Pular para o conteúdo
Principal » Doação de óvulos

Doação de óvulos

Em meio à jornada de enfrentamento da infertilidade, a doação de óvulos surge como um farol de esperança para muitas mulheres. Este artigo é um mergulho profundo nesse universo, explorando desde as indicações e implicações desse procedimento, até a perspectiva emocional e física tanto para a doadora quanto para a receptora. Se você está considerando essa opção ou simplesmente busca entender mais sobre a reprodução assistida, esta leitura é para você.

Sumário

Algumas mulheres não podem produzir óvulos, geralmente porque seus ovários não estão funcionando ou foram removidos. Se você está nessa situação, você pode desejar considerar receber doação de óvulos – ou seja, usar óvulos de outra mulher – para engravidar.

Você deve ser indicada para essa opção se:

  • seus ovários pararam de funcionar mais cedo, ou após a quimioterapia ou radioterapia ou
  • você tem uma anormalidade no cromossomo, como síndrome de Turner ou
  • seus ovários foram removidos.

Também pode ser indicado esta opção se você não teve sucesso com a FIV ou se há um alto risco de transmitir uma doença genética para seus filhos.

Se está considerando receber doação de óvulos, o especialista em reprodução humana vai aconselhar sobre o que o tratamento vai significar para você, para as crianças que você já tem, e para todas as crianças que você pode ter como resultado do tratamento.

Doando seus óvulos

Se você está considerando doar seus óvulos, seu médico deve oferecer à você informações sobre os riscos associados com a estimulação ovariana e a coleta de óvulos. Todos as doadoras de óvulos em potencial devem conversar com médico responsável para ajudá-las a pensar sobre as implicações da doação para si, seus próprios filhos e quaisquer crianças que possam ter como resultado da doação.

Ocasionalmente, uma mulher em tratamento de fertilidade pode optar por doar alguns dos seus óvulos em troca de um benefício, como a FIV com desconto. Seus óvulos são então doados para uma mulher que é incapaz de produzir seus próprios óvulos. Isso às vezes é chamado de “partilha de óvulos”. Qualquer pessoa que esteja considerando tomar parte em tal procedimento deve ser indicada à oportunidade de ver um conselheiro independente para falar sobre o que isso significará para elas.

Vídeo

Neste vídeo, discutimos um tema complexo e essencial para muitas mulheres e casais: a doação de óvulos no Brasil. Exploramos a realidade de muitas mulheres que enfrentam problemas de infertilidade, seja devido à idade avançada, doenças como endometriose, falência ovariana precoce, ou tratamentos de câncer que afetam a reserva ovariana. Explicamos quando e por que um casal pode optar pela recepção de óvulos doados e quais são as indicações para tal.

Abordamos também as regras para a doação de óvulos no Brasil, que proíbem qualquer caráter comercial ou lucrativo nesse processo. Elucidamos quem pode ser doador de óvulos, o aspecto altruísta desta doação e a necessidade de anonimato e cuidado com a consanguinidade. Além disso, apresentamos a opção de usar bancos de óvulos estrangeiros e as vantagens que eles podem trazer em termos de informações disponíveis sobre a doadora.

Este vídeo é uma fonte de informações essenciais para quem está considerando a doação ou recepção de óvulos, além de ser um recurso útil para entender melhor como a doação de óvulos funciona no Brasil. Se você tem dúvidas adicionais, não hesite em deixar um comentário. Inscreva-se no nosso canal e ative as notificações para ficar por dentro das próximas discussões.

O vídeo aborda o funcionamento da doação de óvulos no Brasil, destacando sua importância para mulheres e casais que enfrentam dificuldades com a infertilidade. São exploradas as indicações para a recepção de óvulos doados, incluindo idade avançada, dificuldades persistentes para engravidar, tratamentos de câncer que afetam a reserva ovariana, falência ovariana precoce e casos de casais do mesmo sexo masculino.

O processo de doação é regido por regras específicas no Brasil, sendo um ato altruísta e não comercial, podendo ser feito por qualquer mulher entre 17 e 38 anos. Destaca-se também a importância do anonimato e o cuidado com a consanguinidade. A opção de usar bancos de óvulos estrangeiros é mencionada, com o benefício de ter mais informações disponíveis sobre a doadora. Ao final, encoraja-se os espectadores a deixarem suas dúvidas e a se inscreverem no canal para mais informações.

Olá hoje aqui nesse vídeo a gente vai conversar sobre um assunto que muitas mulheres que passam pelo tratamento de fertilização in vitro tem dúvida que é como funciona a doação de óvulos no Brasil a gente sabe que muitas mulheres atualmente tem problemas de infertilidade ou seja porque resolveram engravidar mais tarde ou porque tem alguma doença paraexistente como endometriose que diminui a sua reserva ovariana ou mulheres que descobriram-se numa idade mais jovem com uma baixa reserva ovariana e que tem dificuldade de engravidar com os próprios óvulos e tem que se valer de outros métodos para obter uma gestação Então qual é a indicação da recepção de óvulos doados da mulher ou do casal primeiro quando a mulher já está numa idade avançada acima de 40 anos que ela não consegue mais engravidar com os próprios óvulos já está tentando há muito tempo e não tem sucesso

que estão tentando engravidar há muito tempo mas que não estão tendo sucesso se a gente faz todos os exames no casal a gente não acha nenhuma causa para essa infertilidade porém a gravidez não chega podem ser mulheres mais jovens mas que não estão conseguindo engravidar então a gente pode usar ovos doados nessa condição também mulheres que tiveram câncer e tiveram que fazer tratamento de quimioterapia de radioterapia E com isso elas perderam sua reserva variana também pode se utilizar de óculos doados Vamos abrir um parênteses aqui a mulher quando ela tem um diagnóstico de câncer dependendo do tipo de câncer que é e que está a gente está ela pode antes da quimioterapia fazer uma indução da ovulação para retirar os seus óvulos e congela-los para ela usar no futuro próximo a gente chama de preservação da fertilidade mas a gente sabe que muitas mulheres às vezes descobrem esse câncer e já está no estádio mais avançado e que não tem um tempo hábil de esperar um mês para estimular essa ovulação mulheres jovens que estão com uma falência ovariana precoce que vão ao ginecologista avaliar sua a sua reserva variana e ela já está bem baixinha e para casais amam afetivos masculinos que desejam obter uma gravidez ter um filho aí eles podem usar o recurso de óvulo doado com uma barriga de aluguel útero de substituição

aqui no Brasil a gente tem regras bem estabelecidas quanto a doação de óvulos ela não pode ter um caráter comercial lucrativo e quem pode ser doador de óvulos no Brasil pode ser qualquer mulher com 17 a 38 anos de idade podem ser mulheres que estejam em tratamento de fertilização in vitro para engravidar por outras causas ou por um fator masculino ou por um fator tubário e que tem excedentes de óvulos e ela pode doar esses excedentes de óvulos para o banco de óvulos para ser utilizado por outra mulher Lembrando que aqui a doação ela sempre tem um caráter altruísta e sem fins lucrativos ou seja aqui no Brasil a mulher não é paga para doar os seus óvulos e podem ser doador de óvulos também parentes de até quarto grau daquele casal Mas tem que tomar cuidado para não ter consanguinidade

no Brasil a doação de óvulos ela tem um aspecto sigiloso ou seja quem está recebendo os óvulos não conhece a doadora ou seja não sabe os dados da doadora que não tem nenhuma doença genética faz toda toda uma pesquisa antes né dessa mulher ser doadora mas quem está recebendo não sabe quem é a doadora outra opção que pode ser usada como banco de óvulos são os bancos de óvulos estrangeiros aqui no Brasil a gente usa alguns bancos de óculos europeus ou americanos e qual que é a vantagem de usar um banco estrangeiro a vantagem é que você tem acesso aos dados daquela pessoa por exemplo uma mulher vai escolher os óvulos de outra mulher esses bancos eles fornecem a foto daquela mulher doadora para você ver pelas características dela se te agradam e se parecem com você porque tem essa questão também tem que se parecer com a mãe né com quem vai receber os ovos Então a gente tem como liberar essas fotos as mulheres vem essas fotos dessa mulher hoje em dia e uma foto de quando era criança além disso a gente tem como ver um histórico inteiro dessa paciente desde Gosto se gosta de música os gostos culturais artistas tipos de música que gosta religião que é isso dá uma sensação de mais segurança para aquele casal que está escolhendo um óvulo doado e se você tem mais alguma dúvida aqui do nosso assunto deixa que seu comentário inscreva-se no nosso canal e Ative o Sininho de notificação até o próximo [Música]

[Música]

O que você achou?

0 / 5 Resultado 0 Votos 0

Your page rank:

Marcações:
Dra. Juliana Amato

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>