Pular para o conteúdo

Existe uma fórmula mágica para a gestação?

Está difícil engravidar? Será que existe uma fórmula mágica para a gestação? De acordo com a Dra Juliana Amato, ginecologista do Instituto Amato, não. Segundo a especialista, cada mulher possui sua bio-individualidade, duração de ciclo menstrual diferente entre outras particularidades que as tornam únicas.

Portanto, se você está tentando realizar o sonho da maternidade, mas ainda não conseguiu alcançar esse objetivo, saiba que infelizmente não existe uma receita pronta para o sucesso. Contudo, algumas dicas podem aumentar as suas chances de engravidar; confira a seguir!

Busque o autoconhecimento

Conhecer o próprio corpo é a primeira dica da Dra Juliana para a obtenção de uma gestação. Ela envolve conhecer o seu ciclo menstrual, o seu período ovulatório e possíveis anormalidades decorrentes desse ciclo. 

Diante dessas percepções, o recomendado é que você as anote em um aplicativo de celular para conseguir fazer um calendário do seu período ovulatório. Dessa forma, poderá aumentar o número de relações sexuais nesse período e, assim, acabar engravidando.

 

Cuide da alimentação

Outra dica da especialista em fertilidade e saúde da mulher é adotar uma alimentação equilibrada. Quem está buscando uma gestação deve evitar a todo custo ingerir bebidas alcoólicas em excesso, fumar, consumir produtos industrializados, processados, muita massa e frituras. Essas recomendações ajudam a manter o peso ideal e melhoram a fertilidade.

E por falar em alimentação, você sabia que alguns alimentos podem melhorar a fertilidade e ajudar você a ficar grávida? Confira a seguir o que inserir no cardápio o quanto antes para realizar o sonho da maternidade:

 

  • Frutas cítricas (limão, laranja, abacaxi, acerola, caju, tangerina): excelentes fontes de vitamina C, um antioxidante natural, essas frutas aumentam a imunidade e combatem os radicais livres que podem causar danos nas células reprodutoras femininas, os óvulos;
  • Alimentos fontes de ômega 3 (sardinha, salmão, atum e oleaginosas): o ômega 3 equilibra o sistema reprodutivo da mulher, ajuda a controlar o colesterol e combate o estresse oxidativo celular;
  • Hortaliças (preferencialmente as de coloração verde-escura): verduras como espinafre, brócolis, rúcula, couve e alface são ricas em ferro e folato, mineral e vitamina que melhoram a ovulação, evitam aborto espontâneo e aumentam significativamente as chances de uma gravidez;
  • Inhame (fitormônio): o vegetal possui uma substância chamada diosgenina, que estimula a produção de hormônios femininos, como a progesterona e o estradiol;
  • Ovos: alimentos fontes de vitaminas A, D e B12, além do mineral selênio, equilibra a produção de hormônios femininos e regula o ciclo menstrual.

Conheça a dieta da fertilidade da Dra Juliana Amato.

 

Pratique atividades físicas regularmente

Fazer exercícios físicos distrai a mente, promove consciência corporal, ajuda a controlar o peso e melhora a circulação sanguínea. Mas não apenas isso. 

Praticar atividades físicas com frequência também diminui os níveis de estresse e ansiedade e regula os hormônios. Portanto, a prática contribui para melhorar a produção de espermatozoides e a qualidade dos óvulos, aumentando as chances de uma gestação.

Mas será que é preciso se matar na academia para melhorar a fertilidade? Claro que não! Com apenas 45 minutos de atividades diárias você consegue beneficiar corpo e mente. Atividades como yoga, alongamento e pilates são as melhores opções para quem está tentando engravidar, pois estimulam o ganho de massa muscular, fortalecem a região pélvica e preparam o corpo para a gestação e para o parto.

Cuide da sua região íntima

Outra dica de ouro da Dra Juliana Amato é cuidar da região íntima. Além de manter a higiene local com produtos apropriados, quem está tentando engravidar deve também evitar calças muito apertadas, que causam lesões na região vulvar. Ademais, é preciso ter atenção à depilação e aos métodos adequados.

Faça consultas periódicas com o seu ginecologista

Manter a sua saúde ginecológica em dia é de extrema importância para obter uma gestação tranquila. Nesse sentido, procure manter a periodicidade das consultas e dos seus exames ginecológicos, como o Papanicolau, ultrassonografias e mamografias. 

Essas consultas devem ser feitas anualmente, mas dependendo do caso, como em problemas de saúde e planejamento familiar, podem ser realizadas com mais frequência.

Planeje a sua gestação

Planejar a gravidez inclui colocar em prática todas as dicas anteriores e entre outras de igual forma muito importantes. É preciso ainda avaliar as suas condições financeiras (ou do casal), preparar o espaço físico para receber o novo membro da família e o psicológico para lidar com os desafios diários da maternidade.

LEIA TAMBÉM:  Doença inflamatória pélvica

Além dessas recomendações, a futura mamãe deve buscar desde já um bom profissional para realizar o acompanhamento durante a gestação, ou seja, um bom obstetra. E como confiança não se conquista da noite para o dia, é válido iniciar essa busca o quanto antes. A Fertilidade, clínica de reprodução humana do Instituto Amato, oferece os melhores tratamentos para infertilidade possíveis, além de acompanhamento pré-natal. Saiba mais.

Querendo engravidar ou adiar o sonho da maternidade? Conheça as técnicas de reprodução humana do Instituto Amato

Se você está chegando aos 35 anos e ainda não começou a planejar a gravidez ou está tentando há mais de 6 meses engravidar, buscar ajuda profissional pode ser uma excelente ideia. Em um primeiro momento, um médico ginecologista ou obstetra vai buscar a compreensão do que está acontecendo, solicitar exames complementares para descobrir o problema e indicar as técnicas de reprodução assistida adequadas para a sua necessidade.

Na Fertilidade.org, clínica de reprodução humana do Instituto Amato, você tem acesso aos mais modernos tratamentos para infertilidade possíveis. Além de Fertilização In Vitro (FIV), Inseminação Intrauterina (IIU), Inseminação Artificial, Doação de Óvulos e Coito Programado, fazemos também Congelamento de Óvulos, para quem deseja planejar a gravidez a longo prazo.

Nossa avaliação é feita por uma equipe médica multidisciplinar e é realizada na própria clínica de medicina reprodutiva. Lá, tanto você quanto o seu parceiro (se houver) são investigados para descobrir quais fatores estão impedindo a gestação e qual é o melhor tratamento de infertilidade para o seu caso.

Seja para engravidar mais rápido ou para adiar o sonho da maternidade, a clínica Fertilidade tem a solução ideal para você. Não perca tempo, marque hoje mesmo a sua consulta!

LEIA TAMBÉM:  Pré natal na gestação de fertilização in vitro (FIV): video

 

O que você achou?

0 / 5 Resultado 0 Votos 0

Your page rank:

Dra. Juliana Amato

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>