Pular para o conteúdo
Principal » Cálculo da duplicação do bHCG

Cálculo da duplicação do bHCG

Não faça esse cálculo se não souber interpretá-lo!

O Cálculo da duplicação do bHCG: Os níveis de beta hCG (hormona gonadotrofina coriónica) no início da gravidez. Resultados de exames e tempo de duplicação. A sigla Beta hCG, ou BhCG, refere-se ao hormônio gonadotrofina coriônica humana. Sua dosagem sanguínea é amplamente utilizada como teste de gravidez, pois esse é um hormônio produzido pelas células do embrião.

O exame do Beta hCG sanguíneo é o método diagnóstico de gravidez com acurácia mais elevada. Quando colhido na época certa e interpretado corretamente, ele apresenta uma taxa de acerto próxima de 100%.

Em geral, os valores do Beta hCG comportam-se da seguinte maneira ao longo das semanas de gravidez:

Mulheres não grávidas ou com menos de 3 semanas de gravidez: menor que 5 mIU/ml.
3 semanas de gravidez: entre 5 e 50 mIU/ml.
4 semanas de gravidez: entre 5 e 426 mIU/ml.
5 semanas de gravidez: entre 18 e 7.340 mIU/ml.
6 semanas de gravidez: entre 1.080 e 56.500 mIU/ml.
7 a 8 semanas de gravidez: entre 7.650 e 229.000 mIU/ml.
9 a 12 semanas de gravidez: entre 25.700 e 288.000 mIU/ml.
13 a 16 semanas de gravidez: entre 13.300 e 254.000 mIU/ml.
17 a 24 semanas de gravidez: entre 4.060 e 165.400 mIU/ml.
25 a 40 semanas de gravidez: entre 3.640 e 117.000 mIU/ml.

Atenção, os valores acima são apenas para orientação. Eles não são uma regra e outras referências podem apresentar valores distintos. Se o seu hCG está diferente, não se apavore, pois isso não significa necessariamente que haja algo de errado com a sua gestação. O mais importante é a velocidade de crescimento do hormônio nas primeiras semanas.

Os níveis de hCG na gravidez aumentam de forma consistente até cerca da semana 10-12, nesse momento devem estabilizar-se ou mesmo diminuir. É por isso que os sintomas da gravidez no primeiro trimestre (3 meses) são mais fortes e mais intensos.

Geralmente, os níveis de hCG no início da gravidez se duplicam a cada 2-3 dias com um aumento de pelo menos 60% a cada dois dias. Novamente, isso depende de cada mulher e se ela tem um ou mais embriões. Cada mulher responde à gravidez de uma maneira diferente e como seu corpo reage é completamente único.

O conhecimento do tempo de duplicação do beta-hCG é útil na diferenciação entre a gravidez intra-uterina e a ectópica.

O que você achou?

0 / 5 Resultado 5 Votos 1

Your page rank:

Marcações:
Dra. Juliana Amato

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>