Pular para o conteúdo

Descubra tudo sobre o útero retrovertido e sua relação com a gravidez e a saúde feminina

Também chamado de retrovertido, nada mais é do que uma variação da posição do útero, que acaba estando virado para as costas.

“Certo… Entendi. Mas no que que isso muda?” De maneira geral, essa variação não causa alteração nenhuma na maioria das mulheres, mas algumas relatam dor ao urinar, evacuar ou durante o ato sexual.

Mas, se eu tenho útero invertido, posso ficar grávida? Pode! Essa posição do útero não gera infertilidade, ou seja, não dificulta a fecundação, nem a continuidade da gravidez. Entretanto, dores nas costas, para urinar ou evacuar e incontinência podem surgir. Mas é incomum o surgimento de complicações no parto e gestação.

Pode-se ter até mesmo parto normal?! Sem cesárea? Pode! Não é necessário a realização de parto cesáreo só por esse motivo. Mas caso haja sintomas como dito anteriormente pode ser feita procedimento cirúrgico para colocação do órgão no lugar certo. Mas só em caso de sintomas!!

Lembre-se de consultar com seu médico ginecologista ou obstetra.

O útero não é um órgão estático, então é normal que ele se mova em algumas circunstâncias, por exemplo, na gestação, onde ele sai do seu lugar e ocupa toda a pelve.

🤔 Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem e tire sua dúvida.⠀

🚨 Procure sempre o médico(a) de sua confiança.⠀

➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖⠀
PARA RECEBER DICAS E NOVIDADES BASTA MANDAR UM “EU QUERO” NO ZAP (11) 93318-3661

➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

👩‍⚕ Dra. Juliana Amato CRM-SP 106.072

➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

📞 (11) 5053-2222 ou 93318-3661

➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

#sãopaulo #saopaulospbr #sãopaulospbrasil #saopaulosp #saopaulocity

#ginecologia #saudedamulher #ginecologista #hormonios #anticoncepcionais #saudefeminina #grávida #gravidez #prénatal #ciclosfemininos #consultamedica #saudeintima #esteticaintima #fertilidadefeminina #gineco #ginecologiaeobstetricia #cirurgiaginecologica #medicinareprodutiva #contracepção

Dra. Juliana Amato

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>