Transplante de útero / Transplante uterino

Transplante de útero
Transplante de útero / Transplante uterino

O primeiro transplante de útero dos Estados Unidos foi feito em fevereiro de 2016, e teve complicações. Veja em Cleveland Clinic. E o primeiro brasileiro foi feito em setembro de 2016. Ainda é um procedimento bem experimental, feito em ambiente acadêmico, e com todos os riscos associados a um transplante de órgão, como infecções, rejeições, isquemias, e outros. Foi planejado como opção após histerectomia.
Não deve ser considerado como opção no tratamento da infertilidade (ainda), mas com certeza é uma pitada a mais de esperança nesse projeto de vida. Se o objetivo final é ter um bebê, existem outras alternativas e você deve conversar com o especialista em infertilidade.

 

 

nv-author-image

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).