Clínica de Fertilidade e Reprodução Humana. Tel: (11) 5053-2222 Av. Brasil 2283. São Paulo. e-mail

Você Precisa de Gordura Corporal Para Engravidar

Peso ideal para engravidar

Ambas massa corporal (IMC) e gordura corporal desempenham um papel importante quando se olha para a relação de peso e fertilidade.

O IMC Ideal para Fertilidade

Há um intervalo de peso que é considerado ideal para a fertilidade. É baseado no seu índice de massa corporal (IMC), que é calculado colocando o seu peso e altura em uma fórmula e obtendo um número. Existem muitas calculadoras de IMC na Internet — aqui está um widget para fazer o calculo aqui mesmo, sem sair da página:

 

Para otimizar a fertilidade, idealmente seu IMC deve estar entre 20 e 24. Se seu número está fora desse intervalo, não entre em pânico ou se preocupe! E definitivamente não comece uma dieta de última hora sem acompanhamento de sua especialista em reprodução humana. Isso é muito estressante para o corpo e, quando estamos tentando engravidar, queremos limitar o estresse em todas as suas formas. Trabalhe só para perder o peso de forma saudável ao longo do tempo. Converse com seu médico sobre isso.

A dieta da fertilidade definitivamente pode ajudá-la a perder peso de forma saudável. Uma vez que você elimine o álcool, cafeína, café, açúcar refinado, gordura trans e alimentos excessivamente processados — para não mencionar o leite e a farinha, as "más" ou "excessivamente altas" calorias terão ido. Em vez disso, você vai estar comendo uma variedade equilibrada de todos os vegetais orgânicos, proteína magra, bons carboidratos e gorduras saudáveis, e tudo isso naturalmente vai aliviar seu corpo em direção a um peso mais equilibrado, saudável, sem passar fome! Você terá muito mais energia também. (Veja sobre óleo de côco.)

Mas e quem já está pronta, com um peso aparentemente saudável? Deve ter cuidado para não perder peso em uma dieta de fertilidade se certificando de comer quantidades suficientes de alimentos e que têm níveis suficientes de gorduras saudáveis, em equilíbrio com o resto da sua dieta. Você pode querer comer pratos mais pesados que tenha todos os ingredientes saudáveis, como uma versão saudável do Chili com Carne e um ensopado de cordeiro (só idéias heim).

O Percentual de Gordura Corporal Também é Importante

Entretanto, seu IMC sozinho não é a única coisa a se observar e controlar. O percentual de gordura corporal também é importante, e, para isso são utilizados os aparelhos de bioimpedância. Resumindo: você precisa de uma certa quantidade de gordura para engravidar!

Existem exemplos de mulheres atléticas, que levantam pesos e seguem uma dieta de baixo teor de gordura, saudáveis para todos os aspectos, menos para engravidar. São pessoas magras, com um índice de massa corporal de 18 ou menos. Nível de condicionamento físico ótimo, ótima saúde. Mas para ajudar a engravidar, às vezes é preciso ganhar peso. Também aumentando a gordura corporal, porque provavelmente com o nível de atividade vigorosa, o percentual de gordura corporal fica bem abaixo da média. Quando você está tentando engravidar, quer que a sua gordura corporal esteja mais perto da de uma mulher média, que é entre cerca de 22 a 25 por cento. Alguns autores recomendam um percentual de gordura corporal mínimo de 18 enquanto estiver tentando engravidar. Atletas do sexo feminino podem ter gordura corporal tão baixa quanto 8 ou 10.

Para essas mulheres é recomendado exercitar-se moderadamente (em vez de vigorosamente) e diminuir a intensidade de levantamento de peso... e melhor ainda... eliminá-la, sabendo que é temporário. Junto com isso, parar com a dieta de baixo teor de gordura. O corpo absolutamente precisa de gordura enquanto tenta engravidar. Que seja do tipo gordura saudável, que pode ser encontrada em nozes e sementes, azeite de oliva, peixes com baixo teor de mercúrio e abacates. E ganhar algum peso. Em outras palavras, vá devagar e pegue leve. Acompanhado pela médica.

Isto não é fácil, especialmente em nossa sociedade, que pressiona as mulheres para serem magras! Recuar (abrandar os exercícios e parar de levantar pesos), permitindo que o corpo "amoleça", ganhando também alguns quilos para que o índice de massa corporal (IMC) esteja dentro da faixa ideal para fertilidade/concepção é, uma mudança bem difícil que se deve fazer.

Claro, saiba que depois de ter seu bebê, você poderá voltar ao seu nível de aptidão anterior! E o bebê fará com que tudo isso valha a pena.

 

Fonte: Toni Weschler, Taking Charge of Your Fertility

O que você achou deste conteúdo?: 
0
Sem avaliações

Dra. Juliana Amato: Especialista em Reprodução Humana

Dra. Juliana Amato
Ginecologista, Obstetra. Chefe da Reprodução Humana do Instituto Amato
Tratamento de Infertilidade em Laboratório de Reprodução Humana(11) 5053-2222
Tudo sobre tratamento da infertilidade. Ajuda para Engravidar.
www.fertilidade.org
Clínica de Reprodução Humana: Ajuda para engravidarAv Brasil, 2283, São Paulo, SP
FacebookTwitterYoutubeLinkedin