fbpx Uso de Antioxidantes para Melhorar a Infertilidade Masculina | Reprodução Humana e Fertilidade

Clínica de Fertilidade e Reprodução Humana. Tel: (11) 5053-2222 Av. Brasil 2283. São Paulo. e-mail

Uso de Antioxidantes para Melhorar a Infertilidade Masculina

Ajuda nos fatores masculinos

Homens que tomam suplementos de antioxidantes para melhorar a sua fertilidade. Uma tendência que está crescendo próxima à proporção do aumento da prevalência de subfertilidade em casais que tentam engravidar, bem como a crescente consciência de que fatores masculinos podem ser um problema significativo durante esta fase potencialmente desafiadora no relacionamento de um casal. É bem sabido que fatores masculinos são a única causa da infertilidade em 30% dos casais que têm dificuldade em engravidar, com mais de 20% atribuíveis a fatores masculinos e femininos.

A teoria por trás dos antioxidantes

Durante seu ciclo de vida, o esperma é exposto a uma sopa bioquímica que contém radicais livres ou espécies reativas de oxigênio (ROS) em fala científica. Enquanto ROS desempenham um papel fundamental no funcionamento saudável do esperma, quando a sua concentração fica muito alta, o estresse oxidativo ocorre e pode atrapalhar a sua capacidade de nadar corretamente (baixa mobilidade do esperma), bem como danificar sua carga genética de DNA.

O corpo naturalmente tenta manter a concentração correta de ROS através da produção endógena de antioxidantes, porém, se ocorre um desequilíbrio, suplementos orais podem ajudar a colocar as coisas nos eixos – ou, pelo menos, é o que a teoria sugere.

O que a ciência diz sobre antioxidantes

É quase impossível encontrar informações de boa qualidade sobre antioxidantes. Estudos científicos muitas vezes são citados se apoiam os interesses comerciais dos que os citaram. Como eu posso declarar absolutamente, que não tenho conflitos de interesses de qualquer maneira, aqui está o que a ciência realmente diz sobre antioxidantes e o que eu acredito sobre isso: A probabilidade de um casal ter uma gestação seguida de parto onde o homem é subfértil é considerada em torno de 5%, quando nenhum suplemento antioxidante é tomado (placebo ou sem tratamento); mas sobe para 10 a 31% após o tratamento com antioxidantes orais (Showell et al 2014), porém, com evidências de baixa qualidade. 

Enquanto são ótimas as notícias de que antioxidantes funcionam, eles são uma solução eficaz apenas para alguns homens, tão poucos quanto 5 a 16% dos casais que estão tentando engravidar. No entanto, é provável que muitos homens experimentarão algumas melhorias na sua qualidade do esperma, que certamente irão ajudar a contribuir para o êxito na gravidez, quando usado em conjunto com outros tratamentos de fertilidade.

Que antioxidantes tomar

Enquanto a lista de nutrientes com evidência científica que apoiam sua eficácia potencial é longa e cresce diariamente, os antioxidantes mais bem comprovados e que melhoram a qualidade do esperma são:

  • Vitamina C,
  • Vitamina E,
  • Zinco,
  • Selênio e
  • Coenzima Q10

Tenha seu esperma testado

Se você está interessado em tentar tomar antioxidantes para ver se eles ajudam em seus esforços para fazer bebês, uma das melhores maneiras que você terá para dizer se eles estão te ajudando, é ter o seu esperma testado tanto previamente quanto depois de três meses ou mais de tratamento (espermograma). Se houver melhoria nesse tempo, saberá que eles estão te ajudando. Ironicamente, no entanto, se você for sortudo o suficiente para engravidar antes de começar seu segundo teste, então você felizmente nunca saberá.

Bibliografia

1 Showell M.G, Mackenzie-Proctor R, Brown J, Yazdani A, Stankiewicz M.T, Hart R.J. Antioxidantes para subfertilidade masculina (revisão). The Cochrane Collaboration

O que você achou deste conteúdo?: 
0
No votes yet

Dra. Juliana Amato: Especialista em Reprodução Humana

Dra. Juliana Amato
Ginecologista, Obstetra. Chefe da Reprodução Humana do Instituto Amato
Tratamento de Infertilidade em Laboratório de Reprodução Humana(11) 5053-2222
Tudo sobre tratamento da infertilidade. Ajuda para Engravidar.
www.fertilidade.org
Clínica de Reprodução Humana: Ajuda para engravidarAv Brasil, 2283, São Paulo, SP
FacebookTwitterYoutubeLinkedin