Óvulo, em biologia, é a célula sexual feminina (gameta feminino) que, depois de fertilizada por um gâmeta masculino, dá origem ao zigoto, durante o processo da reprodução sexuada.
O óvulo é uma das células mais importantes do sistema reprodutor feminino. Eles se formam dentro do ovário feminino durante o desenvolvimento fetal da mulher e se desenvolvem ao longo dos seus primeiros anos de vida.
Quando os óvulos estão prontos para serem liberados e fecundados a mulher entra em sua idade fértil, tem a sua primeira ovulação e sua primeira menstruação. Esse ciclo se repete a cada mês até que os óvulos se esgotem e a mulher entre na menopausa.
Essas células são essenciais para que a mulher consiga ter filhos, seja de maneira natural ou por meio de tratamentos de fertilidade como a FIV.
O óvulo é peça chave para a realização da FIV.
Durante o procedimento, o corpo da mulher é estimulado a produzir mais óvulos por meio da estimulação ovariana e em seguida acontece a punção folicular em que as células produzidas serão retiradas por meio de punção ovariana guiada por ultrassom endovaginal para a fecundação.