Pular para o conteúdo
andiconcepcional-adesivo

Adesivo Anticoncepcional

Quando está tentando evitar uma gravidez, a mulher se depara com inúmeras opções de métodos contraceptivos. Um deles é o adesivo anticoncepcional. Como o próprio nome diz, é um dispositivo usado para impedir a concepção, ou seja, para evitar que a mulher alcance uma gravidez. Trata-se de um método seguro e muito simples de usar. Veja a seguir mais detalhes sobre o adesivo anticoncepcional e tire todas as suas dúvidas.

O que é o adesivo anticoncepcional e como ele funciona

O adesivo contraceptivo transdérmico é um método seguro e conveniente de prevenção da gravidez, que funciona muito bem se você sempre o usar corretamente.

É um produto autocolante, feito de plástico, na cor bege e que mede cerca de 4 cm x 4 cm. Deve ser colado na pele para que o organismo absorva os hormônios ali presentes.

Diariamente, o adesivo libera hormônios que bloqueiam a ovulação e, por isso, impedem que a mulher engravide. Como a maioria das pílulas anticoncepcionais, o adesivo contém os hormônios estrogênio e progesterona. Estes são semelhantes aos hormônios que nosso corpo produz naturalmente. 

Além de interromper a ovulação, os hormônios do adesivo também engrossam o muco no colo do útero. Esse muco cervical mais espesso bloqueia o espermatozoide para que ele não consiga fecundar o óvulo. O endométrio também sofre algumas alterações.

Assim, o adesivo anticoncepcional age de três formas:

  1. Impedindo que o ovário libere o óvulo que deverá ser fecundado, atividade que chamamos de ovulação;
  2. Impedindo que o espermatozoide chegue até o óvulo mediante a produção de um muco cervical grosso e hostil ao desempenho do gameta masculino;
  3. Alterando a composição das paredes do endométrio, evitando que o embrião consiga se fixar na parede uterina, condição essencial para a evolução da gravidez.

Por causa dessa tripla função, o anticoncepcional em forma de adesivo tem quase 100% de eficácia. As chances de uma gravidez acontecer mesmo com o uso do adesivo são de apenas 1% dentre todas as mulheres que aderem ao dispositivo.

Como usar o adesivo anticoncepcional

O adesivo pode ser usado na barriga, na parte superior do braço, nos glúteos ou nas costas. Por não ser transparente, ele é facilmente perceptível dependendo do local onde é aplicado ou do tipo de roupa que a mulher decida usar.

Logo no primeiro dia da menstruação, o adesivo deve ser fixado no corpo devendo permanecer lá por 7 dias. Depois, deve ser substituído por outra unidade e, assim, sucessivamente, pelas próximas duas semanas. 

Na quarta semana, você não deve aplicá-lo para que a menstruação aconteça normalmente. Resumindo, o adesivo deve ser usado por três semanas, um total de 21 dias, sendo 1 unidade a cada 7 dias. Na quarta semana, não deve ser feito o uso.

Algumas dicas para facilitar o manuseio do material:

  • Escolha e determine o “dia de troca”. É uma maneira fácil de lembrar de substituir o produto. Caso tenha aplicado o adesivo em um dia de sábado, o “dia de troca” será no próximo sábado e assim por diante;
  • Antes de aplicar o adesivo, certifique-se que a superfície da pele esteja limpa, saudável e sem pelos;
  • Evite usar o adesivo em uma região que sofra atritos constantes, como a parte do cós da calça, por exemplo;
  • Use o adesivo em diferentes locais do corpo, dentre aqueles já citados, para evitar qualquer tipo de irritação cutânea;
  • Evite usar qualquer produto por cima do adesivo, como hidratante, maquiagem, óleo, etc;
  • A região onde está o adesivo não pode ser exposta ao sol. Por isso, é importante usá-lo em um local naturalmente protegido, como a região da barriga, nádega ou costas.

Vantagens e desvantagens do adesivo anticoncepcional

Assim como acontece com todos os outros métodos contraceptivos, o adesivo anticoncepcional oferece vantagens e desvantagens para a mulher. Veja a seguir:

Vantagens do adesivo anticoncepcional

  • Alto poder de eficácia, desde que usado corretamente;
  • Fácil e simples de usar, podendo ser aplicado em casa pela própria mulher;
  • Não é preciso lembrar de de usá-lo todos os dias, apenas uma vez por semana;
  • Material durável;
  • Encontrado facilmente em farmácias e drogarias.

Desvantagens do adesivo anticoncepcional

  • Algumas mulheres podem apresentar efeitos colaterais, como dor de cabeça, dor nas mamas, irritação na pele, cólicas e náuseas, além de menstruação irregular. Porém, não é uma regra;
  • Alto custo. Existe apenas uma marca de adesivo anticoncepcional disponível no mercado. A caixa vem com um conjunto de três adesivos, sendo o ideal para um mês de uso. Contudo, o preço ainda não acessível para todas as mulheres;
  • Facilmente perceptível, podendo ser um desconforto para algumas mulheres;
  • Não oferece proteção contra doenças sexualmente transmissíveis.

Existe alguma contraindicação para o uso do método?

De uma maneira geral, mulheres saudáveis, sexualmente ativas e que desejam evitar a gravidez podem se beneficiar do adesivo anticoncepcional. Entretanto, assim como acontece com outros contraceptivos com variação hormonal, o adesivo não é indicado para:

  • Mulheres obesas;
  • Fumantes;
  • Mulheres com varizes, enxaqueca, histórico de trombose, infarto, derrame cerebral, embolia pulmonar, insuficiência cardíaca, câncer, hipertensão, diabetes com complicações, etc.

O adesivo anticoncepcional deve ser prescrito pelo ginecologista. Fale com seu médico antes de iniciar qualquer método contraceptivo.

O que fazer se o adesivo descolar?

O material do qual é feito o adesivo anticoncepcional é de alta qualidade. Ou seja, ele foi feito para durar os 7 dias recomendados e necessários para a ação dos hormônios. 

Mas, caso ocorra um descolamento, a orientação é aplicar um novo adesivo dentro das próximas 24 horas. Não espere ultrapassar esse período, pois o método perderá a sua total eficácia. E se não der tempo de colocar um novo adesivo dentro do prazo?

Nesse caso, é recomendado se prevenir de outra forma para evitar uma gravidez indesejada investindo no preservativo masculino ou feminino. Depois, é preciso reiniciar o processo no “dia de troca”, com um novo adesivo, seguindo todos os passos já listados anteriormente.

Como vimos, o adesivo anticoncepcional é uma forma inteligente, segura, fácil, simples e, o melhor, eficaz de evitar uma gravidez indesejada. Mas, para isso, deve ser usado do jeito correto. Quando todas as recomendações são seguidas, a eficácia do produto pode chegar a quase 100%. Contudo, oferece algumas restrições. Antes de escolher um ou outro meio para não engravidar, converse com seu médico. Ele lhe dará todas as opções disponíveis, de acordo com as suas necessidades e características, o que facilitará bastante a sua decisão.



>

Dicas para conseguir engravidar

Receba o livro definitivo de tratamento para casais que desejam engravidar

Ao baixar o livro você concorda com nossos termos

× Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 20:30 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday