Atualmente, a maior preocupação de gestantes e obstetras é a infecção pelo Zika Vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegipty, podem causar alterações no desenvolvimento do feto de acordo com a época gestacional em que ocorre de variados graus, a mais em evidência, a microcefalia.
A recomendação das autoridades é que se previna a gravidez em tempos de Zika. Porém é uma decisão do casal de ter ou não o filho neste momento, o papel do médico é orientá-la dos riscos e se a decisão for engravidar de orientar a prevenção a infecção.
Mulheres acima de 35 anos com desejo reprodutivo, esperar 2 anos ou mais tem impacto direto na qualidade e quantidade de seus óvulos podendo baixar sua capacidade reprodutiva. O bom senso deve ser levado em conta de acordo com a idade da mulher, desejo reprodutivo e a aréa aonde se vive, se é endêmica.
A orientação as gestantes é que usem roupas claras que cubram todo o corpo, uso de repelente até 3 vezes ao dia e previnam a proliferação do mosquito em torno de si.
Leia também:
- Informações urgentes sobre o Zika Virus e o Tratamento de Infertilidade
- Entrevista sobre o Zika Virus