Pular para o conteúdo
Principal » Videos » Fixação endoscópica da coluna. Evolução na neurocirurgia. Cirurgia endoscópica da coluna

Fixação endoscópica da coluna. Evolução na neurocirurgia. Cirurgia endoscópica da coluna

Dr. Marcelo Amato explica a forma mais moderna de tratar listese da coluna por meio endoscópico, com pequenos furinhos com um relato de caso. Veja o vídeo indicado do momento: https://bio.amato.io/indicado #institutoamato #coluna #neurocirurgia #listese #espondilolistese
Fixação da coluna lombar & Cirurgia endoscópica da coluna

Sabem como os inúmeros benefícios da cirurgia endoscópica da coluna podem ser associados à artrodese da coluna?

Nas situações em que somente a descompressão da coluna não é suficiente, pode-se utilizar de tecnologia avançada agregada à endoscopia para realização da fixação da coluna. Isso é possível através de um cage (calço que vai entre as vértebras) que é colocado pelo mesmo canal utilizado pelo endoscópio para o tratamento da doença. O acesso utilizado para a artrodese por endoscopia é o acesso tansforaminal. Esse dispositivo é expansível, ou seja, após ser colocado entre as vértebras, ele aumenta de tamanho para promover a fixação com bom espaçamento entre as vértebras. Veja o vídeo!

A artrodese da coluna é um procedimento realizado para causar fusão óssea nas articulações vertebrais. A idéia é promover estabilidade da coluna através da fixação da coluna sem que haja prejuízo significativo da movimentação global. Esse tipo de cirurgia é necessário nas seguintes situações:

Espondilolistese;
Instabilidade na coluna lombar;
Escoliose do adulto;
Artrose ou degeneração facetaria, refratárias aos procedimentos pra dor;
História de cirurgia prévia em coluna lombar;
Estenose de canal vertebral com instabilidade;
Fratura vertebral de origem traumática, neoplásica, osteoporótica, infecciosa e/ou reumatológica.
Essa cirurgia também pode ser benéfica em alguns casos de hérnia de disco quando há instabilidade da coluna.

A artrodese pode necessitar de outros instrumentais (materiais especiais): parafusos, barras, placas, pinos, etc. Mas o que vai causar a fusão óssea é a colocação de enxerto, que pode ser obtido do próprio paciente ou ser industrializado.

Referência: https://neurocirurgia.com/artrodese-endoscopia/

Dr. Marcelo Amato – Neurocirurgião e Cirurgião de Coluna
CRMSP 116.579 / CRMPR 46.833
Médico e Neurocirurgião pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), Doutor em Neurocirurgia (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP), linha de pesquisa em cirurgia endoscópica da coluna e atuação em cirurgia minimamente invasiva da coluna e do crânio.

Estamos à disposição na Av Brasil, 2283.
Telefone (11) 5053-2222
WhatsApp (11) 97313-2613

espondilólise e espondilolistese espondilolistese lombar minimamente invasiva espaçador intervertebral molde de injeção

Dra. Juliana Amato

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>