Pular para o conteúdo
Principal » Videos » Vacinação na Gravidez. Medo de vacinar?

Vacinação na Gravidez. Medo de vacinar?

Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por diversas mudanças que podem afetar seu sistema imunológico, tornando-a mais suscetível a infecções, o que pode ser prejudicial tanto para a gestante quanto para o bebê. Portanto, é crucial seguir as recomendações de vacinação para proteger ambos durante e após a gravidez.

Resumo

A Dra. Juliana Amato, ginecologista e obstetra do Instituto Amato, explica a importância da vacinação durante a gravidez. Ela destaca três vacinas essenciais: a DTPa, que protege contra coqueluche e tétano; a vacina da influenza, crucial especialmente durante a pandemia de coronavírus, pois as gestantes são mais suscetíveis a complicações; e a vacina da hepatite B, recomendada para gestantes que nunca foram vacinadas ou não desenvolveram imunidade após a vacinação anterior.

Transcrição

o olá meu nome é juliana amato eu sou ginecologista e obstetra do instituto amato e hoje nós vamos conversar sobre a vacinação na gravidez são três vacinas indicadas durante a gravidez são elas a tríplice viral que a dtpa ela tem em sua composição as vacinas de coqueluche e tétano e como muita gente não sabe não é só para proteção da gestante durante a gravidez ou na hora do parto contra essas doenças mas sim ela protege o bebê contra a coqueluche e o tétano neonatal outra vacina muito importante durante a gravidez é a influenza tão todas as gestantes no período de vacinação de gripe todo ano deve ser vacinada contra a influenza porque as gestantes quando estão gripadas elas podem ter complicações por quê a comunidade um pouquinho mais baixa e elas podem desenvolver outras infecções durante esse processo muito importante também agora em época de coronavírus que as gestantes também se vacina encontrar influência para se proteger contra o coronavírus também porque se ela pega uma gripe e entra em contato com coronavírus durante as a gripe ela pode ter uma gripe mais forte porque ela tava com uma gripe inicial por um vírus qualquer e pegou um coronavírus com a sua imunidade mais baixa e então ela pode ter casos mais complicados dessa infecção e a vacina da hepatite b quais as gestantes devem tomar devem tomar a gestantes que nunca foram vacinadas contra hepatite b ou as gestantes que já tomaram a vacina em alguma época de sua vida mas não desenvolveram a imunidade então essas pacientes devem ser vacinadas durante o segundo e o terceiro trimestre da gravidez se você gostou desse vídeo e assim no nosso canal dê o seu like e ative o sininho de notificação para receber mais vídeos e a música é

Vacinas Recomendadas na Gravidez

  1. dTpa (difteria, tétano e pertussis acelular): Esta vacina é essencial para proteger a mãe e o bebê contra a coqueluche, uma doença respiratória altamente contagiosa. A imunidade da mãe passa para o bebê, proporcionando proteção nos primeiros meses de vida, quando a criança ainda não foi totalmente vacinada.
  2. Influenza (gripe): A vacina contra gripe é segura e recomendada para todas as gestantes, independentemente do estágio da gravidez. Durante a gestação, a mulher tem um risco aumentado de complicações relacionadas à gripe, como pneumonia. A vacinação reduz esse risco e protege o bebê nos primeiros meses de vida.
  3. Hepatite B: Gestantes que não foram previamente vacinadas ou que não têm imunidade comprovada contra a hepatite B devem ser vacinadas. Essa doença pode ser transmitida da mãe para o bebê no momento do parto, e a vacinação é a melhor forma de prevenir essa transmissão.

Importância da Vacinação na Prevenção de Complicações

A vacinação durante a gravidez é uma parte crucial dos cuidados pré-natais. Além de proteger a saúde da mãe, as vacinas desempenham um papel vital em proteger o bebê contra doenças graves nos primeiros meses de vida, um período em que seu sistema imunológico ainda está em desenvolvimento.

Conclusão

Consulte sempre seu médico para obter informações sobre quais vacinas são necessárias e seguras durante a gravidez. As recomendações podem variar dependendo do histórico de saúde da gestante, área geográfica e riscos de exposição a certas doenças.

Dra. Juliana Amato

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>