Pular para o conteúdo

Idade gestacional com a FIV

A fertilização in vitro (FIV) é uma técnica amplamente utilizada para ajudar casais a realizarem o sonho de ter filhos. No entanto, muitas pessoas não sabem que a gestação na FIV é contada de forma diferente da gestação tradicional. Na FIV, a idade gestacional começa a ser calculada antes da transferência do embrião para o útero, pois já se sabe a data exata da ovulação, da fertilização e da concepção. Isso permite um cálculo muito mais preciso da idade gestacional, o que é essencial para acompanhar o desenvolvimento fetal e determinar a data do parto. Neste artigo, vamos explicar como é calculada a idade gestacional na FIV e por que essa informação é tão importante para futuros pais e especialistas em reprodução humana.

No vídeo, a Dra. Juliana Amato, ginecologista e obstetra, explica como calcular a idade gestacional durante a gravidez. Ela divide a gestação em três trimestres e cada mês corresponde a quatro semanas completas. Ela explica que a idade gestacional é calculada a partir da data da última menstruação, mas é corrigida de acordo com as medidas do saco gestacional e do embrião no primeiro ultrassom. A Dra. Juliana ensina uma regra simples chamada “Regra de Magela” para calcular a data provável do parto. Ela encerra o vídeo incentivando os espectadores a se inscreverem no canal e ativar o sininho de notificação para receber mais vídeos.

olá meu nome é juliana Amato e sou ginecologista e obstetra do instituto amato e hoje eu vou ensinar vocês como calcular a idade de sua gestação no consultório e ser muitas mulheres grávidas que têm dificuldade em saber em que mês de gravidez ela está como nós obstetras calculamos a idade gestacional a gestação completa ela tem duração de 40 semanas e o que são essas 40 semanas são os nove meses completos não só chegou no mês e acabou a gestação é o nono mês completo com as quatro semanas do nono mês então a gente divide a gravidez em três trimestres o primeiro trimestre vai do início da gravidez até o terceiro mês de gestação o segundo trimestre ela vai da quarta semana de gravidez até a sexta semana de gestação e o terceiro trimestre ele vai do sétimo mês de gravidez até o nono mês de gestação cada mês corresponde a quatro semanas completas e como nós obstetras nós calculamos essa idade gestacional a gente leva em conta a data da última menstruação e depois quando faz o primeiro traz on a gente corrigir essa data relacionado com a do primeiro ultrassom porque isso porque a data da primeira menstruação você não estava grávida você estava menstruada no primeiro traz um som de seis a oito semanas com as medidas de saco gestacional do embrião a gente tem uma noção existe uma regra lado ultra-som uma fórmula que calcula a idade gestacional relacionado ao cumprimento de saco gestacional comprimento de embrião e a gente corrigir depois quando a paciente vem com esse ultra som pra gente a gente corrige relacionado com a data da última menstruação nós utilizamos muito uma regra bem simples para calcular e da de gestacional vou ensinar para você chama se regra de magela é uma regra muito antiga e o que a gente faz com essa regra ela simplesmente é pega a data da sua última menstruação soma-se 7 ao dia e tira se 3 do mês por exemplo então se me a última menstruação foi dia 19 do 8 de 2019 eu somo 19 mais sete que vai dar 26 e eu tiro do mês 3 então se eu tô no mês 8 eu tiro três fica no mês 5 então a minha data provável de parto vai ser dia 26 dos cinco de 2020 então hoje eu gostaria de explicar pra vocês para tirar as dúvidas se você gostou do nosso vídeo inscreva-se no canal de seu like deixe um comentário e ative o sininho de notificação para receber mais vídeos [Música]

LEIA TAMBÉM:  O que é a Menopausa?

[Música]

A gestação humana é contada em semanas, com 40 semanas sendo considerado a gestação de termo. Muitas pessoas não percebem que quando é feito a fertilização in vitro (FIV), nós não iniciamos a conta a partir do dia de transferência do embrião para o útero.

A gestação é determinada pela idade do feto, e não pelo tempo que ele está sendo carregado. Desse modo, se você está tranferindo um embrião para o seu útero, o embrião já tem uma idade calculada.

Na gestação tradicional, a idade gestacional começa a contar a partir do último dia do período mentrual. No momento da concepção a idade gestação já está próxima de 2 semanas.

Portanto, ao calcular a idade gestacional na FIV, e também na barriga de aluguel, essa idade começa a ser calculada antes, e permite um calculo muito mais preciso, pois sabe-se a data exata da ovulação, da fertilização e da concepção. Toda essa informação ajuda a calcular precisamente a idade gestacional.

No geral, tranferindo um embrião de 3 dias vai dar uma idade de gestacional de 2 semanas e 2 dias logo após sair do laboratorio. Ao transferir um embrião de 5 dias, já sai com 2 semanas e 5 dias.

Após as 2 semanas de espera para realizar o teste de gravidez, pode chegar a 5 semanas de gestação, dependendo da idade do embrião ao ser tranferido.

A idade gestacional exata será estimada no primeiro ultrassom baseado no tamanho do saco gestacional e feto.

Gravidez múltipla é mais comum na FIV, e, nesses casos, o parto frequentemente ocorre antes das 40 semanas

Calcular a idade gestacional na FIV pode ser confuso. Existem várias calculadoras online para ajudar a fazer esse calculo, mas acredite no seu especialista em reprodução humana. A nossa calculadora de idade gestacional funciona para gestações normais.

LEIA TAMBÉM:  Existem pré-requisitos para ser elegível para um tratamento de fertilidade?


O que você achou?

0 / 5 Resultado 3 Votos 1

Your page rank:

Dra. Juliana Amato

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

Marcações:
>
error: Alert: Content selection is disabled!!