Pular para o conteúdo

Tenho que estar menstruando antes de usar Clomid?

É possivel ovular sem a menstruação.

Para muitos casais que sofrem de infertilidade, a jornada do tratamento começa com o Clomid (clomifeno). Essas pílulas da fertilidade estimulam a ovulação, e, quando usadas da maneira correta, indicada e acompanhada por médico especialista em reprodução humana, são seguras e efetivas como primeira linha de tratamento.

Uma das partes mais frustrantes de usar o Clomid é ter que esperar o ciclo menstrual para iniciar a medicação.

Tradicionalmente o Clomid é iniciado no terceiro ou quinto dia do ciclo menstrual, e não é incomum a proibição de medicações tipo progesterona para acelerar a vinda da menstruação. Se você está acompanhando com médico especialista, provavelmente esse será o caminho.

Parece que não é mais necessário ter menstruado para começar com os medicamentos de fertilidade.

Especialistas em fertilidade adotaram uma nova estratégia e maneira de pensar após a publicação de um artigo alguns anos atrás que sugeria que a menstruação não é necessária para que os medicamentos de tratar infertilidade funcionem. Não só isso mas as chances de êxito podem até diminuir se usadas na mestruação. Isso é chamado de “stair step protocol”. O que isso significa?

O “Stair Step Protocol”significa menos tempo para fazer você ovular e menor tempo para a concepção.

Então porque meu médico não usa o clomifeno dessa maneira?

A maioria dos ginecologistas está treinada para usar o clomifeno da maneira tradicional, enquanto que os especialistas em reprodução humana estão mais atualizados com os últimos tratamentos e podem oferecer o protocolo mais moderno.

Isso significa que o clomifeno pode começar a qualquer momento?

Não. Seu especialista em reprodução humana deve determinar que não está grávida e ainda não ovulou logo antes do uso das drogas de fetilidade. O uso do medicamento no momento errado do ciclo pode causar mais prejuizo do que benéfices.

LEIA TAMBÉM:  Existem pré-requisitos para ser elegível para um tratamento de fertilidade?

Fonte: Clomid stair-step protocol may shorten the time to ovulation but not to pregnancy: a randomized clinical trial Craig, L.B. et al. Fertility and Sterility , Volume 104 , Issue 3 , e97

O que você achou?

0 / 5 Resultado 1 Votos 1

Your page rank:

Dra. Juliana Amato

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

Marcações:
>