Pular para o conteúdo

Varicocele: A principal causa da infertilidade masculina

Varicocele: A principal causa da infertilidade masculina

A varicocele trata-se de uma dilatação anormal das veias que drenam o sangue dos testículos.

Ela ocorre devido a uma insuficiência das veias de drenagem desses vasos, o que acaba em repressão do fluxo sanguíneo e forma varizes. Ela é encontrada predominantemente no testículo esquerdo (75 a 95%), algumas vezes em ambos (10 a 20%) e raro no direito.

O que acontece, na prática, é que o represamento sanguíneo ao redor dos testículos aumenta a temperatura na região genital masculina e, assim, a produção dos espermatozoides fica alterada.

Embora muitos nunca tenham ouvido falar dessa doença, ela é a principal causa da infertilidade masculina. No mundo inteiro, ela acomete 15% dos homens. Quando se trata de estatísticas relacionadas a casais inférteis, o problema acomete 35% deles.

A doença tem seu início na puberdade e pode ser detectada a partir dos 12 anos de idade. Porém, como o principal sintoma da varicocele é a própria infertilidade, normalmente ela só é percebida quando o casal identifica a dificuldade de engravidar. Varicocele pode ocorrer quando se descobre a baixa contagem de espermatozoides, que é um dos testes feitos para detecção da infertilidade masculina. O médico dá a confirmação da doença após a realização de um exame físico e de um exame de ultrassonografia testicular.

Existem opções para o tratamento da varicocele, como a laparoscopia e a embolização, mas hoje em dia, indica-se prioritariamente o procedimento cirúrgico. Em todos os casos, o homem deverá monitorar a qualidade do seu esperma durante o tratamento, verificando uma possível melhora do quadro.

Estima-se que 50% dos homens tratados recuperem seu potencial de fertilidade. Nos casos que ainda persistir a infertilidade, pode-se optar pela reprodução assistida (fertilização in vitro ou inseminação intrauterina) para obter a gestação desejada.

YouTube video

 

A visita periódica ao urologista é fundamental para diagnóstico e tratamento de doenças como a varicocele, porém essa não é uma prática comum nem na puberdade, nem na vida adulta dos homens. A maioria dos casos de infertilidade masculina pode ser prevenida pela disposição do homem realizar exames periódicos. Se você suspeita ter varicocele, procure o quanto antes um urologista. Quanto mais cedo o tratamento, maiores são as chances de se ter um filho e se viver uma vida com qualidade e bem-estar.

Dra. Juliana Amato

nv-author-image

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>
error: Alert: Content selection is disabled!!

Dicas para conseguir engravidar

Receba o livro definitivo de tratamento para casais que desejam engravidar

Ao baixar o livro você concorda com nossos termos

× Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 20:30 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday