Nesse vídeo o Dr. Fernando Amato, Cirurgião Plástico do Instituto Amato, vai falar sobre:
Explante mamário e a cobertura pelo convênio!
Conheça o canal do Dr. Fernando Amato @DrAmato :
https://www.youtube.com/channel/UCMKZgFxE_OYThWk2avl0Xhw?sub_confirmation=1
Conheça a Playlist exclusiva do canal só de Cirurgia Plástica:
https://youtube.com/playlist?list=PLgZHHPRpXG58JhiJ6EU1Hy6-e433dKqeU
Siga o Dr. Fernando no Instagram: @meu.plastico.pro
Visite o Site do Dr. Fernando: www.plastico.pro
Veja o vídeo indicado do CANAL no momento: https://bio.amato.io/indicado
O que é explante mamário?
É o nome dado para a cirurgia mamária de retirada dos implantes mamários de silicone (Próteses de Silicone), sem a troca por um novo implante.
Quais são as indicação de explante mamário?
A principal indicação que deve ser levada em consideração é o desejo da paciente, independente se é por questões estéticas ou reparadoras. Esse desejo servirá de guia para determinar as opções de reparação e reconstrução da mama.
Sendo as principais indicações:
Contratura capsular
Evolução desfavorável da cápssula que se forma ao redor do implante mamário que pode ficar endurecida, deformar a mama e causar dor.
Ruptura da prótese
Situação rara, pode estar relacionada a traumas locais, ou micro traumas durante a colocação do implante.
Seroma (acúmulo de líquido ao redor dos implantes) tardio
Líquido inflamatório ao redor dos implantes que pode eestar relacionado a outras doenças como o Linfoma, e que necessita ser investigado e geralmente tem recorrência após a sua punção e esvaziamento.
Síndrome Schoenfeld / Autoimune Inflamatória induzida por adjuvantes (ASIA)
Acompanha sinais e sintomas relacionados a doenças autoimunes como dor articular, dor nocorpo, boca seca, olho seco, alterações de memória, alterações no sono e perda de memória.
Linfoma Anaplásico de Células Gigantes
Situação rara, com menos de 2000 casos relatados no mundo em que se desenvolve um linfoma relacionado a cápsula que fica ao redor do silicone, que se apresenta inicialmente com um seroma
Carcinoma espinocelular
Situação extremamente rara que pode acometer a capsula do implante, com menos de 20 cassos descritos no mundo
Doença do silicone
Termo genérico e amplo que pode envolver todas complicações relacionadas a um implante de silicone ou estar relacionado ao extravassamento do silicone conhecido como “bleeding“, ou simplesmente ao contato do organismo com. material silicone.
LEIA Próstese mamária de silicone pode causar Síndrome ASIA
Como é feita o explante (retirada da prótese de silicone)?
É um procedimento cirurgico, geralmente é feito com anestesia geral.
Pode ser realizado apenas a retirada do implante, mas, preferencialmente é realizada a retirada de toda cápsula que fica ao redor do implante, que pode ou não estar doente, ou seja, endurecida.
A retirada do implante pode causar flacidez de pele com a perda do volume, dessa forma, é possível ressecar e reposicionar os tecidos locais, para um melhor contorno mamário.
É possível associar enxerto de gordura para repor um pouco do volume perdido. A gordura serve como um preenchedor local.
Como ficam as mamas após o explante?
Dependerá principalmente do volume remanescente de tecido mamário após a retirada do implante. Geralmente fica com uma flacidez de pele que necessita uma reconstrução para remodelamento, ressecção do excesso de pele e muitas vezes o reposicionamento da aréola.
Como funciona o enxerto de gordura?
É realizado uma lipoaspiração para a coleta de gordura. Existem inumeras técnicas para preparação e tratamento da gordura. Essa gordurada é utilizada para o enxerto, ou seja “preenchimento”, mamário.
É importante saber que a gordura não substitui um implante mamário em forma e consistência, e tem limitação no volume enxertaddo, podendo ser necessário mais de uma etapa cirúrgica.
Quais são os cuidados pós-operatórios do explante?
São semelhantes a outras cirurgias mamárias como a mamoplastia e a mastopexia, sendo mais comum o uso de drenos de sucção no pós operatório, mas sua indicação é de cada cirurgia e de cada cirurgião.
A retomada a atividade física é gradual e individualizada para cada paciente
Uso de cinta e sutien pós cirurgico geralmente é indicado.
medicações como analgésicos e antiinflamatórios são geralmente indicados.