Pular para o conteúdo
Principal » Microbiota Vaginal Saudável: A Importância para a Fertilidade Feminina

Microbiota Vaginal Saudável: A Importância para a Fertilidade Feminina

Sabemos que o equilíbrio da microbiota vaginal é fundamental para manutenção do pH vaginal.
A Candida Albicans é um fungo naturalmente presente na microbiota e ela se torna patogênica (causadora de doença) quando há um desequílbrio, já que nessa situação o fungo se prolifera, alterando o pH vaginal e impedindo a subida dos espermatozoides para o útero.
Por isso, o tratamento correto e fundamental, inclui evitar a disbiose e desequílibrio da flora bacteriana e evitar a recorrência da candídiase aguda.
O princípio básico é mudança dos hábitos de vida.
Alimentação com excesso de açúcar e farinha branca, consumo frequente de álcool e alimentos processados, excesso de peso, sedentarismo, estresse crônico, sono inadequado e uso de vestimentas apertadas, uso de calcinha de material sintético, duchas vaginais e alguns sabonetes íntimos.
Para o tratamento da fase aguda, além do uso dos antifúngicos por via oral ou vaginal, o uso dos probióticos vaginais podem ajudar a restabelecer a flora de forma mais rápida.
Hábitos de vida saudáveis aumentam as chances de gravidez espontânea na maioria dos casos.
#tentantes #fertilidadefeminina #infertilidade
#reproducaohumana
#medicina #medico #hospital #médicos #medicos #médico #doctor
Dra. Juliana Amato

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>