Reversão de Vasectomia

Reversão de Vasectomia

Vasovasostomia. Procedimento cirurgico de recuperação da fertilidade masculina após vasectomia

Esta página fornece informações educacionais sobre reversão de vasectomia, também chamada de vasovasostomia, cirurgia de reversão da vasectomia, e microcirurgia de reversão da vasectomia. A reversão da vasectomia é uma operação que reestabelece uma conexão  entre as duas extremidades dos canais deferentes que foram separadas no momento da vasectomia feita previamente. Existem duas principais técnicas de reversão da vasectomia:

  • Vasovasostomia – É de praxe a primeira escolha para o tratamento de reversão da vasectomia. Como se pode prever, religar os canais deferentes não é tão fácil quanto dividí-los.
  • Vasoepididimostomia (também chamada de Epididimovasostomia) – É um procedimento mais complexo; necessário em aproximadamente um terço dos casos. Esta microcirurgia é utilizada para o tratamento de obstrução epididimal. Os cirurgiões devem ter uma excelente habilidade microcirúrgica e vasta experiência para serem capazes de efetuar este procedimento de anastomoses entre os canais deferentes e o epidídimo. 

Fonte: Amato, JLS. Em Busca Da Fertilidade. 2014

Local do corpo:

Canais deferentes

Cuidados pós procedimento:

Repouso relativo, cuidados locais.

Preparo:

Jejum, exames pré operatórios

Tipo de Procedimento:

Surgical

Status:

Bem definido
nv-author-image

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).