Pular para o conteúdo
Principal » Uso de Antioxidantes para Melhorar a Infertilidade Masculina

Uso de Antioxidantes para Melhorar a Infertilidade Masculina

A subfertilidade em casais que tentam engravidar é cada vez mais comum, e fatores masculinos podem ser uma das principais causas. Homens que desejam melhorar a fertilidade podem tomar suplementos de antioxidantes, cuja teoria é equilibrar a quantidade de radicais livres no esperma e evitar o estresse oxidativo. No entanto, as informações sobre antioxidantes são de baixa qualidade e muitas vezes vinculadas a interesses comerciais. Ainda assim, evidências científicas sugerem que os antioxidantes podem ser eficazes para melhorar a qualidade do esperma em alguns homens. O artigo explora quais antioxidantes são os mais eficazes, bem como a importância de ter o esperma testado antes e após o tratamento com antioxidantes.

Sumário

Homens que tomam suplementos de antioxidantes para melhorar a sua fertilidade. Uma tendência que está crescendo próxima à proporção do aumento da prevalência de subfertilidade em casais que tentam engravidar, bem como a crescente consciência de que fatores masculinos podem ser um problema significativo durante esta fase potencialmente desafiadora no relacionamento de um casal. É bem sabido que fatores masculinos são a única causa da infertilidade em 30% dos casais que têm dificuldade em engravidar, com mais de 20% atribuíveis a fatores masculinos e femininos.

A teoria por trás dos antioxidantes

Durante seu ciclo de vida, o esperma é exposto a uma sopa bioquímica que contém radicais livres ou espécies reativas de oxigênio (ROS) em fala científica. Enquanto ROS desempenham um papel fundamental no funcionamento saudável do esperma, quando a sua concentração fica muito alta, o estresse oxidativo ocorre e pode atrapalhar a sua capacidade de nadar corretamente (baixa mobilidade do esperma), bem como danificar sua carga genética de DNA.

O corpo naturalmente tenta manter a concentração correta de ROS através da produção endógena de antioxidantes, porém, se ocorre um desequilíbrio, suplementos orais podem ajudar a colocar as coisas nos eixos – ou, pelo menos, é o que a teoria sugere.

O que a ciência diz sobre antioxidantes

É quase impossível encontrar informações de boa qualidade sobre antioxidantes. Estudos científicos muitas vezes são citados se apoiam os interesses comerciais dos que os citaram. Como eu posso declarar absolutamente, que não tenho conflitos de interesses de qualquer maneira, aqui está o que a ciência realmente diz sobre antioxidantes e o que eu acredito sobre isso: A probabilidade de um casal ter uma gestação seguida de parto onde o homem é subfértil é considerada em torno de 5%, quando nenhum suplemento antioxidante é tomado (placebo ou sem tratamento); mas sobe para 10 a 31% após o tratamento com antioxidantes orais (Showell et al 2014), porém, com evidências de baixa qualidade. 

Enquanto são ótimas as notícias de que antioxidantes funcionam, eles são uma solução eficaz apenas para alguns homens, tão poucos quanto 5 a 16% dos casais que estão tentando engravidar. No entanto, é provável que muitos homens experimentarão algumas melhorias na sua qualidade do esperma, que certamente irão ajudar a contribuir para o êxito na gravidez, quando usado em conjunto com outros tratamentos de fertilidade.

Que antioxidantes tomar

Enquanto a lista de nutrientes com evidência científica que apoiam sua eficácia potencial é longa e cresce diariamente, os antioxidantes mais bem comprovados e que melhoram a qualidade do esperma são:

  • Vitamina C,
  • Vitamina E,
  • Zinco,
  • Selênio e
  • Coenzima Q10

Tenha seu esperma testado

Se você está interessado em tentar tomar antioxidantes para ver se eles ajudam em seus esforços para fazer bebês, uma das melhores maneiras que você terá para dizer se eles estão te ajudando, é ter o seu esperma testado tanto previamente quanto depois de três meses ou mais de tratamento (espermograma). Se houver melhoria nesse tempo, saberá que eles estão te ajudando. Ironicamente, no entanto, se você for sortudo o suficiente para engravidar antes de começar seu segundo teste, então você felizmente nunca saberá.

Bibliografia

1 Showell M.G, Mackenzie-Proctor R, Brown J, Yazdani A, Stankiewicz M.T, Hart R.J. Antioxidantes para subfertilidade masculina (revisão). The Cochrane Collaboration

O que você achou?

0 / 5 Resultado 0 Votos 0

Your page rank:

Dra. Juliana Amato

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>