Pular para o conteúdo

Planejamento familiar para mulheres espertas.

Planeje sua vida, familia e filhos. Dra Juliana Amato, ginecologista do instituto Amato (www.amato.com.br) explica sobre o planejamento familiar.

 

— transcrição — Olá! Hoje nós vamos conversar um pouquinho sobre planejamento familiar. Meu nome é Juliana Amato. Eu sou ginecologista obstetra aqui do Instituto Amato e faço também a parte de reprodução assistida. Porque é importante ter um planejamento familiar? Aqui no consultório recebo muitas mulheres próximas dos 40 anos com desejo de engravidar. O que é importante nessas mulheres? Como as mulheres hoje em dia elas estudam mais elas estão no mercado de trabalho. Elas têm outras possibilidades. Elas cresceram muito em importância no nosso mercado. Essa maternidade vai ficando mais para frente… E com isso chega nos 38 a 39. Poxa! Da uma parada e fala “Não tive filhos agora… pretendo ter filhos”. O planejamento familiar é importante para essas mulheres. Hoje em dia dá para você programar sua gravidez. Então a mulher a partir dos 30 anos já pode conversar com seu ginecologista e preparar/programar a sua gravidez mais pra frente. Hoje em dia a gente tem um congelamento de óvulos que permite à mulher estimular a ovulação, coletar seus óvulos e mantê-los congelados e guardados em um laboratório de reprodução assistida e usá-los quando ela quiser. Para fazer uma fertilização e engravidar nessa época. Porque é importante pensar nesse planejamento? Porque até os 35 anos esse congelamento de óvulos é muito tranquilo de ser feito. A gente consegue uma quantidade muito boa de óvulos para congelamento são óvulos jovens, não tem tanta influencia da idade na morfologia desses óvulos e permite que a mulher congele e quando ela tiver com 38/39 dias congele e use esse óvulo mais jovem com uma facilidade maior de engravidar num processo de fertilização in vitro. O que a gente vê” quanto maior a idade, maior do que 35 anos. A gente começa a ter uma queda da fertilidade nessa mulher, então o óvulo dela antes dos 35 anos tem uma maior chance de gravidez do que um óvulo maior do que 35 anos de 38 ou 39 anos. Então é importante pensar nisso. Hoje em dia a mulher ela tem essa facilidade. Converse com seu ginecologista e planeja sua vida. Hoje em dia nós mulheres, nós temos capacidade de planejar muita coisa na vida: emprego, casamento, família. Antigamente isso não era possível e hoje é. Se você gostou do nosso vídeo inscreva-se no nosso canal, dê o seu like e ative o sininho de notificação para receber mais vídeos.

Dra. Juliana Amato

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>