Pular para o conteúdo

Quando procurar ajuda para engravidar?

Essa pode ser uma dúvida de muitos casais que estão na expectativa de ter um filho, não vendo a hora de sua chegada. Também pode ser uma questão aquelas pessoas que desconfiam ter alguma condição que dificulte a concepção de um bebê. Para esclarecer essas e outras dúvidas, separamos 8 situações que devem fazer você procurar ajuda médica na hora de engravidar.

Casais que estão há mais de 1 ano tentando engravidar:

A regra é que deve-se procurar ajuda para engravidar após 1 ano de tentativas sem sucesso, pois esse é o período em que a maior parte dos casais levam para conseguir uma gravidez. Se vocês estão tendo vida sexual ativa sem uso de métodos contraceptivos há mais de 1 ano e a concepção não aconteceu, procurem um especialista para orientá-los nos próximos passos.

Homens com baixa contagem de espermatozoides:

Um homem com uma fertilidade saudável tem entre 20 e 15 milhões de espermatozoides por mililitro de esperma. Uma contagem de espermatozoide inferior a 15 milhões diminui as chances de uma concepção. Quando essa condição é detectada, o homem deve procurar um médico que irá orientá-lo como melhorar sua contagem de esperma.

Homens com espermatozoides com má formação:

Existe também a possibilidade dos espermatozoides possuírem anomalias em sua formação.

Estes, portanto, não conseguem fecundar o óvulo. Homens que possuem espermatozoides com má formação devem procurar um urologista a fim de conseguir uma gravidez.

Homens com problemas no aparelho reprodutor:

Certas condições no sistema genital masculino dificultam a gravidez por obstruir a passagem do esperma ou alterar sua qualidade. Condições como varicocele, fimose, criptorquidia, fibrose cística e processos infecciosos no sistema genital devem ser acompanhadas por um médico.

LEIA TAMBÉM:  A obesidade e a saúde reprodutiva do homem. A obesidade causa infertilidade.

Mulheres que possuem um ciclo menstrual irregular:

O fato do ciclo menstrual de uma mulher estar irregular sinaliza que a ovulação não está ocorrendo como deveria. Isso significa que a mulher não consegue produzir um óvulo, todo mês e, devido a isso, sua menstruação não acontece regularmente. Neste caso, deve-se procurar um ginecologista para que se avalie a causa do problema e se inicie um tratamento apropriado.

Mulheres com mais de 35 anos de idade:

Se a mulher tem mais de 35 anos de idade, o casal deve tentar engravidar durante 6 meses.

Após esse período, é crucial que procurem ajuda médica. A partir dos 35 anos a mulher produz óvulos com menos qualidade e isso acaba dificultando a gravidez. Sendo assim, quanto mais cedo se procurar o médico, maior é a chance de sucesso de uma gestação.

Mulheres com histórico de 3 ou mais abortamentos:

O histórico de abortamentos é motivo para procurar ajuda, pois é necessário identificar suas causas e planejar com cuidado a próxima gestação. A fim de evitar complicações para a mamãe e o bebê, a gestação deve ser acompanhada de perto por um médico.

Mulheres com problemas no aparelho reprodutor:

Problemas como útero septado, endometriose, ovário policístico ou obstrução tubária são motivos para se buscar ajuda médica logo que se decidir ter um filho. São condições que dificultam a concepção.

É bastante normal que exista uma ansiedade a partir do momento em que se decide ter um filho. Porém, é significativo lembrar que é natural que o resultado positivo demore mais que o desejado. Nessas horas, o essencial é que o casal se apoie e continue tentando, procurando ajuda quando for preciso.

 

Dra. Juliana Amato

LEIA TAMBÉM:  Pré natal na gestação de fertilização in vitro (FIV): video

O que você achou?

0 / 5 Resultado 0 Votos 0

Your page rank:

Dra. Juliana Amato

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>