Popularmente, fala-se de infertilidadeA infertilidade é o resultado de uma falência orgânica de... quando um casal não consegue engravidar após um ano de vida sexual ativa e contínua, sem estar usando qualquer método contraceptivo.
Tecnicamente, a infertilidade é resultado de uma disfunção dos órgãos reprodutores, dos gametas ou do concepto. Já a esterilidadeEsterilidade: Uma condição irreversível que impede a conc... é a impossibilidade que tem o homem ou a mulher de produzir gametas (óvulos e espermatozoide) ou zigotos (resultado da fusão entre óvulos e espermatozoides) viáveis.
Assim, podemos dizer que um casal é infértil quando há diminuição das chances da gravidezA gravidez se refere ao estado resultante da fecundação de..., que podem ser contornadas por medidas médicas, e que é estéril quando há incapacidade de gerar filhos.
O diagnóstico de infertilidade/esterilidade deve ser feito através de uma pesquisa básica sobre fertilidade e sempre envolver o casal, desde o início.
Estatisticamente, a infertilidade decorre em 35% dos casos de fatores masculinos, 45% de fatores femininos (tubo-peritoneal, 35%, e ovulatório, 10%), 10% sem causa aparente e 5% de causas diversas e pouco frequentes. Entretanto, a divisão percentual em fatores é artificial. A associação de causas de infertilidade é freqüente, principalmente a concomitância de fatores masculinos e femininos¹.
Alguns exames ajudam a diagnosticar as causas da infertilidade/esterilidade:
-
UltrassonografiaExame utilizado no lugar dos raios X para visualizar os órg... transvaginal: permite também fazer certos procedimentos da fertilização in vitro;
-
Histerossalpingografia: exame radiológico contrastado que avalia uma possível obstrução das tubas uterinasReprodução Humana é a área da medicina que visa o tratam...;
-
Histeroscopia: exame que permite uma visualização direta da cavidade uterina e complementa a histerossalpingografiaExame de imagem que avaliará a anatomia e funcionalidade da... e a histerossonografia;
-
Espermograma: visa conhecer um dos fatores masculinos, avaliando os graus de concentração, motilidade, vitalidade e morfologia dos espermatozoides.
Outros exames a serem usados em casos específicos são: avaliação do muco cervical, biópsia endometrial, culturas cervicais, pesquisa de anticorpos anti-espermatozoides, exames imunológicos e laparoscopia.
¹Fonte: Speroff & Fritz, 2005.