Pular para o conteúdo
Principal » Encontros de Família e a Infertilidade (Como lidar?)

Encontros de Família e a Infertilidade (Como lidar?)

O que torna o período de festas mais difícil do que outras épocas do ano?

Interações com os amigos e a família durante uma época do ano que supostamente deveria ser alegre pode ser difícil por diversas razões. Os sentimentos não são fáceis de expressar. Em primeiro lugar, famílias e amigos costumam estar juntos durante as festas, e é geralmente um momento onde são dadas as notícias, como a “estamos grávidos”.  Mesmo que você se sinta feliz pelo parente ou amigo que dá essa notícia, é natural que você se sinta mal sobre o seu próprio desapontamento.

Além disso, os membros da família podem ser intrusivos ao fazer muitas perguntas, dando conselhos não requisitados, ou criticando você por não fazer as coisas de maneira diferente. Além disso, as festas podem marcar o final de outro ano sem um bebê. A resultante dor que pode ser experienciada pela paciente em tratamento de infertilidade pode ser enorme.

O que eu posso fazer para me ajudar a passar por essa difícil época enquanto estou lidando com o estresse adicional da infertilidade?

Essas interações podem ser realmente perturbadoras pelo estado emocional. Você pode preservar seus relacionamentos eao mesmo tempo tomar conta de você, considerando que essa época em sua vida é extremamente estressante, mas que não durará para sempre.

Nós sabemos que pacientes em tratamento de infertilidade que não obtiveram sucesso em engravidar podem passar por níveis de depressão que são similares aos dos pacientes em quimioterapia. Pacientes que estão tendo problemas para engravidar podem ter o mesmo nível de depressão que pacientes que estão lutando pelas suas vidas. Amigos e família raramente compreendem isso, pois não enxergam o problema com os mesmos olhos. Por isso, não se pode esperar que digam ou façam “a coisa certa”. É improvável que as notícias de bebê de pessoas próximas sejam adiadas, que a tia Maria se contenha de perguntar: “então, quando vocês dois terão filhos?” ou que uma cunhada se vanglorie sobre como era fácil engravidar.

Então, como você lida com as emoções desencadeadas durante as festas e possivelmente inflamadas pela reação dos outros? A resposta está no planejamento.

Entender que as festas podem trazer estresse adicional pode te ajudar a decidir se deve minimizar as interações com amigos e familiares ou se deve se preparar para ser direta com eles sobre seus sentimentos. Essa é uma decisão pessoal. Um amigo ou membro da família pode não entender imediatamente se você não participar de um evento familiar, mas deixar de comparecer em alguns eventos geralmente é aceito. Se ser direto é uma opção, deixe sua família e amigos saberem que esse pode não ser um bom momento para você para estarem juntos, e considere passar as festas com um grupo mais íntimo – mesmo que esse grupo seja só você e o seu parceiro ou amigos próximos. Quando indivíduos ou casais estão lutando contra a infertilidade, pode não parecer justo, ou parecer ser muito esforço planejar as festas e considerar os sentimentos dos outros. No entanto, a fim de cuidar de si mesmo, é importante lembrar que as relações especiais são dignas de serem preservadas. O Tratamento de Infertilidade não dura para sempre mas relacionamentos com a família e com os amigos podem e devem durar uma vida.

 

Lidando com a Infertilidade Durante as Festas

O que os membros da família podem dizer ou fazer?

Amigos e familiares precisam entender que a infertilidade é uma condição médica e que a dor da infertilidade pode levar à depressão, auto-culpa e diminuição da auto-estima. Frases como “apenas relaxe” e “olhe pelo lado bom” podem deixar uma impressão de criticismo e indiferença. Ao invés disso, pode ser de grande ajuda começar a conversa com uma declaração como, “Eu sei que você está passando por um momento difícil. Eu não sei como reagir mas eu quero que você saiba que eu me importo e que eu estou aqui para qualquer hora em que você precisar de apoio. Eu não serei intrusivo ao te fazer perguntas mas saiba que eu sempre vou querer saber como você está.”

Meu conselho para os amigos e a família é rever seus palpites sobre a paciente. Se não estiver claro o que a paciente precisa, pergunte.

O que eu posso fazer para ajudar o meu relacionamento com o meu parceiro durante esta difícil época do ano?

Para ajudar a manter um bom relacionamento com o seu parceiro, se dê algo de positivo para esperar ansiosamente, planejando um tempo juntos. As festas podem ser um bom momento para uma viagem para um resort somente para adultos. Se você planeja ficar na cidade, eu encorajo a procurar algo que você e o seu parceiro gostem de fazer juntos, talvez um filme ou um show. Também é bom sair de casa, mesmo se não estiver sempre animado a sair – faça uma caminhada, olhe as vitrines, ou tente um novo restaurante.

Pode haver muito a ser discutido e conversado, mas é importante não deixar que o tratamento de infertilidade consuma todas as energias. Sugerimos limitar as discussões sobre infertilidade a 20 minutos por dia, e depois coloca-las para descansar. Se algo mais surgir, anote para mais tarde. Amanhã virá.

Pode ser difícil imaginar que um dia toda dor da infertilidade vai diminuir e eventualmente desaparecer. Mas ela vai, e se você puder tomar um tempo para cuidar de si e planejar suas interações com os outros, a época de festas poderá não ser o melhor momento do ano, mas será o melhor que pode ser dentro das circunstâncias. Mais importante ainda, o bem-estar emocional e os relacionamentos serão mantidos intactos para que as futuras festas possam ser verdadeiramente maravilhosas.

 

O que você achou?

0 / 5 Resultado 0 Votos 0

Your page rank:

Marcações:
Dra. Juliana Amato

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>