Existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar as suas chances de engravidar. Seu especialista em reprodução humana pode informar mais a respeito. Marque uma consulta.
Com que frequência ter relações sexuais
Para ter a melhor chance de sucesso, tente ter relações sexuais a cada 2 ou 3 dias. Se você está passando por estresse psicológico (o que é bem comum), isso pode afetar o seu relacionamento e pode reduzir o seu desejo sexual. Se isso significa que você não está fazendo sexo tantas vezes como de costume, isso pode também estar afetando você e as chances da sua parceira de engravidar.
Fumo/Tabagismo
Fumar contribui para a redução da fertilidade na mulher. Respirar a fumaça do cigarro de outra pessoa (fumo passivo) também contribui para a redução das chances da mulher engravidar. Se você fuma, seu clínico geral deve oferecer a você ajuda para parar se você quiser. Cardiologistas e clínicos podem ajudar no processo.
Para os homens, existe uma ligação entre fumar e ter sêmen de baixa qualidade (embora o efeito disso na fertilidade seja incerto). Mas, o mais importante é que parar de fumar irá melhorar sua saúde geral.
Álcool
Para os homens, é improvável que a sua fertilidade seja afetada se o seu consumo de álcool está dentro do limite máximo recomendado de 3 a 4 unidades de álcool por dia. Uma caneca de cerveja de tamanho normal corresponde a cerca de 2 unidades e uma taça pequena (125 ml) de vinho corresponde a 1,5. Porém, beber quantidades excessivas de álcool pode afetar a qualidade do sêmen.
Nas mulheres, o álcool pode prejudicar os bebês em desenvolvimento. Se você está tentando engravidar, você pode diminuir os riscos de prejudicar o seu bebê antes de nascer ao beber não mais do que 1 ou 2 unidades de álcool, uma ou duas vezes por semana.
Peso corporal
O intervalo de peso saudável é definido pelo índice de massa corporal (IMC). Um peso saudável é um IMC entre 20 e 25.
Pode demorar mais para engravidar se você está abaixo do peso (seu IMC é abaixo de 19) ou se você está obesa (seu IMC é 30 ou acima). Se você está abaixo do peso ou acima do peso e você tem menstruações irregulares ou não as tem, alcançar um peso saudável irá ajudar os seus ovários a começarem a funcionar novamente.
Se você está acima do peso, participar de um grupo de exercícios e programa de dieta dará a você uma chance melhor de engravidar do que tentar perder peso por conta própria.
Homens que tem um IMC de 30 ou acima são mais suscetíveis a terem a sua fertilidade reduzida.
Seu trabalho
No trabalho, algumas pessoas são expostas a raios-X, pesticidas ou outras coisas que podem afetar sua fertilidade. Seu médico especialista deve perguntar sobre o trabalho que você faz, e deve aconselhar sobre quaisquer possíveis riscos sobre a sua fertilidade.
Remédios e Medicamentos
Alguns medicamentos prescritos e sem receita médica podem interferir na sua fertilidade. Seu especialista em fertilidade deve perguntar à você sobre quaisquer medicamentos que você esteja tomando e oferecerá a você um aconselhamento apropriado. Ele deve também perguntar a respeito do uso de drogas recreativas (como a cannabis/macinha, cocaína e esteroides anabolizantes) já que estas podem também interferir na sua fertilidade e causar danos ao desenvolvimento do bebê.
Outros fatores
Outras ações que as pessoas tentam para melhorar sua fertilidade incluem reduzir sua ingestão de cafeína (de bebidas como chá, café e cola) e usando terapias complementares. No entanto, não é claro se existe uma associação entre a ingestão de cafeína e a fertilidade. Terapias complementares não são cientificamente recomendadas porque não há pesquisas suficientes que comprovem que elas melhoram a fertilidade.
Homens algumas vezes também tentam usar roupas íntimas folgadas para ajudar a fertilidade, pois altas temperaturas no escroto podem reduzir a qualidade do sêmen, mas não está claro nas pesquisas se usar roupas íntimas folgadas melhora a fertilidade.
Lista de fatores ambientais que podem influenciar na fertilidade.
Se for para simplificar: tenha uma vida saudável para engravidar saudavelmente
Preparação para a gravidez
Ácido Fólico
Mulheres que estão tentando engravidar devem tomar comprimidos de ácido fólico (0,4 mg ao dia). Tomar ácido fólico quando você está tentando ter um bebê e pelas primeiras 12 semanas de gravidez reduz o risco de ter um bebê com problemas no tubo neural (onde partes do cérebro ou da medula espinhal não se formam corretamente), como a espinha bífida. Se você já teve anteriormente uma criança com um defeito no tubo neural, está tomando medicamentos para epilepsia, ou tem diabetes, você deve tomar uma dose maior de 5 mg ao dia e deve ser acompanhada de perto pelo médico obstetra.
Rubéola (Sarampo alemão)
Pode ser oferecido às mulheres um teste para descobrir se você é imune à rubéola. Se você não for imune, você deve tomar uma vacina contra antes de tentar engravidar, porque infecção com rubéola pode prejudicar os bebês antes de nascerem. Você deve evitar a gravidez por 1 mês depois da vacinação contra rubéola.
Exame de Citologia Cervical
Seu ginecologista deve perguntar quando você fez seu exame de citologia cervical pela última vez e qual foi o resultado. Se seu exame de citologia cervical está vencido, você deve realizar esse teste antes de tentar engravidar.