Pular para o conteúdo
Principal » Videos » Determinação do período fértil

Determinação do período fértil

Compreender o ciclo menstrual e determinar o período fértil pode ser um desafio para muitas mulheres, especialmente para aquelas que possuem ciclos irregulares. O período fértil é crucial para mulheres que estão tentando conceber, já que é o momento em que a probabilidade de engravidar é mais alta.

Resumo

Juliana Amato, ginecologista, explora a complexidade de determinar o período fértil em mulheres com diferentes durações de ciclo menstrual. Ela explica que para ciclos regulares de 28 dias, o período fértil típico ocorre entre os dias 10 e 14. Para ciclos mais curtos ou mais longos, ajustes são necessários para calcular esse período. Além disso, Juliana discute sinais físicos de ovulação, como dor pélvica e alterações no muco vaginal, e menciona métodos mais técnicos como a medição da temperatura basal e testes de LH disponíveis em farmácias para ajudar a prever a ovulação com mais precisão.

Transcrição

Olá meu nome Juliana Amato.  Hoje nós vamos conversar um  pouquinho sobre a determinação do  período fértil.  Muitas pacientes escrevem  perguntando como que determina o  seu período fértil.  Não é uma coisa muito simples de se  fazer.  Se você tem um ciclo  menstrual com dias pré  determinados, por exemplo, regulares  de 28 dias.  Assim é fácil, mas você sabe  porque o seu período fértil vai  estar no meio do seu ciclo entre  o 10 e o 14  dia do ciclo.  Então o ideal no seu  período fértil você tem relação  entre o 10-14 um  dia sim um dia.  Se você tem um ciclo  mais curto de 20-25  dias aí começa a mudar  um pouquinho porque o seu período  fértil não vai ser mais  naquele período do  10-14.  Então o que é necessário fazer  puxar essa contagem de dias um pouco  mais para trás.  Então pra quem tem um ciclo mais  curto vai sem ferir  o 8 e o 10 dia.  Então vai manter relações sexuais  nesse período.  E para quem tem ciclos de 30  a 35 dias  a gente tem que puxar esses  dias mais para frente.  Ou seja se seria normalmente  no 10-14  em relação ao  15-18 um Dia sim e um dia nao  . Algumas mulheres  mas não a regra, apresentam  alguns sinais em seu ponto que  prediz em ovulação  quais sinais são esses?  Por exemplo uma dor no  meio do ciclo para dor pélvica  mais baixa parecendo  uma pontada que as  vezes dura  um dia um dia e meio.  A gente chama de dor é a  dor da ovulação.  Muitas mulheres sentem,  mas muitas não sentem.  Para aquelas que sentem  essa dor é um indício de ovulação.  No período ovulatório existe  um aumento do muco vaginal.  Então a gente tem a percepção  de que a vagina fica  mais úmida  e com uma secreção mais grudenta  mais ___ parece  uma gelatina.  Isso é indício também do  período fértil.  Quando tiver essa sensação  também manter relação.  Que muito é dito na internet é  que o aumento da temperatura  também prediz a ovulação.  Porém esse aumento da temperatura  ele é difícil de ser mensurado.  Para fazer essa medida  a mulher tem que antes de levantar  da cama de colocar o pé no chão  colocar o termômetro e é  uma alteração muito pequena de  meio centígrado.  Então se ela tiver alguma infecção  se ela tiver gripada na época  se tiver dormido com muito cobertor  vai ser muito difícil a gente  mensurar essa diferença de  0,5 centigrado então indico  uma outra maneira de  saber se está no período fértil  e fazer os testes de LH  que existem na farmácia.  Eles são testes fidedignos  e eles diminuem a  ansiedade de saber em que período  está ovulando.  Esses sinais ajudam a  gente.  Esses sinais ajudam.  A direcionar  para saber qual a melhor época para  ter relação e devemos  usá los a nosso favor.  Se você gostou do nosso vídeo se  inscreva na nossa página.  Dê o seu like.  Deixe seu comentário aqui abaixo  e ative o sininho notificação para  receber mais vídeos.

Como Identificar o Período Fértil

  1. Ciclos Regulares: Para mulheres com ciclos regulares de 28 dias, o período fértil geralmente ocorre entre o 10º e o 14º dia do ciclo. Esta é a fase em que o óvulo é liberado (ovulação) e a concepção é mais provável.
  2. Ciclos Curtos: Se o ciclo for mais curto, como de 20 a 25 dias, a ovulação acontece mais cedo. Nesses casos, o período fértil pode ser ajustado para entre o 8º e o 10º dia do ciclo. É recomendado manter relações sexuais neste intervalo para aumentar as chances de concepção.
  3. Ciclos Longos: Para ciclos que variam de 30 a 35 dias, a ovulação pode ocorrer mais tarde, entre o 15º e o 18º dia. Manter relações sexuais neste período pode ser benéfico para mulheres que desejam engravidar.

Sinais Físicos de Ovulação

Algumas mulheres podem perceber sinais físicos que indicam a proximidade da ovulação, incluindo:

  • Dor Pélvica: Uma dor característica no meio do ciclo, que pode durar de um a dois dias.
  • Aumento do Muco Cervical: Durante o período fértil, o muco cervical torna-se mais claro e elástico, similar à clara de ovo, facilitando a mobilidade dos espermatozoides.
  • Aumento da Temperatura Corporal: Um leve aumento na temperatura basal do corpo pode indicar ovulação. No entanto, essa mudança é sutil e pode ser afetada por outros fatores, como doenças ou uso excessivo de cobertores.

Testes de Ovulação

Para uma determinação mais precisa, os testes de ovulação disponíveis em farmácias podem ser úteis. Eles detectam o aumento do hormônio luteinizante (LH), que precede a ovulação. Utilizar esses testes pode ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar a precisão na identificação do período fértil.

Conclusão

Entender o próprio ciclo menstrual e identificar o período fértil pode ser um processo complexo, mas com observação e o uso de ferramentas adequadas, como os testes de ovulação, torna-se mais acessível. Reconhecer os sinais físicos de ovulação e manter um diário menstrual são práticas que podem auxiliar significativamente.

Dra. Juliana Amato

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>