, você viu que o ciclo menstrual e a menstruação estão interligados. E o que tem a ver o período fértil com esses dois termos? Tem tudo a ver. O período fértil acontece, quase sempre, na metade do ciclo menstrual. Se a mulher tem um ciclo de 28 dias, o período fértil acontece por volta do 14º dia do ciclo.
Mulheres que não têm certeza sobre o seu ciclo devem anotar em um calendário o primeiro dia da menstruação e o primeiro dia da próxima menstruação, durante uns 6 meses. Assim, ela terá mais certeza sobre a regularidade do seu ciclo.
Diferença entre ciclo menstrual e período fértil
Então, o ciclo menstrual é o tempo entre uma menstruação e outra. Assim, enquanto o período fértil é quando a menstruação já foi embora e o corpo está pronto para liberar o óvulo e, caso esse óvulo seja fecundado, gestar um lindo bebê.
Resumo
O ciclo menstrual é o processo de alterações hormonais no corpo da mulher que tem como objetivo a reprodução. Ele culmina com a menstruação, que é a descamação do endométrio, a camada dentro do útero. O ciclo menstrual dura de 21 a 35 dias, em média 28 dias, e é dividido em três fases: fase folicular, ovulatória e lútea. Na fase folicular, há altos níveis de FSH (hormônio folículo estimulante) e baixos níveis de estrogênio e progesterona.
O FSH estimula o crescimento dos folículos nos ovários e aumenta a produção de estrogênio, que aumenta a produção de muco vaginal favorável à passagem de espermatozoides. Essa fase dura cerca de 14 dias. Na fase ovulatória, há um aumento de LH (hormônio luteinizante), que marca o fim da fase folicular e faz com que o folículo dentro do ovário ecloda e libere o óvulo, o que é conhecido como ovulação. Essa ovulação dura de 16 a 32 horas. Em seguida, começa a fase lútea, que ocorre logo após a ovulação.
Neste momento, o óvulo liberado forma um cisto de corpo lúteo no ovário, que produz estrogênio e progesterona. A fase lútea dura cerca de 14 dias. Se a gravidez não ocorrer, o cisto de corpo lúteo desaparece e os níveis de estrogênio e progesterona diminuem, o que leva à menstruação.
Transição
Olá! Nesse vídeo nós vamos conversar um pouquinho sobre ciclo menstrual. Você sabe como funciona o seu? Vamos lá.
O ciclo menstrual são as alterações hormonais fisiológicas que ocorrem no corpo da mulher e tem a finalidade de reprodução. O ciclo menstrual ele culmina com a menstruação e a menstruação nada mais é do que a descamação do endométrio.
O endométrio é essa camada que tem dentro do útero. Quando ela descama e sai, é a nossa menstruação. Os ciclos, eles podem durar de vinte e um a trinta e cinco dias com uma média de vinte e oito dias na população em geral.
Vamos conhecer todas as fases do ciclo menstrual? A primeira fase do ciclo é a fase folicular. A fase folicular aonde a gente tem o FSH alto que é o hormônio folículo estimulante e aonde o estrogênio e a progesterona estão baixinhos. O que ocorre é que esse hormônio folículo estimulante, ele age nos folículos que estão dentro dos ovários, fazendo estes crescerem e produzirem mais estrogênio.
Com o aumento do estrogênio, a gente tem um aumento da produção do muco vaginal, por isso que nas fases que antecedem a ovulação, a gente percebe que a gente tem aquele muco com aspecto de clara de ovo, é por conta disso, estrogênio aumenta, aumenta a produção de muco e esse muco, ele é favorável a passagem dos espermatozoides. Essa fase folicular. Ela dura mais ou menos quatorze dias. Após esses catorze dias a gente vai ter um aumento de um outro hormônio chamado LH que é o hormônio luteizante e aqui esse hormônio luteinizante. E aqui, esse hormônio luteinizante, ele marca o fim da fase folicular e assim a gente começa a segunda fase do ciclo menstrual que é a fase ovulatória.
A fase ovulatória, ela começa com o pico desse hormônio lluteinizante esse hormônio, ele faz com que o folículo dentro do ovário, ele ecloda e libera o óvulo, é a ovulação. E essa ovulação, ela tem uma duração de dezesseis a trinta e duas horas e aí a gente inicia a terceira fase do ciclo que é a fase lútea, A fase lútea, ela ocorre logo após a ovulação ou seja, logo após que o óvulo, ele sai do folículo. Aqui o que acontece? Há formação do cisto de corpo lúteo no ovário. Por quê? Porque o óvulo saiu desse folículo e formou lá um cistinho de corpo lúteo, esse cisto, ele produz estrogênio e progesterona. Acho que você ou algumas mulheres já foram nessa fase fazer um ultrassom e quando o ultrassonografista fala “nossa!
Olha, você tá um cisto de corpo lúteo” ou depois você vai dar uma olhada no seu exame e fala, nossa, aqui no laudo tem um cisto de corpo lúteo, estou com o cisto, que que eu faço? Na verdade, o cisto de corpo lúteo é esse folículo que eclodiu, então tá tudo bem, ele não é nenhuma patologia, ele não causa problema algum. Nesse ponto, se não ocorre a fecundação, o estrogênio e a progesterona para de ser produzido e aí a menstruação ocorre, porque há o desabamento da camada do endométrio. E é nessa fase que a gente tem essas alterações hormonais é que a gente começa a ter os sintomas da TPM.
Então, tem mulheres que têm esses sintomas mais leves, outras tem os sintomas mais agudos que podem ser enxaqueca, irritabilidade, a gente sente na balança, às vezes, o aumento de peso por maior retenção de líquido, mas essa sensação passa, esses sintomas passam cerca de três a quatro dias.
A medida que a mulher, ela vai amadurecendo, o ciclo menstrual, ele começa a alterar também, então às vezes os ciclos, eles vão ficando mais curtos, às vezes menstrua duas vezes no mês ou às vezes menstrua uma vez só com fluxo muito aumentado que dura dez ou quinze dias ou pode ser um padrão diferente, ela menstrua a cada quarenta dias ou a cada cinquenta dias, às vezes pula mês e são alterações também fisiológicas que fazem parte do nosso processo de amadurecimento como pessoa e como organismo.
E o fato interessante é que em janeiro de 2022 foi publicado na revista The Jornal of North American Menopause Society da Universidade d Pittsburgh e que avaliaram várias mulheres e a conclusão que esse estudo chegou é que as mulheres que já começam a ter essa alteração de menstruação antes mesmo de entrar na menopausa tão esses ciclos menstruais começam a ficar irregulares tanto pra diminuição do intervalo quanto pro aumento de intervalo, ela tem um aumento da chance de desenvolver doença cardíaca.
Por isso que é muito importante quando você mulher começa a ter alguma alteração na sua menstruação tanto pra mais quanto pra menos que você procure o ginecologista. O ideal é que a mulher, ela tenha um acompanhamento em todas as suas fases hormonais, mas essa é uma fase que a gente tem que ficar mais de olho, porque a gente pode prevenir doenças cardíacas futuras que podem se desenvolver justamente nessa fase. Espero que cês tenham gostado desse vídeo e não se esqueça de inscrever-se no nosso canal, dá o seu like, ative o sininho de notificação, fale pra uma amiga que tá precisando de umas dicas e até a próxima!
O período fértil feminino é aquele em que a mulher tem maior chance de engravidar, pois é quando ocorre a ovulação, ou seja, a liberação de um óvulo pelo ovário. Alguns dos sintomas do período fértil são aumento da libido, aumento da sensibilidade dos seios, corrimento semelhante à clara de ovo e aumento da temperatura basal.
É possível calcular o período fértil através do método do calendário, do método da temperatura basal ou do método dos dias férteis. É importante destacar que esses métodos são apenas uma aproximação e não são 100% precisos. O uso de métodos contraceptivos também é uma forma de evitar a gravidez durante o período fértil.
Quantos dias após a menstruação é o período fértil
Se o período fértil acontece depois da menstruação, quantos dias após o fluxo menstrual ele começa? Para visualizar melhor essa pequena conta, sugiro usar um calendário e anotar o primeiro dia da sua penúltima menstruação e o dia seguinte da sua última menstruação, ou da próxima, caso você saiba certinho quando ela deverá chegar.
Vamos lá. Normalmente, o período fértil da mulher acontece por volta da metade do ciclo menstrual, como já vimos no tópico anterior. Então, basta contar entre 10 e 14 dias após o primeiro dia da menstruação e você terá um momento propício para engravidar.
É uma conta simples, mas que pode confundir um pouco, principalmente quando a mulher não tem um fluxo menstrual bem definido ou quando o seu ciclo é bagunçado, o que é bem comum. Mesmo assim, é importante usar esse número de dias para ter um parâmetro pelo qual se basear.
Resumo
O período fértil é o período em que a mulher pode engravidar. Para determinar o seu período fértil após a menstruação, é preciso conhecer o ciclo menstrual da mulher. Se o ciclo é regular, o período fértil geralmente ocorre entre o 10º e o 14º dia. Se o ciclo é mais curto, o período fértil pode ocorrer entre o 8º e o 10º dia. Se é mais longo, o período fértil pode ocorrer entre o 15º e o 18º dia. Alguns sinais podem indicar o período fértil, como dor pélvica, aumento do muco vaginal e aumento da temperatura. No entanto, esses sinais não são confiáveis em todos os casos. Os testes de LH disponíveis na farmácia são uma opção confiável para determinar o período fértil. A fertilização ocorre quando o espermatozoide encontra o óvulo e o fertiliza. A implantação ocorre quando o embrião se implanta no endométrio.
Transcrição
Olá meu nome Juliana Amato. Hoje nós vamos conversar um pouquinho sobre a determinação do período fértil. Muitas pacientes escrevem perguntando como que determina o seu período fértil. Não é uma coisa muito simples de se fazer. Se você tem um ciclo menstrual com dias pré determinados, por exemplo, regulares de 28 dias. Assim é fácil, mas você sabe porque o seu período fértil vai estar no meio do seu ciclo entre o 10 e o 14 dia do ciclo. Então o ideal no seu período fértil você tem relação entre o 10-14 um dia sim um dia. Se você tem um ciclo mais curto de 20-25 dias aí começa a mudar um pouquinho porque o seu período fértil não vai ser mais naquele período do 10-14. Então o que é necessário fazer puxar essa contagem de dias um pouco mais para trás. Então pra quem tem um ciclo mais curto vai sem ferir o 8 e o 10 dia. Então vai manter relações sexuais nesse período. E para quem tem ciclos de 30 a 35 dias a gente tem que puxar esses dias mais para frente. Ou seja se seria normalmente no 10-14 em relação ao 15-18 um Dia sim e um dia nao . Algumas mulheres mas não a regra, apresentam alguns sinais em seu ponto que prediz em ovulação quais sinais são esses? Por exemplo uma dor no meio do ciclo para dor pélvica mais baixa parecendo uma pontada que as vezes dura um dia um dia e meio. A gente chama de dor é a dor da ovulação. Muitas mulheres sentem, mas muitas não sentem. Para aquelas que sentem essa dor é um indício de ovulação. No período ovulatório existe um aumento do muco vaginal. Então a gente tem a percepção de que a vagina fica mais úmida e com uma secreção mais grudenta mais ___ parece uma gelatina. Isso é indício também do período fértil. Quando tiver essa sensação também manter relação. Que muito é dito na internet é que o aumento da temperatura também prediz a ovulação. Porém esse aumento da temperatura ele é difícil de ser mensurado. Para fazer essa medida a mulher tem que antes de levantar da cama de colocar o pé no chão colocar o termômetro e é uma alteração muito pequena de meio centígrado. Então se ela tiver alguma infecção se ela tiver gripada na época se tiver dormido com muito cobertor vai ser muito difícil a gente mensurar essa diferença de 0,5 centigrado então indico uma outra maneira de saber se está no período fértil e fazer os testes de LH que existem na farmácia. Eles são testes fidedignos e eles diminuem a ansiedade de saber em que período está ovulando. Esses sinais ajudam a gente. Esses sinais ajudam. A direcionar para saber qual a melhor época para ter relação e devemos usá los a nosso favor. Se você gostou do nosso vídeo se inscreva na nossa página. Dê o seu like. Deixe seu comentário aqui abaixo e ative o sininho notificação para receber mais vídeos.
É possível engravidar durante a menstruação?
Não é possível e para entender isso vamos definir a menstruação. O sangue menstrual que a mulher libera todos os meses acontece justamente porque não houve gravidez.
O período fértil não é apenas a liberação do óvulo. É também a preparação completa do útero para acomodar e gerar uma criança.
O corpo da mulher se programa para este evento. Quando isso não acontece, o endométrio (camada que reveste a parede interna do útero) se desprende e é liberada junto com outros tecidos uterinos, originando a menstruação.
Qual a probabilidade de engravidar após o período fértil?
Essa também é uma dúvida muito comum entre as mulheres. Na verdade, a mulher só engravida durante o período fértil porque é quando há a liberação do óvulo. Agora, o que pode acontecer é o ato sexual antes do período fértil, resultando em uma gravidez, às vezes, indesejada.
Explico: o espermatozoide tem uma sobrevida de até 4 dias dentro do útero da mulher. Caso ela mantenha relações sexuais alguns dias antes de entrar no período fértil, é possível que o seu óvulo encontre aquele espermatozoide circulando por ali e gere uma gravidez.
Engravidar depois do período fértil também pode acontecer desta forma. Supondo que você tenha certeza de que está no seu último dia fértil e, então, no dia seguinte mantém relações sexuais sem preservativo.
Caso o seu óvulo tenha sido liberado justamente no último dia fértil, ele permanecerá vivo por cerca de 24 horas e poderá encontrar o espermatozoide, liberado após o ato sexual sem camisinha.
Também pode ser que a mulher não saiba que está dentro do período fértil e acabe engravidando. É muito comum quando ela tem um ciclo irregular ou quando se engana na hora de fazer o cálculo dos seus dias férteis.
É importante lembrar que o nosso organismo não funciona como um relógio, com exatidão de acontecimentos. Inúmeras variações e alterações podem acontecer até mesmo com mulheres que possuem ciclos regulares.
Como eu sei que estou no período fértil?
Para identificar melhor os dias em que está no período fértil ou não, temos algumas dicas que, juntas, aumentam a eficácia dessa informação. O que você deve observar:
- A vagina libera um muco mais grosso e gelatinoso, sem cor e sem cheiro. Esse muco deixa o ato sexual mais agradável;
- O seu apetite sexual aumenta;
- A vontade de comer doces e frituras também fica mais forte;
- Você sente seu corpo mais quente do que nos outros dias;
- Você fica mais irritada, aborrecida sem motivo;
- É possível que você sinta alguma pontada na região do ventre, como uma pequena cólica passageira;
- Seu rosto fica mais oleoso, fazendo com que cravos e espinhas surjam com facilidade.
Algumas mulheres associam estes sintomas a uma possível tensão pré-menstrual (TPM) antecipada. Mas, na verdade, é o corpo que está se preparando para liberar o óvulo, receber o espermatozoide, realizar o encontro entre eles e iniciar uma gravidez.
Lembra que dissemos que o organismo da mulher se prepara para este evento? Todos esses sinais são resultado das funções biológicas do corpo, do gasto de energia e da ação dos hormônios, todos envolvidos nesse processo que acontece todos os meses.
E, quando não acontece, a menstruação desce, como também já explicamos anteriormente.
É muito importante saber todas essas informações sobre o seu corpo. Apesar de serem conceitos básicos, ainda são muito envoltos em dúvidas, preconceito e desinformação, principalmente por causa da resistência da sociedade em falar sobre o assunto.
Caso ainda tenha alguma dúvida sobre esta ou outra questão envolvendo a sua intimidade ou fertilidade, não deixe de consultar o seu ginecologista.
O que você achou?
Your page rank: