Embolização de miomas

Embolização de miomas

O tratamento de miomas uterinos por via endovascular, com a técnica chamada de embolização uterina visa a obstrução das artérias nutridoras. É um procedimento seguro, que oferece uma recuperação bem mais rápida para as pacientes. Foi descrito pela primeira vez em 1995 por um ginecologista francês e é realizado por especialistas em cirurgia endovascular e radiologia intervencionista.

Apesar de chamado de embolização de miomas, o termo mais correto é embolização uterina, pois os êmbolos utilizados vão para todo o tecido uterino, sendo que os miomas acabam sendo mais “atingidos”. O procedimento permite o tratamento dos miomas e a preservação da fertilidade, diferentemente da histerectomia, que consiste na retirada do útero, e da miomectomia, que é a cirurgia aberta tradicional.

Trabalhamos com equipe vascular e endovascular habilitada para o procedimento.

 

LEIA TAMBÉM:  Varizes pélvicas

Local do corpo:

Útero

Cuidados pós procedimento:

Monitorização em internação

Preparo:

Pré operatório, jejum, exame de gravidez, exames de imagem.

Tipo de Procedimento:

Percutaneous

Status:

Bem definido
LEIA TAMBÉM:  Inseminação intra-uterina (IIU)
nv-author-image

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).