Durante seus cuidados e tratamento, sua equipe de saúde deve lhe dar informações (incluindo informações escritas) sobre problemas de fertilidade e tratamentos para ajudar você a tomar decisões informadas. Qualquer investigação dos seus problemas de fertilidade deve ocorrer em um ambiente que permita discutir questões delicadas, como abuso sexual, se você quiser. Por isso o consultório médico do especialista é o local ideal.
Se você e o seu parceiro estão tendo dificuldade de engravidar, quaisquer decisões que você tomar sobre as investigações e tratamentos irão afetar ambos. Vocês devem, portanto, ser vistos juntos sempre que possível. A avaliação clínica inicial é uma consulta com o casal.
Se você for diagnosticada com um problema de fertilidade, você deve ser tratada por uma equipe de especialistas. Você também deve receber informações sobre grupos de apoios adequados que você pode achar útil contatar.
Você deve ter a oportunidade de ver um conselheiro antes, durante e depois de qualquer exame e tratamento que você tiver, independentemente se o tratamento foi bem-sucedido. O conselheiro deve ser alguém que não está diretamente envolvido na administração do seu tratamento, e, frequentemente é o seu ginecologista de confiança, mas também pode ser o clínico da família. Ele deve conversar e ajudar você a pensar sobre o que os seus problemas de fertilidade e o seu tratamento significam para você. Problemas de fertilidade, investigações e o tratamento em si podem ser estressantes, então, por isso, pode ajudar conversar com alguém sobre seus sentimentos sobre o futuro, independente da resposta do seu tratamento em permitir que você tenha um bebê.