Pular para o conteúdo
Principal » Escolhendo o Melhor Tratamento de Infertilidade: Orientações da Dra. Juliana Amato

Escolhendo o Melhor Tratamento de Infertilidade: Orientações da Dra. Juliana Amato

A infertilidade é uma condição que afeta muitos casais em todo o mundo. É definida como a incapacidade de conceber após um ano de tentativas regulares de gravidez sem o uso de contraceptivos. No entanto, essa definição pode variar conforme a idade e condições específicas de saúde.

Resumo

Neste vídeo, Juliana Amato, especialista em ginecologia, obstetrícia e reprodução assistida, aborda a questão da infertilidade e fornece orientações sobre quando procurar tratamento. Ela explica que casais tentando engravidar há mais de um ano, mulheres acima de 35 anos, e pacientes com doenças como câncer, que necessitam de preservação da fertilidade, devem buscar ajuda especializada. A especialista destaca que a infertilidade pode ter causas masculinas, como problemas no espermograma, ou femininas, como a falta de ovulação. Também é mencionado que a fertilidade feminina declina significativamente após os 35 anos devido à redução natural no número de óvulos.

TRanscrição

eu sou Juliana Amato, eu sou especialista em ginecologista obstetrícia e reprodução  assistida.  Hoje nós vamos falar sobre infertilidade, as orientações para quais pessoas devem  procurar o tratamento ou o especialista.  Quem deve procurar o tratamento são os casais que estão há 1 ano em tentativa de engravidar,  as mulheres com mais de 35 anos que não tem o desejo de engravidar por agora ou que estão  tentando engravidar a partir de agora, e os pacientes que tem algum tipo de doença como  o câncer que deverá ser feito a preservação da fertilidade.  Os casais que estão há um 1 ano sem engravidar, deverá ser feito uma avaliação do casal  para saber qual que é a causa mais provável de infertilidade, se é masculina ou se é  feminina.  A causa mais comum de infertilidade das causas femininas são as anovulatórias a falta de  ovulação e nas causas masculinas é as [zostermia] ou alguma alteração do espermograma.  Pacientes acima de 35 anos, sabe-se que com 35 anos a nossa fertilidade ela dá uma decaída,  porque a mulher ela nasce com número de óvulos que ela vai gastar ao longo de sua vida, quando  ela menstrua a primeira vez ela começa a gastar esses óvulos, a depletar esses óvulos  e com 35 anos se vê que essa queda de óvulos se acentua cada vez mais então, ela tem uma  quantidade diminuída e se ela quiser ter um filho ou mais, ela tem que pensar numa  primeira gravidez antes dos 35 anos.  E as pacientes que estão em tratamento de câncer tanto de ovário quanto câncer de  mama tem que ser orientadas a preservação da fertilidade, elas vão ter que fazer uma  quimioterapia então, elas precisam preservar os seus óvulos, ou seja, congelar.

Quem Deve Buscar Tratamento para Infertilidade?

  1. Casais que Não Conseguem Conceber Após Um Ano de Tentativas: Casais que estão tentando engravidar há um ano sem sucesso devem considerar uma consulta com um especialista em fertilidade. Esse período de tempo é um indicativo padrão para avaliar a possibilidade de infertilidade.
  2. Mulheres com Mais de 35 Anos: A idade é um fator crucial na fertilidade feminina. Mulheres com mais de 35 anos que estão tentando engravidar ou que planejam ter filhos no futuro devem buscar orientação especializada. Isso se deve ao declínio natural da quantidade e qualidade dos óvulos com a idade.
  3. Indivíduos com Condições de Saúde Específicas: Pessoas que têm condições de saúde que podem afetar a fertilidade, como o câncer, devem buscar orientações sobre a preservação da fertilidade antes de tratamentos que possam comprometer a sua capacidade reprodutiva, como a quimioterapia.

Causas Comuns de Infertilidade

  • Causas Femininas: A anovulação, ou seja, a falta de ovulação, é uma das causas mais comuns de infertilidade nas mulheres. Outras causas incluem problemas com as trompas de falópio e o útero, além de condições hormonais que afetam a ovulação.
  • Causas Masculinas: Nas causas masculinas, problemas com a qualidade ou quantidade de espermatozoides são frequentes. Alterações no espermograma, como baixa contagem de espermatozoides ou problemas na motilidade, são indicativos de infertilidade masculina.

Avaliação e Diagnóstico

O processo de avaliação da infertilidade geralmente começa com uma consulta detalhada sobre o histórico médico e tentativas de concepção do casal. Exames físicos e testes laboratoriais são realizados para determinar a causa subjacente da infertilidade. Em mulheres, isso pode incluir ultrassonografia e testes hormonais, enquanto os homens podem necessitar de um espermograma detalhado.

Conclusão

Buscar tratamento para infertilidade pode ser um caminho emocionalmente desafiador para muitos casais. No entanto, com os avanços na medicina reprodutiva, muitas opções de tratamento estão disponíveis, incluindo medicamentos para fertilidade, inseminação artificial e fertilização in vitro (FIV). É essencial buscar apoio e orientação de profissionais qualificados para aumentar as chances de uma gravidez bem-sucedida.

Dra. Juliana Amato

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>