Pular para o conteúdo
Principal » O Processo de Fertilização In Vitro: Um Passo de Cada Vez

O Processo de Fertilização In Vitro: Um Passo de Cada Vez

Como prometido, escrevemos mais uma versão das instruções passo a passo de um ciclo de FIV (fertilização in vitro). Digo que é uma nova versão pois colocamos um aspecto diferente, com um pouco de humor e com ênfases em outros pontos de vista. Outro médico pode explicar o processo de maneira ligeiramente diferente, e cada um dos estilos tem o seu próprio mérito. Este maravilhoso texto torna a leitura mais animada e, ao menos, divertida.

Compreendendo o processo de FIV  (Ciclo de Fertilização in Vitro) ainda melhor do que antes.

No Centro de Reprodução Humana (Fertilidade.org) nós reconhecemos o quão estressante é para você, nossa paciente, se submeter à um ciclo de Fertilização In Vitro. Infelizmente, nós não podemos tirar o seu estresse completamente. Nós podemos ajudar você a resolver essa tarefa com a mente tranquila, com um bom plano, e com o conforto de saber que você tem uma equipe de apoio torcendo por você a cada etapa da sua jornada (somos nós!). Nesse post daremos o nosso melhor para te dar uma visão geral do que esperar de um ciclo típico de Fertilização In Vitro… pense nisso como uma visão “ampliada”. (Fique tranquila, seu médico, enfermeira, e orientadora irão ajudar você a “focar” nos seus detalhes quando você começar).

Nosso primeiro passo é levantar informações sobre você. Nós queremos saber o quão forte são e quão bem funcionam os seus ovários e órgãos reprodutivos e confirmar se você está saudável e apta para a gravidez. Nós fazemos isso com uma série de exames de sangue e ultrassons. Dependendo de onde você está no seu ciclo menstrual, pode levar de 4-6 semanas para completar essa etapa.

Algumas vezes, mesmo este primeiro passo pode ser confuso – mas não se preocupe! Enquanto você estiver conosco, você terá o acompanhamento Dra. Juliana Amato e nossas enfermeiras que irão te ajudar em cada passo do caminho. Elas serão as pessoas à quem você poderá recorrer. Nossas recepcionistas ajudarão você a agendar consultas e direcionará suas dúvidas quando você não souber a quem dirigi-las. As enfermeiras ajudam você e nos ajudam. Nós as amamos e você provavelmente também irá. Uma vez que temos todas as informações necessárias, seu médico irá decidir se a Fertilização In Vitro é adequada para você, e se for, ela irá customizar um protocolo. Essa é uma “receita” bem afinada, cuidadosamente pensada (medicações e ultrassons) e bem específica para VOCÊ. Você irá seguir essa “receita” por várias semanas e nós iremos te monitorar cuidadosamente ao longo da jornada.

Objetivos do Tratamento de Fertilização in Vitro

Nosso primeiro objetivo no tratamento é ter certeza de que os seus hormônios naturais não vão interferir nas medicações de fertilização in vitro que nós iremos usar para estimular você a produzir folículos (bolsas contendo óvulos dentro dos ovários). Nós fazemos isso, em alguns casos, com o uso das pílulas anticoncepcionais (em outros casos, em vez disso, você pode usar outras medicações). Sua médica irá pedir para você informar quando for o seu próximo ciclo menstrual e ela irá te instruir sobre como iniciar as pílulas ou outras medicações.

Enquanto você está utilizando as pílulas anticoncepcionais ou medicações, nosso time financeiro estará trabalhando duro. Eles terão a complicada tarefa de conseguir fazer com que o os convênios médicos aprovem, pelo menos, os exames de ultrassom seriados antes do tratamento. Eles trabalham bem próximos a você para que você entenda tudo o que terá que pagar ao longo do caminho, sem surpresas inesperadas. Uma vez que o seu coordenador financeiro esteja confiante de que você e o convênio estão a bordo, eles nos darão “sinal verde” para você comprar as suas medicações de alto custo. Medicações para Fertilização In Vitro são compradas através de farmácias especializadas (você não pode simplesmente pegá-las na farmácia). Os convênios atualmente não pagam pelas medicações necessárias.

Durante a consulta inicial, sua médica te apresentou uma aula de Fertilização In Vitro, mas se ainda tiver dúvidas fique à vontade para retornar e saná-las. Para muitas das nossas pacientes, esse é o momento em que todas as partes do ciclo se unem com um “clique”, e elas sentem que agora têm uma compreensão mais clara do que esperar.

Uma vez que você tenha feito a aula e esteja com as suas medicações, nós vamos instruir você a parar com as pílulas anticoncepcionais. Um ou dois dias após ter parado com as pílulas anticoncepcionais, nós iremos pedir para que você venha fazer um exame de sangue e um ultrassom. Nós estaremos garantindo que tudo está “tranquilo”. De fato, você pode nos ouvir chamar essa checagem de “supressão” ou “linha de base”. Nós queremos ter certeza de que o revestimento do seu útero está fino, que os níveis dos seus hormônios estão apropriadamente baixos, e que não existem quaisquer folículos subservientes ou cistos crescendo nos seus ovários. Se tudo estiver bem, nós vamos instruir você a começar com as suas injeções. Se acontecer algo que nós não estávamos esperando, então você será instruída a continuar nas pílulas anticoncepcionais ou será lhe dado um novo plano. Isso potencialmente poderá atrasar você por uma ou duas semanas.

A maioria das mulheres precisam de injeções por 10-12 dias. A quantidade exata de tempo varia de mulher para mulher, então não fique surpresa se você precisar de um pouco menos ou um pouco mais de tempo. Isso não é uma corrida … e, por favor, mantenha em mente – nós não comparamos você com outras mulheres, então nem você deveria. Seus ovários vão nos dizer de quanto tempo eles precisam.

Durante o tempo em que você está se medicando, nós iremos te instruir a vir regularmente para fazer exames de sangue e checagens … tipicamente um dia sim, e um dia não. Conforme os folículos nos seus ovários crescem, nós contamos e medimos cada um deles. Contamos e medimos, contamos e medimos, contamos e medimos, até que TA DÃ! Seus ovários darão sua palavra final e você estará pronta para o procedimento (a recuperação) para coletar os óvulos.

No dia da coleta você deve esperar ficar no laboratório por 2 a 3 horas. Você irá receber uma anestesia intravenosa que fará dormir confortavelmente. O procedimento em si normalmente demorará 15 minutos e então nós iremos te monitorar por cerca de uma hora. Antes de você ir para casa seremos capazes de dizer quantos óvulos foram coletados. Nesse ponto, não sabemos muito sobre eles. Diremos para você ir para casa, tirar uma soneca, e começar a assistir uma maratona de séries no Netflix. Você pode sentir cólicas, inchaço ou cansaço. Medicamentos analgésicos comuns são o suficiente para o seu desconforto.

No dia seguinte à sua recuperação, uma enfermeira/biomédica te ligará para fazer uma checagem e te dizer quantos dos seus óvulos foram fertilizados. Dois dias depois a médica irá ligar para te atualizar, e depois de dois dias você vai dar entrada na sua transferência (recolocando um ou dois embriões de volta no seu útero) ou você receberá uma ligação para saber quantos dos seus embriões foram congelados para uso futuro. Se você for passar por uma transferência, nós vamos agendar o seu teste de gravidez 12 dias depois. Se você congelar os seus embriões, em vez disso, nós vamos pedir para você nos ligar quando a sua menstruação começar (geralmente duas semanas depois), então nós poderemos agendar uma TEC (transferência de embriões congelados).

Para algumas mulheres, os 12 dias entre a transferência de embriões e o teste de gravidez podem ser a parte mais desafiante do processo. Muitas de vocês reportam que se sentem estranhas de não terem que ir ao consultório regularmente (não se preocupe – nós ainda ligaremos para checar como você está). Algumas de vocês ficarão tentadas a fazer um teste de gravidez em casa. Por favor, não faça isso. Aqui está o motivo: As medicações do seu ciclo podem ainda estar no seu organismo. E, portanto, você pode ter um positivo mesmo se você não estiver grávida. No dia do seu teste de gravidez, a primeira coisa que nós vamos pedir é que você venha de manhã para fazer um exame de sangue. Aproximadamente 4-5 horas depois, nós ligaremos para você com as nossas novidades. Independentemente dos resultados, nós iremos para as próximas etapas. Nós diremos quais medicações você deverá continuar, quais você deverá parar, e o que esperar pelos próximos dias. Se o seu resultado for positivo, nós vamos instruir você a repetir a checagem dos níveis 2 dias depois, e a partir daí nós vamos começar a agendar os seus ultrassons.

Ocasionalmente, o teste de gravidez retorna positivo mas seus níveis estão mais baixos do que o esperado. Nessas situações, nós damos passos com muita cautela. Você será instruída a voltar 2 dias depois, para repetir o teste, para ver se se os seus números estão aumentando adequadamente. Nós estaremos otimistas de que eles irão dar certo, mas muito cautelosos. Infelizmente, a maioria dessas gravidezes não continuará normalmente.

O Tratamento de Fertilidade pode ser Intenso, mas também Empoderador

O tratamento de Fertilidade não é uma ciência perfeita. E, às vezes, nós temos que te dar notícias desapontadoras ao longo do caminho; seus ovários podem não responder às medicações do jeito como esperávamos, o número de óvulos que obtivemos na sala de cirurgia pode ser menor do que nós esperávamos, ou seus óvulos fertilizados podem não crescer para blastocistos normais. Se isso acontecer, nós temos consciência de que você pode se sentir triste, desmotivada, frustrada, ou talvez até mesmo zangada. Felizmente, essas notícias raramente nos pegam desprevenidos e nós estaremos comunicando quaisquer preocupações ao longo do caminho. Nós também temos um excelente time de provedores do bem-estar que estão disponíveis para ajudar você, caso você se sinta deprimida, ou se precisar de ajuda para tomar decisões e seguir em frente.

Então, sim, o Tratamento de Fertilização In Vitro pode ser intenso, mas também pode ser empoderador. Muitas mulheres se sentem animadas por poderem ser proativas e seguir à diante. Nós sabemos que uma grande responsabilidade recai sobre as pacientes. Nós sabemos que você estará reorganizando sua agenda como uma Administradora, misturando medicações como uma Química e aplicando injeções como uma Enfermeira. Nós daremos as ferramentas e você irá conquistar seu objetivo com confiança. Nós somos os seus maiores fãs, e nós te apoiaremos enquanto você enfrenta esta jornada. Boa sorte!

O que você achou?

0 / 5 Resultado 0 Votos 0

Your page rank:

Marcações:
Dra. Juliana Amato

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>