Reversão de Vasectomia

Reversão de Vasectomia

Esta página fornece informações educacionais sobre reversão de vasectomia, também chamada de vasovasostomia, cirurgia de reversão da vasectomia, e microcirurgia de reversão da vasectomia. A reversão da vasectomia é uma operação que reestabelece uma conexão  entre as duas extremidades dos canais deferentes que foram separadas no momento da vasectomia feita previamente. Existem duas principais técnicas de reversão da vasectomia:

  • Vasovasostomia – É de praxe a primeira escolha para o tratamento de reversão da vasectomia. Como se pode prever, religar os canais deferentes não é tão fácil quanto dividí-los.
  • Vasoepididimostomia (também chamada de Epididimovasostomia) – É um procedimento mais complexo; necessário em aproximadamente um terço dos casos. Esta microcirurgia é utilizada para o tratamento de obstrução epididimal. Os cirurgiões devem ter uma excelente habilidade microcirúrgica e vasta experiência para serem capazes de efetuar este procedimento de anastomoses entre os canais deferentes e o epidídimo. 

Fonte: Amato, JLS. Em Busca Da Fertilidade. 2014

LEIA TAMBÉM:  Diagnóstico pré implantacional

Local do corpo:

Canais deferentes

Cuidados pós procedimento:

Repouso relativo, cuidados locais.

Preparo:

Jejum, exames pré operatórios

Tipo de Procedimento:

Surgical

Status:

Bem definido
LEIA TAMBÉM:  Fertilização in Vitro por ICSI
nv-author-image

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).