Avaliação Clínica na Infertilidade

Consulta para tratamento de infertilidade

A dúvida principal ao surgir a dificuldade para ter um filho é como fazer tratamento para engravidar. Será necessário ajuda para engravidar?

Na primeira consulta o casal será avaliado individualmente, ou seja, tanto o homem quanto a mulher serão investigados. A dificuldade para engravidar e suas causas serão investigadas. A infertilidade pode decorrer de um problema de apenas um, mas, muitas vezes, é uma associação de fatores em ambos. Portanto, é importante que o parceiro esteja presente na consulta para avaliação completa do problema.

Após uma avaliação inicial da história ginecológica, seus ciclos menstruais e ultrassom transvaginal, será solicitado perfil hormonal para avaliação de reserva ovariana e a histerossalpingografia.

Quanto ao parceiro, seus hábitos de vida serão avaliados, doenças prévias, histórico pessoal, perfil hormonal e espermograma para avaliar a qualidade espermática.
Nesta primeira consulta ainda não é possível saber o melhor tratamento e chances de engravidar, isso somente será possível no retorno com exames. Após essa avaliação o casal voltará a consulta para ser discutido o melhor tratamento possível.

Na avaliação inicial, apesar de não se ter ainda todas as informações necessárias, é possível estimar o custo de cada tratamento viável no caso. E a dúvida “quanto custa a inseminação artificial” pode ser sanada. Os custos envolvem os medicamentos, o laboratório, os exames e o profissional e pode variar dependendo de cada caso.

LEIA TAMBÉM:  Inseminação intra-uterina (IIU)

 

Aonde fazer a avaliação inicial? Marque consulta com Dra Juliana Amato. Tel (11) 5053-2222

 

Autor: Dra. Juliana Amato

Fonte: Amato, JLS. Em Busca Da Fertilidade. 2014

LEIA TAMBÉM:  Congelamento de óvulos: contra o relógio

Local do corpo:

Aparelho reprodutor feminino e masculino

Cuidados pós procedimento:

Realizar os exames solicitados

Preparo:

Levar exames anteriores

Tipo de Procedimento:

Noninvasive

Status:

Bem definido
nv-author-image

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).