Pular para o conteúdo
Candidiase

Remédios caseiros para candidíase

O uso de remédios caseiros para candidíase é uma forma de acelerar o tratamento, a candidíase é um tipo de infecção que atinge tanto as mulheres como os homens.

Ela é causada por um fungo que vive na região íntima das pessoas, ele se prolifera de forma exagerada quando a imunidade está baixa, causando então a infecção na região genital.

Quando ela surge nas mulheres e também nos homens é comum apresentar alguns sintomas como dor ou queimação ao urinar, vermelhidão ou inchaço na região genital e coceira intensa.

O homem ou a mulher que perceber esses sintomas deve procurar um médico e, se for o caso, começar o tratamento imediatamente.

Que pode ser realizado alguns medicamentos que prescritos pelo médico e também pelo uso de remédios caseiros para candidíase. Observe no post quais são eles.

Remédios caseiros para candidíase

Alguns remédios caseiros naturais que você pode usar para tratar da infecção na região genital são:

  1. Banho com camomila

A camomila é uma erva que possui propriedades anti-inflamatórias, e elas ajudam a aliviar a irritação e a coceira vaginal causada pela candidíase.

Para usá-la você precisa colocar três colheres de camomila em uma bacia e adicionar um litro de água quente.

Deixe a temperatura baixar um pouco e em seguida sente-se sobre a bacia por cinco minutos, faça esse processo todos os dias.

  1. Bicarbonato de sódio

Quando essa infecção surge na boca ela pode ser tratada também com Bicarbonato de Sódio, para isso é necessário preparar uma mistura de 50 gramas para um litro de água.

Em seguida você deve fazer alguns bochechos e cuspindo em seguida a solução.

Por outro lado, no caso da candidíase vaginal, a mistura deve ser preparada com água morna.

Nesse caso, você deve fazer um banho de assento e ficar sentado sobre a bacia por pelo menos 15 minutos todos os dias durante uma semana.

  1. Alho

O Alho é um alimento que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, além de ajudar a combater os microrganismos que causam doenças.

Então, para tratar da candidíase, a recomendação é ingerir dois dentes de alho por dia, preferencialmente crus para que o organismo possa aproveitar as propriedades.

  1. Óleo de orégano

O óleo de orégano possui propriedades antifúngicas e também efeitos antimicrobianos, esses dois elementos ajudam a recuperar a saúde das mucosas.

Então, o remédio caseiro consiste em misturar três gotas do óleo com uma colher de azeite de oliva e aplicar na região afetada.

O que causa a candidíase nas mulheres e nos homens?

Como já explicado, o fungo responsável por causar a Candidíase vive no organismo. Ele se prolifera de forma exagerada somente quando o sistema imunológico está fraco, impedindo que o corpo tenha controle sobre o fungo.

Então, tanto os homens quanto as mulheres estão a expostos a fatores de risco como doenças crônicas, gripes e entre outras situações que causam enfraquecimento do sistema imune. Assim, o fungo acaba se proliferando.

Nesse sentido, alguns fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da candidíase são:

  • Doenças que deixam o sistema miológico fraco como diabetes, HIV e entre outras;
  • Gravidez;
  • Uso frequente de medicamentos como anticoncepcionais e antibióticos;
  • Uso de roupas molhadas ou apertadas.

Como é feito o tratamento após a confirmação da infecção?

O médico responsável por diagnosticar a infecção nas mulheres é o Ginecologista, enquanto o responsável por diagnosticar o homem é o médio Urologista.

Em ambos os casos a infecção pode ser confirmada por meio de exames. Em seguida o médico atento irá recomendar o uso de pomadas antifúngicas e/ou medicamentos como Fluconazol, Candiocorte e entre outras. Podem ser aplicadas de 2 a 3 vezes por dia, durante o período de 14 dias ou de acordo com a recomendação médica.

Conclusão

Após perceber os sintomas de candidíase é primordial procurar um médico imediatamente para começar o tratamento.

Pois, quando a infecção não é tratada ela pode causar outros problemas tanto no homem quanto na mulher como inchaço na região genital e propensão a outras infecções.

>

Dicas para conseguir engravidar

Receba o livro definitivo de tratamento para casais que desejam engravidar

Ao baixar o livro você concorda com nossos termos

× Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 20:30 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday