Pular para o conteúdo
Principal » Videos » Congelamento de Óvulos: Uma Janela para o Planejamento Familiar

Congelamento de Óvulos: Uma Janela para o Planejamento Familiar

O congelamento de óvulos, tecnicamente conhecido como criopreservação de óvulos, é um avanço significativo na medicina reprodutiva, oferecendo às mulheres maior autonomia sobre quando escolhem ter filhos. Esta técnica é particularmente benéfica em diversas circunstâncias, tanto médicas quanto pessoais.

Resumo

Juliana Amato, neste vídeo, explora a temática do congelamento de óvulos, enfatizando a melhor idade para esse procedimento, que é até os 35 anos. Ela destaca que o congelamento é ideal para mulheres que desejam adiar a gravidez para se dedicar aos estudos, carreira ou viagens, e também para aquelas diagnosticadas com qualquer tipo de câncer. Juliana explica detalhadamente o processo de congelamento, que inclui estimulação hormonal e aspiração dos óvulos, e como estes podem ser preservados por vários anos. Além disso, ela aborda as implicações de descongelar e usar os óvulos mais tarde, especialmente após os 40 anos, citando os riscos de complicações durante a gravidez.

Transcrição

olá meu nome é juliana Amato hoje a gente vai conversar um pouquinho sobre o  congelamento de óvulos qual a melhor idade para congelar os seus ovos  até os 35 anos de idade e pra quem é indicado o congelamento de óvulos é  indicado para mulheres que não têm nenhuma perspectiva de gravidez que  queira postergar a sua gravidez para estudar para fazer um doutorado mestrado  ou mesmo para viajar e que não quer engravidar antes dos 35 anos para  mulheres que foram diagnosticadas com câncer  qualquer tipo de câncer porque quando tem se o diagnóstico do câncer vai fazer  a cirurgia para retirada do tumor e provavelmente vai ter que depois dessa  cirurgia fazer um tratamento de radioterapia ou quimioterapia  o que vai diminuir a sua fertilidade porque essas medicações elas agem nas  células cancerígenas mas elas agem nas células boas também  então a gente tem que preservar as células ovarianas a gente tem que  preservar esses folículos esses novos dessa dessas mulheres como é realizado o  tratamento a o congelamento de óvulos a gente faz uma estimulação da ovulação  essa estimulação da população são hormônios e injetáveis mais ou menos de  10 a 12 dias de hormônios ea gente acompanha por meio de ultrassom  transvaginal o crescimento desses folículos partir do momento que esses  políticos eles estão em um tamanho adequado toma-se uma outra medicação  injetável que vai fazer ovo lar 36 horas depois  nessas 36 horas depois toma se uma anestesia  dorme-se 15 minutinhos e por meio de aspiração guiada por 1-1 transvaginal a  gente retira esses ovos esses óvulos são classificados no mesmo  dia pelo laboratório e são congelados os óvulos maduros e por quanto tempo esses  ovos podem ser mantidos congelados não tem uma data específica  eles podem ficar congelados por vários anos  e podem ser descongelados a qualquer momento  depois dessa retirada de óvulos vida normal não precisa ter nenhum nenhum  acompanhamento específico nem um tratamento específico podendo voltar às  suas atividades no dia seguinte e qual é a melhor época para se  descongelar esses jogos e fazer um tratamento de fertilização assistida  o ideal é que até 40 anos mas se não for possível em casos de mulheres de 50 anos  mas o ideal é que seja um pouquinho antes porque com 50 mulheres a entrar  num processo de menopausa onde tem várias alterações hormonais e aí fica um  pouquinho mais complexo que aumentam as chances de falhas de implantação  aumentam as chances de diabetes gestacional uma hipertensão na gravidez  e é considerado uma gravidez de alto risco  se você gostou desse vídeo se inscreva no canal  deixe o seu comentário ative o cinema de notificação para receber mais vídeos  [Música]

A Melhor Idade para Congelar Óvulos

Biologicamente, a qualidade e quantidade dos óvulos de uma mulher diminuem com a idade, especialmente após os 35 anos. Portanto, os especialistas frequentemente recomendam que o congelamento de óvulos seja considerado idealmente antes dessa idade. Congelar óvulos nessa fase da vida aumenta as chances de sucesso em futuras tentativas de fertilização in vitro (FIV), pois os óvulos retidos são de melhor qualidade.

Indicações para o Congelamento de Óvulos

  1. Adiamento da Maternidade por Razões Pessoais ou Profissionais: Mulheres que desejam priorizar sua educação, carreira ou outros objetivos pessoais antes de iniciar uma família podem optar por congelar seus óvulos. Isso lhes permite buscar seus sonhos sem a pressão do relógio biológico.
  2. Condições Médicas e Tratamentos que Afetam a Fertilidade: Para mulheres diagnosticadas com câncer, o congelamento de óvulos antes do início do tratamento (como quimioterapia ou radioterapia) é crucial. Esses tratamentos podem comprometer a fertilidade, tornando a criopreservação uma opção valiosa para preservar a capacidade reprodutiva.

O Processo de Congelamento de Óvulos

O processo envolve várias etapas-chave:

  • Estimulação Ovariana: Hormônios são administrados para estimular os ovários a produzir múltiplos óvulos. Este processo dura cerca de 10 a 12 dias.
  • Monitoramento: O desenvolvimento dos óvulos é cuidadosamente monitorado através de ultrassons transvaginais.
  • Coleta de Óvulos: Uma vez que os óvulos alcançam o tamanho adequado, uma medicação é administrada para induzir a ovulação. Os óvulos são coletados sob anestesia leve, usando uma agulha guiada por ultrassom.

Conservação e Uso Futuro

Os óvulos coletados são rapidamente congelados e podem ser armazenados por muitos anos. Quando a mulher decide engravidar, os óvulos podem ser descongelados e fertilizados. Embora a idade ideal para tentar a gravidez com óvulos congelados seja até os 40 anos, tecnologias assistidas permitem tentativas mesmo após essa idade, embora com riscos incrementados.

Considerações Finais

O congelamento de óvulos não só empodera as mulheres ao oferecer flexibilidade no planejamento familiar, mas também é uma segurança crucial para aquelas que enfrentam tratamentos que podem comprometer sua fertilidade. É uma ponte entre o presente e o futuro da maternidade, permitindo que as mulheres façam escolhas reprodutivas sem comprometer outros aspectos de suas vidas.

Dra. Juliana Amato

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>