Papanicolau é um exame que deve ser realizado anualmente em todas as mulheres com vida sexualmente ativa e faz parte da avaliação clínica ginecologica e de infertilidade. Se o resultado do exame for negativo por três anos seguidos, a mulher pode fazê-lo de 3 em 3 anos (desde que orientada pelo ginecologista). Consiste na coleta de material biológico (células) do colo uterino para exame da lâmina em laboratório. É um exame simples e barato, porém algumas mulheres ainda resistem em realizá-lo por medo ou vergonha. O teste pode detectar doenças e alterações que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. O exame serve para diagnosticar a doença, e também para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.
Todas as mulheres que são (ou que tenham sido em algum momento) sexualmente ativas e que tenham colo de útero devem fazer o exame, anualmente, porém a freqüência de realização do exame será estabelecida após o exame pelo ginecologista, de acordo com os resultados.
Durante o exame, o médico ginecologista observa se existe a presença de alguma alteração visível na parte externa da vagina, e em seguida inicia o Papanicolau:
- É introduzido o espéculo na vagina, para manter o canal vaginal aberto e permitir o exame do colo do útero;
- O ginecologista verifica o interior da vagina e do colo do útero;
- O ginecologista usa uma espátula de madeira e uma escovinha própria para raspar e retirar pequena quantidade de células do colo do útero;
- O material colhido com as células é guardado e levado para análise em laboratório.
O procedimento dura cerca de 5 minutos (ou menos), e a mulher deve retirar a roupa abaixo da cintura, ficando deitada na maca do ginecologista com as pernas afastadas, em posição ginecológica. No caso de mulheres virgens, o médico utiliza um material especial que mantém a virgindade.
Após finalizado o exame, a mulher não precisa de cuidados especias, podendo fazer todas as suas atividades normalmente. Geralmente o resultado demora em torno de 14 dias para ficar pronto.
O exame de Papanicolau não detecta se a mulher é ou não infértil, mas é um dos exames iniciais para se investigar a dificuldade de engravidar, sendo parte integrante do check-up da mulher. O exame de Papanicolau e exame pélvico são os primeiros a serem realizados na detecção de câncer cervical, e outros problemas com o colo do útero, ou doenças sexualmente transmissíveis ativas. Qualquer um destes pode interferir, indiretamente, com a fertilidade nas mulheres.