Pular para o conteúdo

Como calcular idade gestacional? (DUM, DPP, IG, USG)

Confusa com relação às semanas de gestação? Neste vídeo, Dra. Juliana Amato ensina a calcular a idade gestacional corretamente, a partir da data da última menstruação e do ultrassom.
Dra. Juliana Lelis S. Amato é Ginecologista e Obstetra. É chefe da Reprodução Humana do Instituto Amato (www.amato.com.br). Enquanto não está cuidando das suas pacientes, e fazendo FIVs, está cuidando de sua familia?‍?‍?‍?. É mãe, apaixonada pela natureza????, bem estar e estilo de vida saudável?.

Calculadoras online:
https://fertilidade.org/calculadora-gestacional-reversa/ Você sabe a data provável do parto e quer saber a idade gestacional hoje e e a provável data da concepção? Lembre-se que as calculadoras não são biologicamente precisas, apesar de matematicamente, isso significa que sempre pode haver variações de mulher para mulher.
https://fertilidade.org/calculadora-gestacional/ Você quer o básico, quer saber a idade gestacional hoje e a provável data do parto baseada na informação da data da última menstruação (DUM).
https://fertilidade.org/periodo-menstrual-medio/ Quantos dias dura a sua menstruação em média? Essa informação é essencial para aumentar a precisão de outros cálculos.
https://fertilidade.org/proximo-dia-fertil/ Quer saber quando estará ovulando? Essa calculadora indica os seus próximos dias férteis. É necessário saber o seu período menstrual médio, que você pode obter nessa outra calculadora.
https://fertilidade.org/quando-fazer-o-teste-de-gravidez/ Quer saber o melhor momento para começar a fazer os testes de gravidez
A gravidez se refere ao estado resultante da fecundação de… veja mais
? Fazendo muito cedo, pode vir um falso-negativo. Essa calculadora diz o melhor momento para iniciar a realização dos exames de gravidez, se você está buscando um teste de gravidez para saber se está grávida, é necessário avaliação médica e exames laboratoriais, mas temos esse teste de gravidez que ajuda a dizer se seus sintomas são sugestivos de uma gestação.
https://fertilidade.org/calculadora-gestacional-para-fiv/ Se você fez tratamento para engravidar, a fórmula para calcular a idade gestacional é um pouco diferente e depende de outros fatores.
https://fertilidade.org/calculadora-de-idade-gestacional-pelo-ultrassom/ A idade gestacional calculada pelo ultrassom é muito mais fidedigna do que a idade gestacional pela ultima menstruação, porém, a data que sai no laudo deve ser ajustada para o dia de hoje. Esta calculadora ajuda nesse cálculo.
https://fertilidade.org/idade-da-mae-no-dia-do-parto/ Quem não quer saber sua própria idade no dia do nascimento do seu bebê?
https://fertilidade.org/calculadora-de-fertilidade/
https://fertilidade.org/calculadora-de-peso-ideal/
https://fertilidade.org/reloginho-biologico-idade-e-a-possibilidade-de-engravidar/

Estamos à disposição na Av Brasil, 2283. Tel 11 5053-2222 ou WhatsApp 11 93318-3661. Nosso site: www.amato.com.br

— transcrição —

Hoje eu vou ensinar vocês como calcular a idade da sua gestação. No consultório recebo muitas mulheres grávidas que têm dificuldade em saber em que mês de gravidez ela está. Como nós obstetras calculamos a idade gestacional? A gestação completa tem duração de 40 semanas e o que são essas 40 semanas são os nove meses completos. Não só chegou um mês e acabou a gestação é o nono mês completo com as quatro semanas do nono mês. Então a gente divide a gravidez em três trimestres. O primeiro trimestre vai do início da gravidez até o terceiro mês de gestação. O segundo trimestre vai da quarta semana de gravidez até a sexta semana de gestação. E o terceiro trimestre vai do sétimo mês de gravidez até o nono mês de gestação. Cada mês corresponde a quatro semanas completas e como nós obstetras calculamos essa idade gestacional? A gente leva em conta a data da última menstruação e depois quando faz o primeiro ultrassom a gente corrige essa data. Relacionado com a do primeiro ultrassom. Porque isso? Porque a data da primeira menstruação você não estava grávida você estava menstruada. No primeiro ultrassom de seis a oito semanas com as medidas de saco gestacional, do embrião, a gente tem uma noção. Existe uma regra do ultrassom, uma fórmula que calcula a idade gestacional relacionada ao comprimento de saco gestacional, comprimento do embrião. A gente corrige depois quando a paciente vem com esse ultrassom pra gente a gente corrige relacionado com a data da última menstruação. Nós utilizamos muito uma regra bem simples para calcular a idade gestacional. Vou ensinar para vocês. Chama-se regra de Naegele. É uma regra muito antiga. O que a gente faz com essa regra. Ela é: simplesmente pega a data da sua última menstruação soma-se sete ao dia e tira-se três do mês, por exemplo então, se a última menstruação foi dia 19 do 8 de 2019 eu somo 19 mais 7 que vai dar 26 e eu tiro do mês três. Então se eu estou no mês 8 eu tiro três fica no mês 5. Então a minha data provável de parto vai ser dia 26 do 5 de 2020.

Dra. Juliana Amato

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>