Pular para o conteúdo
Principal » Entendendo a Reserva Ovariana: Dicas Cruciais para a Fertilidade Feminina

Entendendo a Reserva Ovariana: Dicas Cruciais para a Fertilidade Feminina

Hoje escrevi este post pois recebi várias perguntas sobre este assunto. Vamos lá!

As mulheres quando nascem ja tem sua reserva ovariana formada , ou seja, ja nascem com um número determinado de óvulos que irão gastar ao longo da sua vida até chegarem na menopausa.
Não é só quando menstruamos que gastamos nossos óvulos, mulheres que não menstruam por tomarem anticoncepcional ou usarem DIU hormonal também tem uma diminuição do número de óvulos que não ovulam mas tem seu prazo de “validade expirado”.
A partir dos 35 anos ocorre uma queda desta reserva ovariana , e com o passar dos anos a chance de uma gravidez natural dimunui exponencialmente.
Calma, não se desespere.
Não quer dizer que após os 35 anos você não vai engravidar, mas as chances de gravidez por ciclo diminuem .

Dica: se você chegou aos 35 e não tem planos de engravidar, esta é a hora de pensar em congelar seus óvulos. Encare como um “seguro”fertilidade para o futuro.
E se você ja tem mais de 40 anos as chances de abortamento espontâneo aumentam , assim como maior dificuldade de engravidar.
E após os 50 anos, na menopausa, a menstruação cessa pois não temos mais óvulos.
Nesta fase da vida a gravidez é possível através de métodos de Reproducão assistida como a Fertilização in vitro com óvulos doados ou previamente congelados .
Hoje em dia mulheres maduras saudáveis conquistam o sonho de serem mães por meio da Fertilização in vitro. Vale lembrar que os óvulos aqui utilizados são da própria mulher quando ela ja os tem congelados previamente ou óvulos de doadoras com idade de até 35 anos.

Importante lembrar também que gravidez após os 40 anos é de risco e deve ser acompanhada adequadamente pois existe aumento do risco de Diabetes Gestacional e pré eclâmpsia.

Gostou deste Post?
Compartilhe.

Dra Juliana Amato | CRM 106072 RQE 64636
#gravidezaltorisco #menopausa #fertilizacaoinvitro #ginecologistasp #medicinadoestilodevida

Dra. Juliana Amato

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>