Pular para o conteúdo

Óvulos

Óvulo, em biologia, é a célula sexual feminina (gameta feminino) que, depois de fertilizada por um gâmeta masculino, dá origem ao zigoto, durante o processo da reprodução sexuada.

O óvulo é uma das células mais importantes do sistema reprodutor feminino. Eles se formam dentro do ovário feminino durante o desenvolvimento fetal da mulher e se desenvolvem ao longo dos seus primeiros anos de vida.

Quando os óvulos estão prontos para serem liberados e fecundados a mulher entra em sua idade fértil, tem a sua primeira ovulação e sua primeira menstruação. Esse ciclo se repete a cada mês até que os óvulos se esgotem e a mulher entre na menopausa.

Essas células são essenciais para que a mulher consiga ter filhos, seja de maneira natural ou por meio de tratamentos de fertilidade como a FIV.

O óvulo é peça chave para a realização da FIV.

Durante o procedimento, o corpo da mulher é estimulado a produzir mais óvulos por meio da estimulação ovariana e em seguida acontece a punção folicular em que as células produzidas serão retiradas por meio de punção ovariana guiada por ultrassom endovaginal para a fecundação.

O que você achou?

0 / 5 Resultado 5 Votos 1

Your page rank:

LEIA TAMBÉM:  Muco cervical: o que é, e como varia no ciclo
Dra. Juliana Amato

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

Marcações:
>
error: Alert: Content selection is disabled!!