Pular para o conteúdo
Principal » Prevenção e Tratamento da Candidíase: Equilíbrio da Flora Vaginal

Prevenção e Tratamento da Candidíase: Equilíbrio da Flora Vaginal

A Candida Albicans é um fungo naturalmente presente na microbiota do corpo.

Quando há um desequilíbrio, esse fungo se prolifera alterando o pH vaginal trazendo uma série de complicações.

Por isso, o tratamento correto é fundamental, a fim de evitar o desequilíbrio da flora bacteriana e a recorrência da candidíase aguda.

Nessa situação, uma mudança dos hábitos de vida se faz necessário.
Alimentação com excesso de açúcar e farinha branca, consumo frequente de álcool e alimentos processados são grandes gatilhos para o desequilíbrio do organismo e permite o fungo proliferar.

Soma-se a isso o excesso de peso, sedentarismo, estresse crônico, sono inadequado e uso de vestimentas apertadas, uso de calcinha de material sintético, duchas vaginais e uso de sabonetes em barra ou glicerina .

Para o tratamento da fase aguda, além do uso dos antifúngicos por via oral ou vaginal, o uso dos probióticos vaginais podem ajudar a restabelecer a flora de forma mais rápida.

Cuidar do estilo de vida e principalmente atentar-se para não alterar o ph da vagina é importante. Por isso, use sempre sabonete íntimo com ph neutro específico para a sua higiene íntima.

Espero tê-la ajudado!

Dra Juliana Amato | CRM 106072 RQE 64636
Ginecologista e Obstetra

#ginecologistasp #hormonios #anticoncepcionais #grávida #gravidez #prénatal #esteticaintima #fertilidadefeminina #ginecologiaeobstetricia #cirurgiaginecologica #medicinareprodutiva #planejamentofamiliar

Dra. Juliana Amato

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>