Pular para o conteúdo

Termos explicados

Inseminação Artificial

Um procedimento que envolve a inserção de esperma diretamente no útero de uma mulher ou no cérvix (o colo do útero) para ajudar a engravidar.

Reprodução Assistida

Tratamentos que permitem que as pessoas engravidem sem ter relações sexuais. Métodos incluem inseminação intra-uterina (IIU), fertilização in vitro (FIV)injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI), inseminação de doador e doação de óvulo.

Índice de Massa Corporal (IMC)

Medida utilizada para definir o intervalo de peso saudável. Seu IMC é calculado dividindo seu peso em quilogramas pela sua altura em metros ao quadrado (ou seja, sua altura em metros, multiplicada por ela mesma). A obesidade influencia a fertilidade.

Cromossomo

Uma estrutura segmentada encontrada em células que contém a informação genética de uma pessoa sob a forma de genes.

Ciclo

Um único curso de tratamento. Na fertilização in vitro, um ‘ciclo completo’ é um em que os embriões produzidos a partir de óvulos recolhidos após a estimulação ovariana são colocados no útero dentro de alguns dias de sua formação, com quaisquer embriões restantes de boa qualidade sendo congelados para serem usados mais tarde. Quando estes embriões congelados são usados mais tarde, isto ainda é considerado como parte do mesmo ciclo.

Óvulo

A célula reprodutiva feminina. Uma mulher geralmente produz 1 óvulo em um ciclo mensal normal.

Embrião

Um óvulo fertilizado.

Trompas de Falópio

LEIA TAMBÉM:  É possível engravidar mesmo quando o homem ejacula fora?

O par de trompas que conduzem os ovários de uma mulher até o seu útero. É nas trompas de Falópio que ocorre a fertilização do óvulo por um espermatozoide, na concepção natural.

Folículos

Um pequeno saco no ovário em que os óvulos se desenvolvem.

Gonadotrofinas

Hormônios que uma mulher pode tomar para estimular os ovários a produzirem óvulos. Eles podem ser dados durante a indução de ovulação e estimulação ovariana. Em homens, podem ser usados para estimular a produção de esperma.

Fertilização In vitro (FIV)

Uma técnica na qual óvulos são coletados de uma mulher e fertilizados fora do corpo dela. Um ou 2 dos embriões gerados são então transferidos para o útero. Se um deles se fixa com êxito, isso resulta em uma gravidez.

Inseminação intra-cervical

Um procedimento em que o esperma é colocado no cérvix de uma mulher (o colo do útero) para ajudar a conceber.

Inseminação intra-uterina

Um procedimento em que o esperma é colocado dentro do útero para ajudar a engravidar.

Laparoscopia

Uma operação de ‘buraco de fechadura’ feita com anestesia geral, em que o cirurgião usa um instrumento telescópico (laparoscópio) muito pequeno para examinar ou operar em uma área na pelve feminina.

Gravidez Múltipla

Uma gravidez em que a mulher gera mais de 1 bebê. Gravidezes múltiplas carregam maiores riscos de saúde para a mãe e os bebês.

Estimulação Ovariana

O uso de gonadotrofinas para estimular os ovários a produzirem mais de 1 óvulo de uma só vez, como parte do tratamento de fertilização in vitro.

Síndrome de hiperestimulação ovariana

Uma condição potencialmente grave que ocorre quando os ovários ‘sobre reagem’ aos medicamentos de fertilidade.

Ovários

Dois pequenos órgãos no sistema reprodutivo de uma mulher que produzem folículos e óvulos.

LEIA TAMBÉM:  Dúvidas Frequentes

Ovulando

Ver ovulação.

Ovulação

O processo no qual os ovários produzem óvulos. No ciclo natural da mulher, a ovulação ocorre quando um óvulo maduro é liberado do ovário a cada mês.

Indução de Ovulação

O uso de medicamentos de fertilidade para controlar ou estimular a ovulação de uma mulher.

Sêmen

O fluído contendo espermatozoides que é produzido por um homem durante a ejaculação.

Espermatozoide

A célula reprodutiva masculina, que fertiliza o óvulo da mulher.

Obtenção Cirúrgica de Espermatozoides

Um pequeno procedimento cirúrgico para obter o esperma dos testículos em homens que não podem ejacular ou que têm um bloqueio no fluxo de esperma em seus testículos.

Ultrassonografia

Um exame que usa ondas sonoras de alta frequência para fornecer imagens dos órgãos internos.

 

Temos mais termos ainda definidos em nosso glossário da infertilidade.

O que você achou?

0 / 5 Resultado 0 Votos 0

Your page rank:

Dra. Juliana Amato

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>