Pular para o conteúdo
Principal » Congelamento de Óvulos: Uma Visão Moderna da Preservação da Fertilidade

Congelamento de Óvulos: Uma Visão Moderna da Preservação da Fertilidade

No universo feminino, o relógio biológico sempre foi um tema de grande debate e preocupação, especialmente quando relacionado à fertilidade e ao planejamento familiar. Com o avanço da medicina reprodutiva, técnicas como o congelamento de óvulos surgiram como uma solução promissora para mulheres que desejam postergar a maternidade por razões pessoais, profissionais ou de saúde. A dra. Juliana Amato (CRM 106.072) explica o processo de congelamento de óvulos e para quais mulheres ele é mais indicado. Confira tudo no vídeo!

Resumo

No vídeo, a Doutora Juliana, especialista em ginecologia, obstetrícia e reprodução assistida, discute o tema do congelamento de óvulos. Ela aborda como o estilo de vida contemporâneo das mulheres, incluindo casamento tardio, educação avançada e viagens, tem levado a um adiamento da maternidade. A doutora destaca que mulheres até os 35 anos geralmente podem engravidar com saúde, mas após essa idade, a fertilidade começa a diminuir devido à queda da reserva folicular. Ela explica a importância do congelamento de óvulos como uma forma de preservar a fertilidade, especialmente para mulheres que não desejam engravidar imediatamente ou que enfrentam tratamentos médicos como a quimioterapia, que podem afetar drasticamente a fertilidade.

Transcrição

Eu sou a Doutora Juliana, sou especialista em ginecologia obstetrícia e reprodução  assistida.  Então, hoje nós vamos falar um pouquinho sobre congelamento de óvulos.  As mulheres hoje em dia se casam mais tarde, querem estudar, fazer mestrado, doutorado,  viajar, qualquer que seja o plano delas elas têm filhos mais tarde.  O que a gente tem que colocar em mente que a mulher até os 35 anos ela pode engravidar  com saúde, depois dos 35 anos a gente tem uma queda dessa reserva folicular, ou seja,  uma queda da fertilidade e isso em estudos em várias populações mundiais a gente vê  que isso acontece após os 35 anos.  O que que a mulher ela deve ter em mente?  Em preservar a sua fertilidade, e como isso não feito?  Com congelamento de óvulos.  Quais são as candidatas para congelamento de óvulos?  Mulheres até 35 anos que não queiram engravidar por agora, que tenham algum plano de saúde  ou que não tenha perspectiva de gravidez.  Após os 35 anos o congelamento pode ser feito, mas as taxas de sucesso de descongelamento  da fertilização in vitro são menores.  Tem um diagnóstico de câncer de mama ou de câncer de ovário, converse primeiro com  seu oncologista, o ideal é que se faça um ciclo de estimulação de ovulação antes  do tratamento da quimioterapia ou da radioterapia se congele esses óculos para depois fazer  o tratamento da quimioterapia ou da radioterapia, se congele esses óvulos para depois fazer  o tratamento, pois os quimioterápicos eles tendem a reduzir muito drasticamente a reserva  ovariana.  Esses e outros assuntos vocês podem acessar também nas nossas redes sociais.

Por que Congelar Óvulos?

A capacidade reprodutiva da mulher diminui significativamente após os 35 anos, principalmente devido à queda na qualidade e quantidade dos óvulos disponíveis. Isso está ligado ao fato de que as mulheres nascem com um número finito de óvulos, que vai diminuindo ao longo da vida. Assim, o congelamento de óvulos pode ser visto como um investimento na preservação da fertilidade, permitindo que a mulher tenha maior controle sobre o momento ideal para engravidar.

O Processo de Congelamento

O processo envolve a estimulação dos ovários com hormônios para induzir a produção de múltiplos óvulos. Esses óvulos são então coletados e congelados através da técnica de vitrificação, que é rápida e eficaz, minimizando os danos ao óvulo. Os óvulos podem ser armazenados por anos até que a mulher decida utilizá-los para engravidar através da fertilização in vitro (FIV).

Candidatas Ideais para o Congelamento de Óvulos

Idealmente, o congelamento de óvulos é mais eficaz quando realizado antes dos 35 anos, pois a qualidade dos óvulos é melhor e as chances de sucesso na futura fertilização são mais altas. Mulheres que enfrentam tratamentos como a quimioterapia ou radioterapia, que podem afetar a fertilidade, também são candidatas ideais. Além disso, mulheres que ainda não encontraram o parceiro ideal ou que estão focadas em suas carreiras também optam por essa técnica como forma de não renunciar à maternidade.

Considerações e Desafios

Embora promissor, o congelamento de óvulos não garante a gravidez futura. Os custos associados ao procedimento e à FIV podem ser significativos, além de não serem cobertos por todos os planos de saúde. Além disso, há considerações éticas e psicológicas envolvidas na decisão de congelar óvulos, especialmente em relação ao momento de utilizá-los.

Conclusão

O congelamento de óvulos oferece às mulheres uma oportunidade de preservar sua fertilidade, dando-lhes mais autonomia sobre suas decisões reprodutivas. Como todas as decisões médicas, é fundamental que seja acompanhada de orientação profissional detalhada e consideração das implicações emocionais e financeiras envolvidas.

Leia mais em: Congelamento de óvulos

O que você achou?

0 / 5 Resultado 0 Votos 0

Your page rank:

Dra. Juliana Amato

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>